Saiba como fazer a gestão de leads em 5 passos

Se você tem uma estratégia ativa de inbound marketing e marketing de conteúdo, então, leads fazem parte do seu dia a dia. Leads são oportunidades de negócio que demonstraram interesse na sua empresa, fornecendo algum tipo de informação relevante, como seu endereço de e-mail, por exemplo.

Para tirar o máximo da sua estratégia de geração de leads, é preciso ter uma gestão ativa desses contatos! Pensando nisso, separamos 5 passos essenciais para você implementar a gestão de leads na sua empresa. Acompanhe!

1. Colete informações de inteligência

O primeiro passo de uma gestão de leads de sucesso é conhecer bem a sua lead. Para isso, é preciso recolher informações relevantes sobre ela, para o seu negócio. Por meio de landing pages com ofertas — e-books, infográficos, white papers —, você oferece conteúdo do interesse da sua audiência, em troca de algumas informações.

Esses dados devem variar de acordo com o seu segmento, processo de vendas e estágio da lead no funil de vendas. Procure pegar as informações que vão ajudar o seu time de marketing a conhecer melhor os usuários e o seu time de vendas a entender como sua empresa pode ajudá-los.

2. Crie um sistema de pontuação para as leads

Para definir quais leads estão mais bem preparadas para realizar uma compra, um sistema de pontuação é muito importante. Ele determina quais usuários estão mais próximos de realizar uma compra dando notas de acordo com as ações dele.

Por exemplo, uma lead que fizer o download de um e-book do meio do funil está mais propensa à compra do que uma que visitou alguns posts e se inscreveu na sua lista de e-mails.

3. Use conteúdo relevante para nutrir suas leads

Para fazer com que as leads avancem pelo funil de vendas e se preparem para realizar uma compra, a nutrição de leads — ou automação de marketing — é excelente.

Ela consiste em uma série de e-mails automatizados, com conteúdos que vão fazer com que esse usuário avance pelo funil. No processo, você também consegue qualificar essas leads de acordo com as ações tomadas nos e-mails.

4. Passe oportunidades concretas para o time de vendas

Agora é a hora de iniciar o processo de venda. Com a pontuação e a nutrição, é possível qualificar essas leads para determinar aquelas que estão mais próximas do fundo do funil de vendas.

Elas são as melhores oportunidades para o time de vendas, já que você possui uma quantidade considerável de informação e essas leads já interagiram bem com o seu negócio.

5. Mensure e otimize o seu processo

Conhecendo suas leads e trabalhando com o time de vendas, é possível determinar o que está funcionando, se a sua pontuação está correta e se seus fluxos de nutrição de leads são realmente eficientes. Por isso, mensure o processo com KPIs relevantes e otimize os pontos que podem ser melhorados.

A gestão de leads é muito importante para tirar o máximo da sua estratégia de geração de leads e de vendas. Organize suas ações para ver resultados expressivos!

Como está a gestão das suas leads? Conte para a gente nos comentários!

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