4 razões para jamais cortar seu investimento em Marketing Digital

As épocas de começo e fim de ano sempre são atribuladas para as empresas e, principalmente, para o departamento de marketing. É nesse período que o planejamento e a verba de marketing são revistos e, em tempos de crise, a pressão para cortar o investimento em marketing digital aumenta.

Essa parece ser uma das soluções mais lógicas para manter a saúde financeira do negócio. Entretanto, deixar de investir em ações digitais é um dos maiores erros que a sua empresa pode cometer e vamos te dar 4 razões para você não fazer isso. Confira!

1 – Marketing digital não é gasto, é investimento

Infelizmente, muitos empresários ainda têm uma visão ultrapassada de que o marketing é uma área de apoio e, consequentemente, suas iniciativas representam um gasto para a empresa. Quando falamos de marketing digital, essa visão fica ainda mais complicada, já que muitas empresas estão acostumadas a trabalhar intensivamente com o marketing tradicional.

O marketing digital é um investimento de longo prazo para a sua empresa. Um site bem otimizado, um marketing de conteúdo bem trabalhado e os relacionamentos criados com seus clientes nas redes sociais trarão um retorno muito mais significativo e contínuo do que aqueles gerados por ações tradicionais.

2 – Os meios digitais têm memória

Lembre-se de todo o trabalho e investimento realizados pela sua empresa em campanhas no Google, marketing de conteúdo, disparo de e-mail marketing, entre outros até então. Provavelmente, você vem construindo uma relevância para a sua marca nos meios digitais há algum tempo e chegou ou está próximo de conseguir uma posição de destaque em seu mercado.

Isso não significa que está na hora de parar e cortar seu investimento em marketing digital. Muito pelo contrário! Os canais e ferramentas digitais determinam a relevância de um site ou de uma marca de acordo com o seu histórico, o que exige manutenção e investimentos contínuos. Se você parar agora, todo o trabalho feito até então será perdido e, quanto retomar as ações, será como começar do zero novamente.

3 – Todas as ações são mensuráveis

Ao contrário das mídias tradicionais, todas as ações de marketing digital são mensuráveis. Além de acompanhar o desempenho em tempo real e ter mais maleabilidade para mudar estratégias, o marketing digital permite o cálculo exato do ROI. Por isso, é possível analisar quais as frentes que trazem mais resultados e quais precisam ser revistas ou descontinuadas. E contra fatos não há argumentos. Se os seus investimentos em marketing digital estão trazendo retorno, não há motivo para cortá-los ou, até mesmo, diminuir o orçamento e comprometer os resultados da empresa.

4 – Use o marketing digital para reduzir os custos

Não cortar o investimento em marketing digital e ainda reduzir custos? Isso é possível? Com o marketing de conteúdo é!

Além de não requisitar altos investimentos, ele permite você eduque o seu público — mostrando a importância de seus produtos e serviços — e crie novos hábitos e demandas de consumo. Além disso, produzir conteúdo relevante e de qualidade fará com que a sua empresa ganhe visibilidade nos resultados de busca, o que significa um alcance qualificado e a longo prazo e, consequentemente, maior visibilidade para seus produtos e serviços de forma orgânica.

Essas 4 razões são mais do que suficientes para você jamais cortar seu investimento em marketing digital e, quem sabe, até considerar aumentá-lo um pouco neste ano. Lembre-se: durante as crises, muitas empresas costumam recuar e essa pode ser a sua oportunidade para conquistar uma posição de destaque e consolidada na internet.

Ficou alguma dúvida sobre investimento em marketing digital? Divida suas experiências com a gente no espaço de comentários!

 

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