Uma das grandes vantagens do marketing digital sobre o tradicional está nas métricas, já que medir os resultados do marketing digital é mais rápido e simples do que em outros suportes.
Até o orçamento pode ser dosado a conta-gotas com análises de índices como o custo por clique, por exemplo!
Mas essa pluralidade de indicadores pode ser uma faca de dois gumes.
Uma simples olhada nas ferramentas medidoras — como o Google Analytics, por exemplo — já mostra centenas das mais diversas métricas, das mais simples às mais complexas.
É tanta coisa que fica até difícil processar! Quais informações são realmente importantes?
O que realmente vale a pena mensurar nos resultados do marketing digital? Também quer descobrir? Então confira já nosso post:
01. Começando pelo plano
Tudo começa, sim, com um bom planejamento. E todo plano tem um objetivo — vale lembrar que quanto menos objetivos, melhor.
Do plano de marketing e seu objetivo derivarão as métricas a serem perseguidas.
Esse plano responde à pergunta sobre onde se quer chegar, pois as métricas vão responder sobre como saber que se chegou lá!
Como campanhas de marketing podem atingir diferentes objetivos, as métricas podem até mesmo ser pensadas primeiro, antes de todo o resto do plano.
É como o aluno que olha para o próprio boletim e pensa: “em quais matérias preciso aumentar minhas notas?”. E aí traça planos de estudo com aqueles objetivos, com certas prioridades em vez de outras. Faça o teste e cheque seu próximo boletim!
02. Medindo o invisível
Há quem diga que se não se consegue medir, não é marketing.
Pode até ser, já que o marketing faz parte da ciência da administração, cujo lema consiste afirmar que o que não pode ser medido não pode, consequentemente, ser administrado.
Livros tradicionais de marketing são bastante pobres na área das métricas, mas, como bem sabemos, as coisas mudaram bastante na era do marketing digital. Agora se mede até o invisível!
03. Definindo os resultados
Como você já aprendeu aqui, as métricas são tão importantes e precisas que o objetivo do plano de marketing pode até começar por elas.
Mas, afinal, quais são essas super relevantes métricas? Confira já as principais:
Taxa de rejeição (bounce rate)
Aqui se mede a proporção de usuários que deixa o site sem clicar em nada após chegar em certa página, como a home page ou uma landing page indicada por um anúncio, por exemplo.
Os usuários de origens diferentes — vindos de uma busca no Google, de indicações do Facebook ou de anúncios pagos, por exemplo, comportam-se de formas diferentes? O que fazer para reduzir essa taxa?
Média de page views por visita
Com essa métrica passa a ser possível pensar se o conteúdo do seu site é mesmo bom e com que intensidade as pessoas se engajam com ele.
Será que os índices mostram que somente algumas páginas ou posts são realmente interessantes? Vale a pena investigar.
Custo por lead ou conversão
Em média, quanto custa trazer uma pessoa interessada ao site? Quanto custa o download de cada e-book grátis?
Com essas informações em mãos passa a ser possível calcular, dado o preço do seu produto, qual a porcentagem de leads que precisam fazer uma compra para a campanha se pagar.
04. Entendendo a importância da agência
Com a grande abundância de métricas, de campanhas possíveis e de concorrência — qualquer pessoa, até mesmo pessoa física, pode criar um site, vender um e-book e comprar anúncios —, uma agência especializada é, acredite, a melhor parceria.
Conhecimento e experiência são tudo em um mercado como esse, mesmo porque, como as métricas são tão precisas, em quase nenhum outro mercado existe tanta certeza sobre quem já deu e quem não deu resultados.
Então o que você está esperando para colocar seu negócio nas mãos de quem realmente sabe o que faz?
Agora comente aqui e nos conte se você já está pronto para medir os resultados do seu marketing digital.
Que tipo de resultados espera encontrar? Compartilhe suas experiências e expectativas conosco!