Você sabe a importância da presença online para sua empresa?

Presença online é um termo que se refere às ferramentas que atuam como representantes da sua empresa no ambiente digital. Com cada vez mais meios para acessar a internet, indo desde os tradicionais computadores até smartphones, negócios de todos os tipos podem aproveitar grandes vantagens ao trabalhar nisso.

Trata-se de um caminho que leva à construção de autoridade e credibilidade online, permitindo que a marca seja considerada como uma das principais referências sobre determinado segmento. Além disso, leva um usuário com dúvidas em relação àquela área a pesquisar especificamente no site da empresa. Nesse sentido, o desenvolvimento de estratégias de marketing digital vai favorecer que o negócio esteja acessível em diferentes canais, como site, blog, mídias sociais e outros.

Ao almejar uma presença online mais sólida, é importante que você tenha consciência de que esse fortalecimento da sua marca será fundamental para aumentar o número de clientes e as vendas, entretanto, você não deve se esquecer de que ser uma autoridade no assunto contempla esclarecer dúvidas de pessoas que não necessariamente comprarão de você.

Achou a ideia interessante? Então, continue acompanhando o nosso post para saber mais sobre os impactos que a presença online tem no desenvolvimento de um negócio.

Qual a importância da presença online para o sucesso da empresa?

Ao investir e criar a presença online da marca, sua empresa se torna uma referência em dado assunto, o que vai possibilitar que você tenha um canal de contato mais consistente com outros formuladores de opinião, influenciando diretamente o público-alvo do negócio. A relevância da estratégia está relacionada à autoridade de marca construída, que vai atrair clientes.

Ao desenvolver as estratégias de marketing digital, é fundamental que haja um planejamento de curto e médio prazo, com objetivos específicos. Contudo, você deve buscar a presença online em longo prazo devido às vantagens relacionadas à imagem da marca e também ao aumento das vendas conquistado pela maior confiança que o cliente deposita na empresa.

Confira a seguir quais são os principais benefícios trazidos por uma boa presença online.

Fortalecimento do branding

A presença online da sua marca é um meio bastante eficaz para solidificar o posicionamento e a identidade dela. Isso é algo que pode ser impresso tanto no design quanto na redação do seu conteúdo, que devem complementar os canais que compõem a sua presença online. As características marcantes do seu negócio são um dos maiores patrimônios dele, portanto, precisam ganhar o devido destaque em seus meios de marketing.

A definição da identidade de uma marca é uma das partes mais importantes do processo de criação e manutenção dela. Você precisa contar com a ajuda do maior número possível de recursos que ajudem a propagar o seu posicionamento, algo que será decisivo para alcançar o perfil de público ideal para ela e fortalecer a imagem dela.

A maioria dos meios de presença online disponibiliza um grau bastante satisfatório de personalização. O seu site é um espaço totalmente seu em que você dita as regras e abordagens, tanto visualmente quanto em redação. As redes sociais são mais limitadas, mas ainda assim permitem transformar seus perfis em bons representantes da sua marca. É possível explorar as possibilidades de cada canal e aproveitar grandes vantagens para o branding.

Maior visibilidade e acessibilidade

Se os seus potenciais clientes não conhecem a sua marca, ficará impossível impactá-los positivamente e ter bons resultados com suas estratégias. Contar com uma presença online ajuda a sua empresa a ser mais vista e considerada como opção no momento das decisões. Se ela não está online, pode nem ser cogitada.

Assim como esse benefício está acessível a você, também pode ser aproveitado por seus concorrentes. Houve um aumento considerável de opções em diversos segmentos graças ao poder globalizador da internet. Você já pensou no impacto que isso tem nos seus resultados? Portanto, comece a aproveitar um ganho de exposição ao focar em sua presença online.

Você tem total liberdade para utilizar esses meios a seu favor e recheá-los de argumentos para convencer seu público a comprar de você. Por exemplo, é possível implementar estratégias focadas em conversão que envolvem impactar a audiência certa e direcioná-la por um caminho otimizado em seu site. Você conseguirá resultados excelentes ao contar com a abordagem certa.

Aumento da competitividade

Se você está hesitando em relação a renovar sua estratégia com presença digital, é bom saber que seus concorrentes provavelmente já estão atuando nesse espaço e tendo ótimos resultados. Não deixe que esses outros players do seu mercado fiquem à sua frente por tanto tempo e priorize uma abordagem focada em uma boa presença online.

Um dos benefícios disso é voltar a brigar de igual para igual com a concorrência da sua área. Com certeza você já perdeu muitos negócios valiosos por não contar com uma presença online competente para impactar as pessoas certas. Não deixe que isso continue acontecendo e tome uma atitude para remediar esse cenário.

Ter uma boa presença online também cria meios para monitorar seus concorrentes de maneira mais próxima. É possível conferir quais ações estão conduzindo e de que formas seu público está reagindo a elas. Tudo isso representa um conjunto de informações altamente estratégicas para considerar ao elaborar seus planejamentos.

Ajuda em suas estratégias de marketing

As suas ações e campanhas dependem da força dos canais de marketing empregados nelas para trazerem os resultados que você deseja. Um dos principais benefícios de trabalhar com o ambiente digital é que ele possui uma série de canais que você pode utilizar para comunicar suas mensagens, indo desde um site com conteúdo dinâmico até redes sociais com anúncios segmentados.

Sem um bom site, para onde você apontaria seus clientes ao veicular conteúdo promocional? Para que seja possível conduzir campanhas realmente estratégicas, você precisa aproveitar a força que o meio digital pode oferecer à sua marca. Isso significa renovar a sua presença online com foco em qualidade.

As suas estratégias de marketing precisam aproveitar todo o reforço que puderem. Todos os dias podem surgir novas tendências de mercado que servirão de impulso para aquelas empresas que as aproveitarem mais cedo. Sem uma presença online eficaz, você nem terá como usar essas ideias inovadoras a seu favor.

Feedback imediato

O ambiente digital é quase exclusivamente fundamentado na interação e isso é um dos principais benefícios de uma presença online de qualidade. É possível obter feedbacks imediatos ao trabalhar dessa forma e utilizar essas informações para aprimorar ainda mais a sua estratégia. Tal particularidade é tão positiva que pode ser responsável por alavancar os seus resultados atuais e futuros.

Vamos supor que você começou a veicular uma campanha focada em destacar determinado produto. Por meio dos indicadores de acessos e vendas do seu site, você pode detectar padrões na procura que servirão como dados valiosos para os seus planejamentos futuros. Isso é muito mais difícil e impreciso no mundo offline.

Dessa forma, o segredo para o sucesso em qualquer estratégia de marketing envolve aproveitar os seus resultados para se aprimorar cada vez mais. Uma boa presença online oferece a você diversos meios diferentes para monitorar as reações do seu público e, assim, conhecer melhor o comportamento dele.

Monitoramento preciso

Uma empresa estratégica sempre sabe o que o público está falando sobre ela e os seus produtos. Quando foi a última vez que você teve acesso a dados tão valiosos? Ao contar com uma boa presença online, você passa a poder visualizar informações como essas a partir de menções e avaliações deixadas pelas pessoas.

Em cada uma dessas interações podem existir oportunidades altamente valiosas para realizar ações espontâneas e cativar esse público. Ter uma boa presença online permite atuar nessas plataformas para trazer cada vez mais satisfação aos seus clientes em potencial, algo que será bastante positivo para os seus resultados.

Ferramentas de monitoramento digital permitem rastrear a web e as redes sociais por citações aos termos definidos por você. Então, não só é possível conferir o que está sendo dito sobre sua empresa como também seus concorrentes. Trata-se de um tipo de informação altamente importante para as suas tomadas de decisão.

Como construir uma boa presença online para a empresa?

A construção da presença online vai depender do desenvolvimento consistente e conjunto das estratégias de marketing digital. É fundamental que a empresa possa ser encontrada de diferentes formas nos diversos meios digitais disponíveis. Se ela estiver escondida, ficará impossível conquistar clientes.

Existem múltiplos canais de marketing para serem usados. No entanto, esse benefício também é um desafio: você precisa saber bem quais meios utilizar considerando a identidade da sua empresa e o público que ela pretende impactar. Não apresse a sua etapa de planejamento, já que ela deve ser cuidadosamente pensada.

Conheça a seguir algumas dicas para melhorar a presença online da sua marca.

Tenha presença nas mídias sociais

Ter páginas nas mídias sociais é o primeiro passo para melhorar o relacionamento com o cliente e conquistar sua confiança. Além de estar presente nesses meios, é importante que se alimente com frequência a página e incentive a interação, tirando dúvidas, se relacionando com o usuário e agradecendo, como acontece nas páginas pessoais, o que permite que se desenvolva uma empatia por parte do público.

Além da presença online nas mídias sociais mais comuns, como Facebook e Twitter, é cada vez mais essencial que as empresas encontrem outras formas de se comunicar com seus clientes, sendo outras alternativas o Instagram, LinkedIn, Pinterest, etc. O que determinará em quais frentes você deverá atuar é o perfil da audiência que você deseja atingir. Esteja presente onde ele se encontra.

É importante que o time responsável pelas interações com seu público nas redes sociais seja plenamente capaz de ajudá-lo naquilo que necessita. Não tenha uma equipe de atendimento que serve apenas como repassadora de problemas. Dê a ela os meios de que precisa para oferecer soluções valiosas a quem procura sua marca no ambiente digital.

Conte com uma boa estratégia de SEO

Só é possível criar presença online se a empresa investe em uma boa estratégia de SEO para garantir que o seu público sempre encontre o seu conteúdo. Isso porque é o SEO que permite melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca, que está relacionado à autoridade da marca.

Páginas que possuem espaço para a publicação de conteúdo dinâmico têm chances maiores de terem bons resultados com sites de buscas. Por exemplo, um blog que está sempre atualizado pode emplacar boas posições no Google com cada post que é publicado. Por outro lado, um site sem novidades terá mais dificuldades para se destacar.

Dessa forma, quem procurar por termos relacionados ao seu material terá o seu site como sugestão de resultado. Isso garantirá que apenas gente realmente interessada nas suas soluções chegará às suas páginas, possibilitando contar com uma taxa de conversão superior para os seus produtos.

Garanta um bom funcionamento no mobile

Para alcançar presença online é fundamental que a empresa tenha um site responsivo. Atualmente, grande parte das pesquisas nos mecanismos de busca é realizada em smartphones. Um site estático vai afastar potenciais clientes porque oferece uma experiência inferior e não transmite confiança.

Além disso, é importante que, de acordo com o segmento de atuação, seja analisada a relevância de desenvolver um aplicativo para facilitar e melhorar a experiência do usuário. Os mecanismos de busca também consideram as informações de aplicativos na hora de apresentar ao visitante os resultados das pesquisas feitas por mobile.

Não se contente em ter uma versão limitada do seu site para aparelhos móveis. Essa solução era muito comum no passado, mas já se tornou defasada. O seu site precisa funcionar adequadamente com todas as suas funções em qualquer tipo de dispositivo, desde aqueles com tela maior até as menores.

Invista em anúncios digitais

Um dos principais benefícios de uma presença online é poder aproveitar os recursos do marketing digital para alcançar o público certo para as suas soluções a um custo bem menor que o do meio tradicional. Experimente anunciar em plataformas como o Facebook Ads ou o Google Ads, que possibilitam segmentar seu material para o perfil certo de audiência.

No caso do Facebook Ads, você tem acesso a toda a riqueza de informações que a rede social tem sobre seus usuários para exibir seus anúncios a quem tem mais chances de se interessar pelo conteúdo. Outras redes sociais também possuem plataformas de publicidade, como é o caso do Instagram e Twitter.

O Google Ads (antigamente chamado de Google AdWords) permite colocar seus anúncios em destaque no topo dos resultados por buscas feitas pelos termos escolhidos por você. É ótimo para impactar quem está procurando por sua solução, garantindo que todo o público atingido já está decidido a fechar negócio.

Movimente o seu blog corporativo

Você já viu como a publicação de conteúdo pode gerar uma série de novas vias de entrada para visitantes em seu site. É importante ressaltar outro aspecto desse assunto que tem um impacto altamente positivo na sua presença online: a publicação frequente de conteúdo em um espaço como um blog corporativo.

Quem lê um bom post informativo sobre determinado tema acaba inconscientemente enxergando quem escreveu como uma autoridade no assunto. Nas próximas vezes que tiver contato com essa empresa, terá uma visão diferente sobre ela. Isso pode acontecer com o seu negócio se você implementar uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

O que define qualidade nesse caso é o quanto suas publicações conseguem se aproximar daquilo que o público está procurando. Busque entender as necessidades daquelas pessoas que você enxerga como potenciais clientes. Crie conteúdo que seja capaz de agregar valor à vida delas, como tutoriais, guias, curiosidades, entrevistas, entre outros.

Contrate uma agência especializada

Fazer tudo sozinho é bastante difícil e custoso. Nem sempre é possível ter bons resultados sem ajuda. Felizmente, você pode contar com uma agência de marketing digital para cuidar da sua presença online e garantir que a sua abordagem seja a melhor. Tal parceria será altamente benéfica para os seus retornos.

Ao contratar uma agência de marketing digital, você terá emprestado um time completo de especialistas em várias áreas pertinentes à sua presença online. São profissionais capazes de enxergar as oportunidades ideais para a sua empresa, os canais a utilizar e as ações mais estratégicas para serem planejadas e executadas.

Para obter os melhores resultados possíveis, certifique-se de contar com uma agência especializada no tipo de solução que você necessita. Esse mercado é bastante variado, contando com múltiplas combinações diferentes de serviços que nem sempre se encaixam naquilo buscado por você. Encontre aquela que sabe trabalhar com estratégias voltadas à presença online que podem trazer os retornos esperados.

Quais são os próximos passos?

Tendo em vista o valor de uma presença online de qualidade, você precisa dar início ao planejamento das suas ações nesse sentido. Não dá mais para deixar que seus concorrentes se destaquem cada vez mais graças às facilidades oferecidas pelo ambiente digital. Você também precisa contar com esses recursos.

O primeiro passo envolve estudar a fundo o perfil do público-alvo que você está tentando impactar. Ao entender como e quais ferramentas e plataformas utilizam, você poderá desenvolver uma abordagem que se encaixa perfeitamente às expectativas deles. Afinal, não faz sentido atuar em um espaço em que sua audiência não está.

Por fim, mantenha a sua estratégia em plena renovação. A sua presença online deve ficar sempre em transformação conforme novas tecnologias e tendências surgem nessa área. Fique de olho nessas novidades para ser capaz de enxergar aquelas que podem ser benéficas para as necessidades da sua presença online.

Saiba mais sobre como melhorar a presença online e outras estratégias de marketing digital da sua empresa. Continue a leitura descobrindo qual é o impacto da produção de conteúdo no SEO e no posicionamento do seu site no Google!

CTA Prejuízo de Não Estar no Google

Um comentário em “1”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *