Como alcançar resultados com SEO e mensurá-los? Nós explicamos!

O Google é o principal direcionador de tráfego para a maioria dos sites da internet. Ele pode ser um grande parceiro seu ao levar um maior volume de visitantes para as suas páginas para que você os transforme em clientes. Basta ter uma estratégia de qualidade para contar com bons resultados com SEO.

Você já ouviu falar nesse conceito? Trata-se de uma série de técnicas que devem ser aplicadas no seu conteúdo e na configuração do seu site para garantir que os algoritmos dos mecanismos de buscas (como o Google) consigam escaneá-lo corretamente. Isso fará com que suas páginas atinjam posições cada vez melhores entre os resultados.

A maioria das pessoas prefere restringir sua atenção aos primeiros itens que aparecem como sugestão. Se o seu site estiver nessa área de destaque, as suas chances de sucesso aumentam consideravelmente. Ao aprender como ranquear bem, será possível alcançar esse posto tão cobiçado e se manter ali.

Ao longo deste artigo, você vai aprender mais sobre a importância desse conceito, como aplicá-lo e de quais formas mensurar seus resultados com SEO. Aproveite!

O que é SEO?

A sigla SEO significa “search engine optimization”, ou “otimização para mecanismos de buscas”. Ou seja, envolve um trabalho de ajustar as suas páginas para que o algoritmo de sites como o Google consiga entender melhor sobre o que se trata seu conteúdo para que possa dar a devida importância a ele ao sugeri-lo para pesquisas relacionadas.

Essas modificações vão desde mudanças no próprio texto até alterações no código-fonte. Além disso, requer mudar o pensamento em relação à forma como você mantém o seu site. Pensar no seu público-alvo é algo essencial, ainda mais quando ele pode vir do Google ao buscar por termos relacionados ao seu negócio.

Focar em resultados com SEO não inclui trapaças ou esquemas. Por muito tempo se perpetuou a impressão de que era preciso “burlar” o algoritmo para ganhar destaque nos buscadores, mas, eventualmente, esses sistemas ficaram mais capazes de perceber esses desvios. Não é necessário seguir por esse caminho: ao acertar nas técnicas corretas, será possível alcançar o sucesso.

Por que SEO é importante?

Pensar em SEO se torna necessário porque oferece oportunidades valiosas para você alcançar as pessoas certas para o seu negócio. Quem busca no Google por um produto como o seu provavelmente já está decidido a fechar negócio. Imagine como seria positivo se esse público pudesse chegar até o seu site em poucos cliques?

O Google e ferramentas similares operam com um único foco: entregar sempre o melhor conteúdo possível a quem usa seus sistemas. Se o seu site realmente tem algo relevante para determinados termos, são boas as suas chances de se manter em boas posições entre os resultados. Porém, para isso, é necessário otimizar seu conteúdo.

Trabalhar com técnicas de SEO não é algo difícil. Pelo contrário: é bastante enriquecedor porque garante não só uma maior visibilidade ao seu material como também ajuda a aumentar a satisfação de quem acessa as suas páginas. Afinal, é um trabalho que envolve esforços focados em alinhar o que você oferece ao que o usuário do Google está procurando.

Quais são as práticas essenciais para ter bons resultados com SEO?

Tendo em vista todos os benefícios que uma estratégia focada em SEO pode trazer para a sua visibilidade e negócios, é importante saber quais técnicas devem ser implementadas e de que forma. Você precisa adaptar o seu site para que ele seja devidamente considerado pelo algoritmo do Google, senão, ele pode ser até penalizado.

Veja a seguir tudo o que você precisa fazer para ter sucesso com as técnicas de SEO em seu conteúdo.

1. Otimize para palavras-chave estratégicas

As buscas no Google são feitas a partir de palavras pesquisadas pelos usuários. Um dos passos mais importantes para ter resultados com SEO envolve antecipar quais desses termos teriam relação com o seu negócio e vale a pena considerar em sua estratégia para otimizar as suas páginas.

Essas palavras-chave representam oportunidades para obter posições privilegiadas no Google, se forem bem empregadas. Antes de mais nada, faça pesquisas usando uma ferramenta como o Keyword Tool ou o Ubersuggest para entender a concorrência de termos relacionados ao seu negócio. Prefira expressões mais específicas do que as mais genéricas: “comprar brigadeiro gourmet na Vila Mariana” trará uma audiência muito mais qualificada do que simplesmente “brigadeiro gourmet”.

Em seguida, o próximo passo envolve garantir que cada página do seu site esteja otimizada para as palavras-chave relacionadas a ela. Utilize-as de maneira natural no texto e com cuidado, afinal, o algoritmo é capaz de perceber exageros. Tenha em mente os termos escolhidos porque eles serão úteis em outras etapas da sua estratégia.

2. Configure suas meta tags

O código-fonte do seu site possui algumas tags especiais que controlam aqueles trechos que aparecem nas páginas de resultados dos buscadores. Personalizá-las será muito importante para os seus resultados com SEO, então trate de se preocupar com as meta tags.

Existem vários tipos de meta tags, mas as principais são as de título e descrição — que são autoexplicativos. Para otimizar ainda mais o seu conteúdo, certifique-se de usar a palavra-chave escolhida em cada post com suas respectivas meta tags. Isso deverá ocorrer de forma natural, até porque se trata do tema daquela página.

As meta tags são importantes porque ajudam o algoritmo do Google a entender rapidamente do que se trata aquela página. Por mais que ele vá escanear o restante do conteúdo, configurar corretamente esse aspecto do seu site pode ser decisivo para você conquistar boas posições nos resultados com mais agilidade.

3. Tenha URLs amigáveis

Vamos fazer um teste. Em quais dessas duas URLs você confiaria mais se estivesse em busca de uma página de contato? Seria o caso de “www.empresa.com.br/?p=9533” ou “www.empresa.com.br/contato”? Obviamente seria o segundo caso, certo? Afinal, dá para entender muito bem sobre o que será o conteúdo somente ao olhar para o endereço disposto.

O seu público também pensará nisso ao acessar o seu site, e o algoritmo dos buscadores leva isso em conta ao selecionar quem vai para o topo da tela de resultados. Então, é essencial que você trabalhe com URLs consideradas amigáveis, que são fáceis de entender.

Para configurar esse aspecto do seu site é necessário checar as configurações do seu sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS). Se você utiliza WordPress, basta seguir até as opções de links permanentes e escolher o modelo que exibe o título da página na URL. Por padrão, a seleção poderá estar no formato de código, que não é desejável.

4. Invista em conteúdo de qualidade

Conforme o algoritmo do Google se torna mais sofisticado, mais os sites precisam ser otimizados para pessoas em vez de sistemas. Por mais que várias outras técnicas envolvam aspectos de configuração e código-fonte, ter um conteúdo de qualidade é algo essencial para alcançar o topo dos resultados de buscas.

O termo “qualidade” parece se referir a algo subjetivo. No entanto, não é o caso quando o assunto é a obtenção de resultados com SEO. Nesse contexto, alinhar completamente as expectativas do visitante com o conteúdo do seu site é imprescindível.

É uma questão de entender as motivações por trás das palavras buscadas e conferir se as suas páginas realmente entregam algo de valor. Pode valer a pena investir em conteúdo rico.

O Google é capaz de perceber quando alguém entra em um dos seus resultados, passa alguns segundos lá e depois volta. Isso é entendido como uma rejeição, e aquela página provavelmente será rebaixada se isso acontecer muitas vezes. Para evitar tal cenário, você precisa se esforçar para garantir que seu conteúdo tenha qualidade para agradar quem o visita.

5. Use o Search Console para agilizar a indexação

O Google Search Console é uma ferramenta criada pelo buscador para você ajudar o algoritmo a catalogar adequadamente o conteúdo do seu site. Não se trata de um substituto para uma estratégia de otimização, mas sim um recurso para assegurar de que tudo está no caminho certo e fazer eventuais ajustes.

Com o Google Search Console você pode ativar uma série de funções especiais para a visibilidade do seu site e descobrir quais palavras-chave estão gerando mais tráfego. Também é possível ver a sua taxa de cliques e impressões para cada um desses índices.

Outro benefício do Google Search Console é detectar eventuais problemas pelos quais o algoritmo do buscador esteja passando ao tentar escanear o seu site. Pode ser que determinados erros estejam prejudicando a sua visibilidade e você nem saiba, então, é bastante valioso aproveitar os benefícios dessa ferramenta.

6. Tenha um site responsivo

Cada vez mais o Google busca oferecer conteúdo totalmente alinhado às expectativas de quem o utiliza. Com mais da metade do tráfego da internet vindo de dispositivos móveis como smartphones e tablets, é natural que um design responsivo passe a ser visto como algo essencial para o algoritmo. O seu site se enquadra nessa categoria?

Adaptar as suas páginas para diversos modelos de aparelhos é algo que vai além de ter uma “versão mobile” mais limitada e simples. Você precisa oferecer todos os seus recursos a todos os usuários, senão arrisca prejudicar a experiência dos seus visitantes — isso envolve não só pensar no tamanho da tela como também ter elementos mais leves e otimizados.

Não deixe essa adaptação para depois, já que o Google começou a penalizar os sites que não têm design responsivo. Pode ser que todos os seus esforços de SEO até o momento sejam comprometidos por esse problema e a sua posição no ranking caia.

Como mensurar os resultados com SEO da empresa?

Implementar uma boa estratégia com foco em visibilidade e acessos é algo necessário, mas de nada adiantará se você não medir seus resultados com SEO. Essa é a única forma de ter certeza de que os seus esforços estão gerando retorno e se a sua abordagem está correta. Também é o jeito de detectar possíveis erros que possam prejudicar seu site.

Conheça a seguir os passos para mensurar a sua performance de resultados com SEO.

1. Levante seus dados de tráfego orgânico

Como o intuito de uma estratégia de SEO é atrair buscas orgânicas, esse é o primeiro aspecto deve ser analisado ao avaliar seus resultados. Compare o número de visitas que você está conseguindo com o seu conteúdo depois de otimizar suas páginas e compare esses indicadores com os que você tinha antes.

Não analise apenas acessos, mas sim o quanto cada palavra-chave consegue trazer de tráfego orgânico. Tenha atenção especial aos termos para os quais você otimizou em sua estratégia para ter um retrato fiel a respeito da qualidade dos seus resultados com SEO.

Vale lembrar que resultados com SEO não são instantâneos, e sim graduais. Pode ser que você não perceba uma evolução rápida nos seus acessos ou não suba os degraus da tela de resultados do Google rapidamente, mas isso não significa que a sua estratégia está errada. É necessário dar tempo para o algoritmo e o público descobrirem seu material.

2. Pesquise seu posicionamento com as palavras-chave

Outra forma de avaliar seus resultados com SEO se refere ao foco de boa parte da estratégia, que é alcançar posições melhores nas páginas dos buscadores. É importante analisar se o seu conteúdo está conseguindo crescer em SEO e posicionamento do site para as palavras-chave desejadas para ter certeza de que você está no caminho certo.

Aqui, vale a pena empregar comparações constantes. Tenha em mente qual posição a sua empresa ocupava no Google para os termos pretendidos e compare sempre com os novos postos ocupados. O seu objetivo deve ser sempre o de crescer, independentemente do ritmo.

Tome cuidado ao realizar esses testes sem pensar na estrutura envolvida. O seu browser é naturalmente adaptado a gerar resultados pensados para o seu perfil e localização, podendo não corresponder ao restante do seu público. Prefira fazer esses testes usando a aba anônima do Google ou ferramentas de SEO como o SERPWatcher.

3. Considere a atuação dos concorrentes

Assim como é importante avaliar os seus resultados com SEO, você também precisa ficar de olho no que os seus concorrentes estão fazendo nessa área. A atuação deles pode causar impactos diretos na sua otimização e tornar mais difícil o processo de alcançar posições melhores na página de resultados do Google.

Uma ótima ferramenta que pode ajudar nesse trabalho é o SEMRush. Com ela, você pode inserir a URL de qualquer site e obter um relatório completo a respeito da otimização dele. Então, é possível conferir com quais palavras-chave seus concorrentes estão obtendo boas posições no ranking do Google e detectar oportunidades competitivas.

Tenha atenção especial à correspondência de termos entre as suas duas estratégias. Vocês provavelmente estão disputando espaço pelas mesmas palavras-chave, então, é essencial que exista um acompanhamento sobre quem está na frente nessa briga.

4. Confira o engajamento do seu conteúdo

A qualidade das suas páginas é algo decisivo para a colocação delas entre os resultados do Google e um caminho para mensurar esse aspecto é o engajamento. Se você não está conseguindo causar reações positivas na sua audiência, ficará impossível conquistar boas posições entre as pesquisas

Entre as métricas que devem ser consideradas está o tempo de permanência na página. No caso de um artigo informativo, um indicador alto significa que o leitor realmente está consumindo aquele material. O contrário também deve ser considerado: quem passa pouco tempo no site não encontrou o que procurava.

Outro indicador importante é o de páginas acessadas. Deve ser o seu objetivo fazer com que seu leitor acesse outros conteúdos do seu site, o que pode ser facilitado ao criar links relevantes ao longo do seu material. Isso permite oferecer uma experiência muito mais completa ao visitante.

5. Analise seu CAC

O custo de aquisição de clientes (CAC) é um indicador que reúne todos os gastos associados à obtenção de um lead e deve, idealmente, permanecer baixo. Um dos benefícios de uma boa estratégia de SEO está em diminuir essa métrica, já que você começa a ganhar mais tráfego a partir do Google e não depende tanto de outros canais mais caros.

Para ter certeza de que você está no caminho certo, é importante avaliar como o CAC está evoluindo ao longo da sua estratégia de SEO. Se ele cair, aí está um sinal de que os seus esforços começaram a gerar retornos de qualidade.

Para a diretoria da empresa, trata-se de algo bastante valioso porque mostra que o marketing é capaz de otimizar a própria atuação e gerar retornos de qualidade. Não deixe de incluir essa variável em sua próxima apresentação de resultados.

Como manter a estratégia de SEO atualizada?

Depois de conduzidos os esforços de otimizar seu conteúdo e analisar seus resultados com SEO, pode parecer que o trabalho terminou. No entanto, ele está apenas começando. Para se manter no caminho certo, você precisa se certificar de que todas essas ações sejam contínuas e não únicas. Se você parar, tudo o que foi ajustado até então será desfeito.

A tarefa mais pesada envolve otimizar o conteúdo que você já tinha até o momento. Depois disso, a preocupação com SEO deve ser mais um item da sua checklist de publicação e edição de páginas. Nunca faça nenhuma alteração no seu site sem levar em conta as normas de SEO que você aprendeu até aqui.

Trabalhar com otimização é algo que exige um perfil analítico da sua parte e a habilidade de enxergar oportunidades de melhoria até naquele conteúdo que você gostou muito de fazer. Lembre-se de que o intuito é sempre levar o seu site a mais público qualificado, o que será altamente positivo para a sua empresa.

Mantenha a sua estratégia de SEO sempre em dia com estas dicas que mostraremos logo mais.

Fique de olho nas atualizações do Google

Periodicamente, o Google faz ajustes no funcionamento do seu algoritmo para deixá-lo mais inteligente. Essas modificações precisam ser acompanhadas de perto por quem trabalha em função de tráfego na internet, já que podem ser decisivas para ampliar ou prejudicar a sua visibilidade. Estar em total alinhamento com as diretrizes desse sistema é essencial para permanecer em uma boa posição.

Use um plug-in de otimização

Você usa WordPress para gerenciar o seu conteúdo? Um ótimo plug-in que ajuda bastante no momento da criação de novos posts e páginas é o Yoast. Ele insere uma seção em sua tela de publicação que avalia a otimização do texto escrito e ajuda a configurar suas meta tags. Basta inserir a palavra-chave em foco para contar com uma análise que serve como uma checklist.

Faça testes

Nem sempre é possível ter total certeza a respeito de alguma decisão ao pensar em sua estratégia de SEO. Essa ou aquela palavra-chave? Como aumentar a qualidade desse conteúdo? Seja qual for o seu dilema, a resposta certamente está na realização de testes.

Faça experimentos e mensure seus resultados para se certificar do melhor caminho a seguir. Somente assim você poderá ter uma atuação totalmente objetiva e focada.

Quais os próximos passos?

Uma estratégia de SEO é essencial para que o seu site ganhe mais destaque nos buscadores e seja visto por mais gente em pesquisas relevantes. Isso fará com que você obtenha mais visitantes que podem se transformar em clientes. Além disso, não pensar em otimização pode prejudicar gravemente os seus resultados, já que o sistema é capaz de penalizar seu domínio.

Só que a sua preocupação com SEO não deve parar por aí. É necessário ir além e criar o hábito de mensurar os seus retornos para ter certeza de que os seus esforços estão dando certo. Isso envolve principalmente a avaliação do seu progresso ao longo do tempo para a otimização de certas palavras-chave e páginas do seu site.

Além de olhar para os seus resultados com SEO, também é importante que as suas iniciativas nessa área nunca deixem de evoluir. Todos os dias podem surgir novidades ou novas tendências que causam impactos significativos na forma como você publica conteúdo ou o mantém otimizado.

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