Cada vez mais empresas percebem que uma presença online forte é uma das melhores estratégias para conquistar e fidelizar a clientela. Afinal, em tempos onde a internet está cada vez mais presente na vida das pessoas, é preciso investir em construir uma relação forte também no universo online.
Quer algumas etapas básicas para conseguir isso também em sua empresa, investindo menos e tendo um retorno maior? Leia este texto até o fim e saiba como:
Use canais para construir uma presença online
Presença online é mais do que ter um site, perfis e fan pages em diferentes redes sociais. É interagir com o seu público na internet. Para isso, sua empresa precisa aprender a usar esses canais a favor da sua marca e para fortalecer a relação com as pessoas.
Na prática, isso significa investir em conteúdos relevantes, abrir diálogo franco e direto, utilizar o seu site, blog, perfis e e-mail para construir uma relação constante e construtiva com as pessoas online e offline, gerando interesse e valor para a sua marca.
Mantenha o foco no relacionamento empresa-cliente
Já se foi o tempo em que as pessoas mandavam uma carta e esperavam uma resposta formal e automatizada da empresa. Com a internet, o público ganhou o poder de falar e ser ouvido. Hoje em dia, todos têm o poder de contribuir para fortalecer ou enfraquecer uma marca, compartilhando suas experiências com os produtos ou serviços que ela oferece.
Portanto, sua presença online deve ser direcionada para uma relação franca, transparente e horizontal — de igual para igual — com o seu público. Seu sucesso depende de ser bom, claro e acessível.
Saiba a importância da persona para a presença online
Uma etapa muito importante e que muita gente não põe em prática na hora de construir uma presença online forte é a definição da buyer persona. É por meio dela que vai ser possível definir acertadamente o seu conteúdo, linguagem e canais de comunicação. Ou seja, ela é essencial!
Diferentemente do público-alvo, a persona é uma definição semifictícia, baseada em dados e informações e que define o seu cliente ideal: quem é, do que ele precisa, quais as suas dificuldades e anseios. A partir dessas informações, fica muito mais fácil descobrir quem são as pessoas que se interessam pelos seus produtos e serviços e oferecer conteúdo e informações relevantes e de forma mais personalizada para eles.
Seja criterioso ao construir a persona
Siga algumas etapas para definir a sua buyer persona e tudo fica mais fácil e direcionado:
- Faça uma pesquisa com seus clientes, descubra quais são os seus problemas, em que a sua empresa ajuda a resolver e como você pode melhorar essa entrega.
- Na hora de pensar em conteúdo ou mesmo no atendimento via internet, recolha casos reais que ajudem a definir a linguagem a ser adotada pela sua equipe na criação e na interação e os principais problemas enfrentados.
- Converse com a equipe de atendimento e vendas. Eles podem ser decisivos para ajudar a criar personas que atendam plenamente aos objetivos da empresa, pois estão em contato direto e constante com o público.
E lembre-se: a presença online é algo que deve ser construído e mantido de forma contínua, sempre pensando na melhor relação com o público e a percepção dele do seu negócio.
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