Como negociar mais verba de marketing para o próximo ano

Mais um ano acaba e outro está por começar. Isso significa que é chegada a hora de definir o planejamento para esse novo período, o que inclui a negociação da verba de marketing. Nesse momento, é normal encontrar dificuldades em mostrar para a diretoria da sua empresa a importância de investir mais. A questão está em provar que o investimento vale a pena e se cercar de razões que comprovem e embasem a sua solicitação.

Separamos algumas importantes dicas para te ajudar nessa etapa fundamental de negociação de orçamento. Confira!

Quais investimentos priorizar?

É preciso definir onde será investida a nova verba conquistada. Isso significa saber o que deverá ser priorizado e o que merece uma atenção a mais. Quais foram as estratégias e ferramentas que renderam mais leads e vendas e que poderão ser beneficiadas com uma maior verba de marketing. Separamos algumas delas:

Marketing de Conteúdo

Não é à toa que ele vem conquistando cada vez mais adeptos. A produção e divulgação de conteúdo de qualidade é um diferencial importantíssimo. O marketing de conteúdo é, na verdade, uma forma de gerar interesse no público, oferecendo conhecimento e informações relevantes.

Google Adwords

Menina dos olhos da gigante da internet, essa ferramenta tem se mostrado um diferencial para quem precisa rankear no topo, mesmo que isso seja feito com a compra do espaço.

SEO

A Otimização de Sites (Search Engine Optimization) é aquele conjunto de ouro que permite ao seu site um melhor rankeamento nos mecanismos de busca, de forma orgânica e gratuita.

Essas são três clássicas formas de investimento da verba de marketing no universo digital. Com a popularização do uso da internet, o mundo virtual acaba se tornando um ótimo ambiente para marcas e empresas dos mais variados tamanhos e áreas de atuação.

Como mostrar a previsibilidade do ROI?

No marketing digital existem muitas ferramentas disponíveis para monitorar os investimentos passo a passo, o que ajuda — e muito — a visualizar os caminhos do investimento e a calcular o seu retorno (ou seja, saber o ROI — Return of Investiment).

Portanto, na hora de mostrar à diretoria a necessidade de aumentar a verba de marketing, não deixe de utilizar dados obtidos ao longo dos anos ou informações de mercado sobre novas estratégias de ferramentas.

Não se esqueça de oferecer as informações já prontas para que sejam absorvidas de forma rápida. Use gráficos, percentuais e comparativos que corroborem as suas solicitações.

Quais são os benefícios?

Alguns cismam em falar que pode ser difícil visualizar o retorno da verba de marketing, mas, na verdade, ela exigirá apenas que você estabeleça pontos específicos de controle. Eles ajudarão a coletar as informações importantes para as tomadas de decisões da diretoria. Isso pode variar um pouco, mas existem três focos principais, a saber:

  • Redução de custos — qual o impacto dos investimentos em marketing para a diminuição de custos no ciclo de vendas?
  • Geração de leads — quantos leads foram gerados e qual o custo por lead?
  • Aumento de vendas — qual a fatia vinda do marketing nas vendas e nos mercados conquistados?

O principal aqui é se colocar na posição dos diretores para poder oferecer as informações relevantes no melhor formato. Na dúvida, o melhor é perguntar quais são as necessidades imediatas.

A conquista de mais verba de marketing será possível a partir do momento em que não houver dúvidas sobre o potencial de retorno. Afinal, todo mundo quer investir da forma mais segura possível. E, conforme vimos, essa tarefa é trabalhosa, mas nada impossível.

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