O investimento em marketing no mundo offline carrega sempre algum mistério, não é mesmo?
O número de clientes pode subir após uma campanha na TV, no Dia das Mães ou na véspera do Natal, mas será sempre difícil precisar quantos vieram efetivamente por causa da campanha e quantos compraram só pela ocasião.
Aquele dia em que o movimento caiu no restaurante foi devido a um atendimento ruim ou porque uma firma ali perto dispensou os funcionários?
Já o mundo do marketing digital é muito diferente.
Tudo é devidamente registrado e medido: cada passo, cada etapa, cada clique. Sabe-se exatamente em que cidades os clientes estão, o que usam para acessar a internet — computador, telefone ou tablet —, por que caminhos chegaram à sua página e o que fizeram por lá.
Assim fica mais fácil entender os hábitos, as motivações e as expectativas do seu público-alvo, tornando mais simples, também, a elaboração de estratégias que o atinjam.
Quer saber como calcular o retorno sobre investimento — ROI, na sigla em inglês — do seu marketing digital e obter uma maior recompensa por cada centavo aplicado? Então confira agora mesmo nosso post:
Como calcular o ROI?
A fórmula do ROI delimita a relação do lucro e investimento da seguinte forma:
(lucro do investimento – custo do investimento)/custo do investimento
Se levarmos em conta o exemplo anterior, o cálculo seria feito da seguinte maneira:
(R$500,00 – R$100,00)/R$100,00 = 400%
Ou seja: a cada R$1,00 investido, você ganhou R$4,00. Isso quer dizer que a sua campanha foi um sucesso!
Você pode calcular o ROI de acordo com cada canal de investimento e atividade realizada, comparando resultados de investimento em diversos canais (links patrocinados, newsletters, comparadores de preço, redes sociais etc.) e identificando em qual deles você consegue maiores resultados com o menor investimento.
Desta forma, é possível prever novos investimentos de forma mais pontual e inteligente, sem perder dinheiro e aumentando as vendas do seu negócio!
CAC e LTV: por que essas métricas são importantes?
Além do ROI no marketing digital, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e o Life Time Value (LTV) são informações importantes a se considerar na visão macro dos investimentos.
O custo de aquisição de clientes (CAC) permite identificar quanto a sua empresa está pagando por cada um dos clientes.
Já o life time value mede quanto tempo o seu cliente passa junto à sua empresa, fazendo o investimento de aquisição retornar em lucros para o seu negócio.
Por exemplo: se sua empresa possuir um CAC de R$500,00 e o cliente passa apenas 3 meses junto aos seus serviços, pagando R$100,00 de mensalidade, o seu custo de aquisição ultrapassou os resultados do cliente junto ao seu negócio — nesse caso, você teve um prejuízo de R$200,00).
Vale manter-se atento a todas essas métricas no acompanhamento do investimento nos canais pensando nos resultados reais para o seu negócio a longo prazo.
Para mensurar as suas ações e conseguir calcular o ROI no marketing digital, ferramentas como o Google Analytics ajudam a organizar os dados e pensar de forma estratégica em seu negócio.
Os motivos do ROI
Calcular o ROI permite traçar metas comerciais realistas e identificar o prazo de retorno dos investimentos em marketing.
Só quem acompanha o ROI em diferentes canais — como, por exemplo, Google Ads versus Facebook Ads — pode dizer qual deles traz retornos mais rápidos ou mais vultosos.
Quem precisa justificar orçamentos terá no ROI um aliado indispensável para engajar os executivos ou tomadores de decisão em metas de longo prazo.
Os vários sabores do ROI
Vendas são fundamentais, mas sua empresa não pode pensar apenas no curto prazo.
O ROI também pode ser usado para calcular outras métricas importantes, como o número de visitantes no site, o número de cliques em banners e anúncios, o número de comentários ou de fãs no Facebook e a quantidade de reclamações sobre produtos.
Ferramentas também existem para descobrir a bounce rate do site — proporção de usuários que deixam a página sem clicar em nada — e as taxas de conversão — quantos usuários preenchem um formulário, colocam produtos no carrinho de compras e fazem download do e-book oferecido gratuitamente, por exemplo.
Você pode desenhar campanhas específicas para aumentar esses números ou ver como uma campanha de vendas também afeta essas outras métricas. Isso permite agir de acordo.
Talvez uma certa ação reduza a bounce rate do site e aumente os cliques, mas não influencie tanto na efetivação das vendas.
Isso indica que o conteúdo do site está mais interessante, mas que, talvez, os benefícios do produto não estejam tão claros.
Pode ser que você descubra que os usuários chegam ao seu site digitando no Google termos que você nunca imaginou, levando você a produzir uma campanha no Google Ads com essas palavras-chave.
Aproveite que são inúmeras as possibilidades e veja a que mais funciona para o seu modelo de negócio. Teste!
A melhoria do ROI
Aumentar o ROI é elevar o poder de compra do seu marketing, obtendo mais cliques ou mais clientes com os mesmos centavos.
São várias as ferramentas que facilitam esse trabalho no marketing digital. Uma delas é a constante análise de hipóteses por meio de testes A/B, que funcionam assim: você faz rodar duas campanhas ao mesmo tempo, idênticas em tudo, exceto por uma coisa — o título, a foto ou uma frase — e vê qual rende mais.
Em seguida, abandona a menos eficiente, faz outro teste e assim por diante.
Um teste A/B pode durar uma semana ou poucas horas, o que importa é a busca constante pelo aprimoramento. Sem dúvida, em pouco tempo o que vai melhorar é o balanço anual da sua empresa!
Agora que você aprendeu a calcular o retorno sobre investimento em marketing digital da sua empresa, comente aqui e nos conte: como anda esse índice do seu negócio?
Qual técnica você tem usado para melhorar essa métrica? Compartilhe suas experiências e dicas conosco!