Uma boa taxa de conversão de leads é sinônimo de sucesso para as empresas. Quanto maior a base de leads qualificados, mais provável é a conversão — consequentemente, maior será o número de vendas e o lucro do seu negócio.
O que acontece é que, infelizmente, muitas empresas têm dificuldades na hora de fazer a conversão de leads.
Entre os motivos, pode-se destacar a falta de landing pages otimizadas para conversão, falta de conteúdos em todas as fases do funil e até mesmo despreparo do time comercial para lidar com esses contatos e convertê-los no momento certo.
Se a sua empresa não está otimizada para a conversão de leads, é possível que você tenha problemas com os investimentos. Afinal, a falta de vendas gera prejuízos e problemas de caixa.
Mas não se preocupe! No artigo de hoje, vamos explicar o que está acontecendo e te ensinar a reverter a situação.
Seu funil está mal estruturado
Um funil mal estruturado é um dos principais problemas de conversão.
É fundamental que você e o departamento responsável pelas estratégias de marketing tracem juntos a jornada de compra do seu cliente, entendendo onde ele está, como ele caminha e quais são os processos pelos quais ele passa até realizar a compra.
Nesse momento, é importante também que você conheça bem sua persona e seus hábitos de compra.
Converse com seu time de vendas para entender o que ele percebe diariamente a respeito do público — quais são suas principais dificuldades de venda, objeções de compra, como é o comportamento desse cliente etc.
Além disso, faça um estudo do mercado e analise o comportamento do seu cliente, seja com você, seja com seus concorrentes, para descobrir onde ele busca informações, como se relaciona com as marcas, entre outras informações relevantes.
Você não conhece sua persona tão bem quanto pensa
Como dito anteriormente, não conhecer sua persona é o ponto em que começa o problema da sua conversão de leads.
Faça um bom estudo de personas e procure otimizá-lo sempre com as informações observadas ao longo das estratégias que você vem realizando.
Se analisarmos bem todos os dados que podemos coletar diariamente com marketing, conseguimos descobrir quais tipos de conteúdo realmente funcionam bem para essas personas, que tipo de anúncio converte melhor, que tipo de landing page aumenta os leads e muito mais.
Você não faz uma boa nutrição de leads
De pouco adianta ter uma base de leads recheada se você não faz uma boa nutrição deles. Nesse momento, é preciso ter em mãos vários conteúdos diferenciados e propostas interessantes para os clientes no momento que se encontram no funil.
Neste ponto, surge mais uma vez a necessidade de conhecer a jornada de compra dos seus prospects.
Seu time comercial não está preparado para receber os leads
Um outro ponto importante é sobre o time comercial. Quando mudamos para a realidade das compras vindas de ações de inbound marketing, os prospects são bem diferentes dos de ações offline.
Por isso, é preciso enxergar além e entender quais são as particularidades desse cliente.
Nesse momento, você precisa alinhar seu time de vendas e ensiná-los a lidar com o novo consumidor. Dessa forma, sua equipe estará preparada para responder todas as dúvidas e quebrar as objeções de compra que podem surgir.
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