Como otimizar sites através de conteúdo

Qual a diferença entre um site de grande destaque nas buscas do Google — que concentra simplesmente mais de 96% das pesquisas no Brasil — e outro sem acessos, que passa longe da primeira página de resultados desse mecanismo? Se você pensou em conteúdo, acertou!

Graças aos critérios de busca do Google, que privilegiam informação de qualidade a fim de facilitar cada vez mais a vida de seus usuários, o conteúdo se transformou no principal diferencial para um negócio ter sucesso na internet. No entanto, não basta sair escrevendo e esperar que o Google venha bater à sua porta.

Se seus textos já são suficientemente brilhantes, é hora de aprender a otimizar sites através de conteúdo. Quer saber como? Então confira:

Defina e introduza a palavra-chave

Não importa se você é super eclético a ponto de escrever otimamente bem tanto sobre esportes quanto sobre gastronomia, é preciso que você se faça a seguinte pergunta: meu site — ou blog ou portal — é sobre o que exatamente? Se não conseguir responder a essa pergunta com uma palavra ou, no máximo, um termo, é sinal de que você não tem uma palavra-chave. E sem palavra-chave fica muito difícil otimizar qualquer conteúdo.

A palavra-chave é aquela que define do que se trata seu conteúdo, tendo mais chances de ser buscada pelos usuários no Google. Quanto mais a palavra-chave for repetida nos títulos, subtítulos, meta-descriptions e descrições de imagens, mais probabilidade tem seu site de aparecer nas primeiras páginas do Google, segundo critérios de Search Engine Optimization (SEO).

Conquiste autoridade no assunto

Se um de seus objetivos é virar referência no tema sobre o qual trata seu site, vai precisar de muito esforço e disciplina para implementar um link building, ou seja, fazer com que outros sites apontem links para o seu. Aí vale usar as redes sociais, listas de discussão e tantas mais ferramentas quanto achar necessárias. E o melhor disso é que o link building é entendido pelo Google como seu grau de autoridade sobre o tema.

Em suma, para otimizar sites através de conteúdo, não basta escrever um ou dois posts e esperar, ao longo do ano, que os acessos aconteçam naturalmente. Principalmente se contar com um blog, é necessário estabelecer uma rotina regular de postagem e compartilhamento, uma vez que quanto mais conteúdo for atualizado, maior será o fluxo de leitores e mais gentil o Google será com você!

Meça e avalie resultados

Seu blog é sobre rock, mas seu post com maior número de acessos é justamente aquele em que você fala sobre trilhas sonoras de filmes? Vale ficar de olho no que isso pode querer dizer! Não tem como otimizar sites através de conteúdo se você não tiver um feedback a respeito do que funciona e do que está deixando a desejar em termos de números concretos.

Para conferir a performance dos posts, a solução prática — e, o que é melhor, gratuita — é inscrever a página no Google Analytics. A partir dos dados do Analytics, você poderá investir no conteúdo que está efetivamente dando certo para, assim, atrair um fluxo de visitantes cada vez maior. Não tem segredo: dê aos usuários aquilo que eles querem e eles voltarão!

Essas são apenas algumas dicas para otimizar sites através de conteúdo. Podem parecer complicadas, a princípio, mas, com um pouco de prática e boa vontade, ficam imperceptíveis ao serem incorporadas ao processo de produção de conteúdo, afinal, conteúdo e SEO nada mais são que grandes aliados dentro desse gigantesco universo de possibilidades chamado Google.

E então, ficou ainda alguma dúvida sobre como otimizar sites através de conteúdo? Conhece outras dicas? Comente aqui e compartilhe suas impressões e experiências conosco!

CTA SEO para Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *