4 dicas para aumentar a taxa de conversão de um site

A concorrência na internet tem sido cada vez mais acirrada. Se uma empresa não entra na web com os recursos certos para fazer com que seu empreendimento tenha destaque, além de perder ótimas oportunidades em vendas, ela passará a ser apenas um “cartão de visitas” institucional ou um e-commerce sem sucesso.

Para que nenhuma dessas situações aconteça em sua empresa, fique atento ao nosso post de hoje. Vamos te dar 4 dicas para aumentar a taxa de conversão do seu site!

1- Aposte na otimização do site — SEO

Search Engine Optimization (SEO) ou otimização de sites, como comumente é conhecida no Brasil, é uma estratégia que visa posicionar páginas da web entre as primeiras nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Algumas das ações praticadas nesta técnica são: produção de conteúdo relevante e de qualidade para os potenciais clientes de uma marca; utilização de palavras-chave específicas de um segmento de negócio e de interesse das personas; organização e estruturação de tags e códigos fonte para que os buscadores encontrem a página de forma rápida e inteligente.

2- Propicie uma boa experiência ao usuário

Um dos importantes fatores que favorecem a taxa de conversão em um site é a experiência do usuário. Quanto mais positiva ela for, maior será a interação de um internauta com a página e, consequentemente, maiores serão as oportunidades em vendas. A arquitetura das informações, o desenvolvimento responsivo, isto é, com um formato de tela que se adapte a vários tamanhos e tipos de aparelhos, o design da página, entre outras questões, são alguns dos pontos que devem ser observados para melhorar as métricas e os números do caixa no final do mês.

3- Crie estratégias de marketing de conteúdo para aumentar a taxa de conversão

O desenvolvimento de materiais relevantes já foi mencionado aqui como uma ótima estratégia para ampliar a taxa de conversão de um site. Uma ação de marketing de conteúdo não contribui apenas para melhorar o posicionamento orgânico da página em um buscador. Ela permite também a captação de leads, a construção de uma imagem referência (que seja autoridade no segmento em que atua) e maior conhecimento por parte dos clientes sobre produtos e serviços comercializados. Isso permitirá que eles cheguem ao time de vendas muito mais preparados para a compra.

4- Faça testes A/B

Para verificar se as estratégias desenvolvidas para melhorar a taxa de conversão têm sido um sucesso ou um fracasso, realize testes A/B. Tal ação consiste na divisão de tráfego de um site entre duas versões: a atual e a modificada (e otimizada). A eficiência desse processo está na leitura real sobre a experiência dos usuários e os resultados obtidos com tais interações. Podem ser testadas imagens, vídeos, call to actions (botões para conversão), formulários, layout, tamanho dos títulos, etc. Mas para um teste como esse dar certo é importante que o profissional e a agência tenham bastante conhecimento sobre a área e marketing digital, para que a análise dos resultados seja sistêmica e possa ser desdobrada em ações efetivas para o negócio.

E você, já utilizava alguma ferramenta para aumentar a taxa de conversão do seu site? Ficou com alguma dúvida ou tem um comentário? Participe e enriqueça nossa discussão!

 

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