O site é, nos dias de hoje, o novo cartão de visitas de uma empresa.
Você já parou para pensar no quanto as informações ali contidas podem dizer sobre uma marca? O site é o primeiro canal de exposição de um negócio no mercado atual.
Entretanto, a presença online de uma organização não se limita a ele, já que é preciso promover a interação com outras ferramentas digitais. O site corporativo ganhou ainda mais força por ser o responsável por agregar todas as estratégias digitais em uma marca e ser a porta de entrada para a empresa.
É por meio do site que sua empresa pode ser encontrada nas ferramentas de busca, por exemplo — como no guru dos tempos modernos: o Google.
Por esses e outros inúmeros motivos é que o layout precisa ser agradável e captar a atenção dos visitantes já logo nos primeiros momentos, convencendo-os de que sua empresa é aquilo que realmente procuram.
Em uma linguagem clara e concisa, deve mostrar uma breve descrição do que a empresa faz — produtos e serviços — e oferecer os meios de contato. Dessa forma, o layout fica encarregado de reunir todas essas informações e necessidades de uma forma acessível e agradável ao olhar.
Quer saber mais sobre a importância do layout no site corporativo? Então não deixe de conferir nosso post:
Layout como uma vitrine
O layout de um site pode ser facilmente comparado a uma vitrine em um corredor de shopping, por onde passam milhares de pessoas todos os dias.
Quanto mais atraente for, maiores são as chances de as pessoas repararem e entrarem para conhecer o que a empresa tem a oferecer. Se a aparência for convidativa, o internauta dispõe de seu tempo para a navegação. Daí a importância de causar uma boa primeira impressão.
Imagens de boa qualidade e com carregamento rápido e textos bem feitos fortalecem a imagem da empresa. O site precisa, também, refletir os valores e a missão da organização.
Modelos prontos não refletem originalidade e nem preservam a identidade corporativa. Tenha sua própria marca na internet, demarque seu território e ganhe autoridade por só produzir produtos de qualidade — inclusive seu site!
Tome cuidado com o excesso de recursos audiovisuais — deixe o visitante optar pelo play, por exemplo. Os meios de contato precisam estar facilmente à vista, o que inclui links para as redes sociais e outras formas de comunicação com a empresa.
Design responsivo
Sites sem boa estruturação e hierarquia de informações tendem a ser abandonados após a visualização de uma única página.
Por isso, o layout precisa ser intuitivo, facilitando a navegação pelas páginas. Com a proliferação do uso dos smartphones e tablets, outra necessidade surgiu: a dos sites com design responsivo.
Esse design consiste justamente na adaptação de um endereço virtual convencional para o acesso tanto por um desktop, notebook, tablet ou smartphone.
Como cada dispositivo tem suas características de visualização e navegabilidade próprias, é preciso adequar as funcionalidades da página para cada um deles, de forma que suas características sejam preservadas e não se perca em qualidade. O próprio Google recomenda o uso de design responsivo para os donos de sites.
Agora que você viu a importância de um bom layout e como ele pode contribuir para fortalecer a imagem da sua empresa, pôde também perceber que o trabalho não é para amadores.
Coloque essa responsabilidade nas mãos de profissionais que saberão exatamente o que fazer, indicando as opções mais adequadas à sua organização.
Afinal, transmitir profissionalismo começa pelo cartão de visitas virtual de sua empresa. Faça valer o esforço e o investimento!
E então, pronto para buscar quem é gabaritado para ajudá-lo nessa empreitada? Comente aqui e compartilhe conosco seus planos!