3 formas de vender mais usando uma estratégia de SEO

O Google é o site mais acessado do mundo e o principal destino do público que busca por produtos e serviços. Dessa forma, ele pode ser um grande direcionador de tráfego (e clientes) para a sua empresa. Para isso, você precisa implementar uma boa estratégia de SEO.

Táticas de marketing digital podem trazer diversos benefícios para os seus resultados, mas é preciso ter um objetivo claro antes de começar. Se o seu foco é vender mais, sem dúvida, uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) será capaz de contribuir para o seu sucesso.

Para contar com uma boa visibilidade que gere vendas, você precisa ter o algoritmo dos sites de buscas trabalhando a seu favor. Certas ações são certeiras para tornar as suas páginas mais fáceis de serem lidas pelo sistema e receberem a prioridade correta entre os resultados de pesquisas.

Contudo, você não sabe muito bem como as técnicas de SEO funcionam? Fique tranquilo: neste post, explicaremos como elas podem ajudar a atrair mais visitantes para o site e vender mais. Confira!

O que é SEO?

A sigla para Search Engine Optimization representa uma série de práticas que visam otimizar um site para obter o posicionamento ideal em mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo. Isso acontece ao preparar o seu conteúdo para que seja mais bem compreendido pelo algoritmo desses buscadores e ganhe a devida importância nas páginas de resultados.

As práticas de uma estratégia de SEO vão desde o uso de ferramentas específicas para essa área até alterações nas configurações do seu site. Tudo isso precisa estar em equilíbrio para que seja possível alcançar mais visibilidade nas principais páginas de buscas da internet.

O SEO funciona porque consiste em “falar a mesma língua” do algoritmo. Esses sistemas se tornam cada vez mais sofisticados, mas, ainda assim, precisam da nossa ajuda para categorizar adequadamente o conteúdo. Ao tornar esse processo mais fácil em seu site, aumentam as suas chances de sucesso.

Como o SEO pode contribuir para as vendas de um negócio?

Precisamos enxergar os mecanismos de busca como instrumentos que permitem compreender a intenção dos usuários de acordo com seus termos de pesquisa. É gigantesco o potencial de vendas que está contido em uma visibilidade aumentada a partir de uma estratégia de SEO.

Quem procura por “filmes em cartaz”, provavelmente tem a intenção de conseguir informações sobre os filmes que estão em exibição no cinema. E quando alguém busca por “câmera digital profissional promoção”, é muito provável que queira comprar uma máquina fotográfica.

E quanto mais tráfego de pessoas com intenção de compra você conseguir atrair para o seu site, maiores serão as possibilidades de elas fecharem negócio. Lembrando que, quanto mais perto do primeiro lugar nos resultados de busca você estiver, aumentam as chances de os usuários clicarem nos seus links.

Quais são as melhores formas de vender mais usando SEO?

1. Crie conteúdo cativante

A função dos sites de busca é justamente prever a intenção do usuário e entregar os resultados em ordem de relevância. E, para definir o quão relevante uma página é, um dos fatores de maior influência é o conteúdo.

Por isso, procure criar páginas com informações completas e úteis sobre os seus produtos ou serviços. Em vez de se concentrar em listar as características deles, seja honesto e explique os benefícios que eles podem trazer para o seu público.

Além disso, invista na criação de conteúdo informativo sobre assuntos da sua área de atuação e até mesmo na divulgação de novidades do seu mercado. Um blog ou a publicação de ebooks são ótimas maneiras de atrair uma audiência com informações interessantes.

2. Escolha as melhores palavras-chave

Antes de produzir um conteúdo, é preciso escolher a palavra-chave que vai representá-lo, desde que esteja de acordo com as buscas do seu público. Buscas feitas na internet se fundamentam quase que exclusivamente nesses termos, então, é necessário pensar neles ao otimizar sua página.

Você se lembra do exemplo que demos sobre a intenção de compra com os termos “câmera digital profissional promoção”? Imagine agora uma pesquisa por “câmera digital 10mp lente 18-55mm promoção”.

São termos ainda mais específicos, que demonstram que o cliente está bem informado e decidido a fazer a compra. Ou seja, quanto mais detalhadas forem as palavras-chave (também conhecidas como palavras-chave de cauda longa), mais qualificado será o tráfego.

Quer descobrir as melhores palavras-chave? Utilize ferramentas como Keyword Tool ou Ubersuggest. Com elas, basta inserir os termos que você deseja pesquisar para contar com sugestões e estimativas de busca e concorrência para cada uma delas.

3. Otimize o título, a URL e descrição da página

Repare que, nos mecanismos de busca, o título, a URL e a descrição são informações às quais normalmente temos acesso antes de decidir se clicaremos ou não para acessar uma página. Para aumentar as suas chances de sucesso, é importante que esses elementos sejam claros e amigáveis.

Por esse motivo, é muito importante prender a atenção do usuário nesse momento. Para contar com bons resultados, certifique-se de realizar as seguintes ações ao configurar as páginas do seu site:

  • escolha um título conciso, mas que revele o tema da página e desperte interesse;
  • defina uma URL amigável — que tenha significado para o usuário e não seja muito extensa (por exemplo, prefira endereços como o deste exemplo: https://flammo.com.br/blog/seo-o-que-e-e-como-funciona/ e não https://flammo.com.br/blog/post.php?id=127);
  • crie breves descrições (meta-descriptions) para suas páginas e inclua nelas uma chamada para ação para incentivar o usuário a clicar (“Clique para saber mais!”, “Descubra clicando aqui!” etc.);
  • procure incluir as palavras-chave em todos os elementos acima.

4. Conte com um bom volume de backlinks

Os sites de buscas se apoiam nos vínculos entre páginas para medir a importância e relevância delas. Se você não tem nenhum link em seu conteúdo, é como se ele estivesse ilhado na internet. Deve fazer parte da sua estratégia de SEO contar com vínculos tanto internamente quanto de fora.

Procure por oportunidades para criar links internos em seu conteúdo. Além de aumentar o tempo de permanência dos seus visitantes, é algo que contribui positivamente para o fortalecimento da sua estratégia de SEO. No entanto, lembre-se de somente inserir pontes onde a conexão fizer sentido.

Para conquistar links de fora, é necessário planejar as suas ações muito bem. Apoiar-se em parceiros é uma boa forma de começar. Também é possível oferecer seu conteúdo como guest post em outros blogs, com a condição de poder fazer links de volta para o seu site.

5. Melhore a experiência de usuário

Nem tudo que se refere a uma estratégia de SEO tem a ver com palavras-chave e conteúdo. Um dos fatores decisivos para o seu sucesso é garantir uma boa experiência de usuário para os seus visitantes. Afinal, o Google sempre busca oferecer resultados de qualidade a quem usa seu serviço.

Evite ter um código-fonte muito pesado, que executa scripts demais em segundo plano. As suas imagens precisam estar devidamente comprimidas para que não comprometam o uso de banda do visitante, também.

Além disso, certifique-se de contar com um site responsivo. Se os seus visitantes têm dificuldades para acessar seu conteúdo de um dispositivo móvel e deixam a página, o Google interpreta essa ação como uma rejeição e diminui a posição do site no ranking.

6. Tenha espaço para conteúdo dinâmico

Quanto mais conteúdo você tiver em seu site, maiores as suas chances de ter bons resultados com uma estratégia de SEO. Afinal, cada página pode obter uma posição de qualidade no ranking dos sites de buscas.

Se o seu site não tem espaço para a publicação de novo conteúdo, ele ficará estagnado, dependendo sempre da otimização das únicas páginas que tem. Por conta disso, pode ser muito vantajoso para a sua estratégia de SEO contar com um blog, por exemplo.

Dessa forma, cada nova publicação feita nesse espaço deverá estar totalmente otimizada para, assim, alcançar boa visibilidade nos sites de buscas. É bem valioso dar ao seu público cada vez novas razões para visitar o seu site.

7. Evite mudar seu domínio com frequência

O Google e os demais sites de buscas se baseiam no nome de domínio de um site para construir a reputação dele dentro do algoritmo. Para obter bons resultados com a sua estratégia de SEO, é necessário apostar na longevidade da sua presença digital.

Mudar o domínio do seu site com frequência vai zerar a sua reputação junto ao Google. Será sempre preciso recomeçar o seu envolvimento com o algoritmo enquanto seus concorrentes podem abrir vantagem sobre você.

Isso é muito comum, por exemplo, em casos de empresas que criam muitos blogs para si na ilusão de obter bons resultados ao aumentar o número de frentes de atuação. Não caia nessa e concentre as suas ações em um único domínio pelo máximo de tempo possível.

8. Fique de olho nas mudanças do algoritmo

Tudo o que você aprendeu até aqui é importante para elaborar a sua estratégia de SEO. No entanto, nada impede que amanhã surjam novas formas de trabalhar com otimização. Afinal, o algoritmo dos buscadores está sempre em plena evolução. É preciso ficar de olho nessas atualizações para se preparar e não sofrer penalidades.

Assim como em qualquer outra área da sua empresa, é essencial acompanhar o que está ocorrendo no mercado de tecnologia. Observe de perto as possíveis mudanças pelas quais passa o algoritmo de buscas e realize as alterações necessárias na otimização do seu conteúdo.

A última grande mudança trazida pelo algoritmo do Google trouxe mais visibilidade a sites responsivos. Ao mesmo tempo, passou a penalizar aquelas páginas que não funcionam bem em dispositivos móveis. Quem não acompanhou a mudança provavelmente teve a sua exposição prejudicada.

Viu só como se dedicar a uma estratégia de SEO pode trazer excelentes frutos para a sua empresa em questão de vendas? Aparecer para mais público com a ajuda da força dos sites de buscas é algo bastante valioso e não é difícil de fazer. Basta seguir cada um dos passos recomendados e manter sempre todo o seu conteúdo otimizado.

E você, conhece outras formas de vender mais usando uma estratégia de SEO? Deixe seu comentário aqui no post e conte para a gente as suas impressões sobre o assunto!

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