O objetivo de qualquer empresa com fins lucrativos é, obviamente, vender o máximo possível. No entanto, conseguir isso não é tarefa fácil, ainda mais diante de uma situação econômica difícil como a do Brasil no momento. Então, qual a saída dessa encruzilhada? A resposta é simples: utilizando as melhores estratégias de marketing para vender mais, é claro! Mas você sabe como fazer isso? Continue acompanhando e descubra!
1- Aposte no smarketing
Empresas que possuem equipes de vendas e marketing trabalhando juntas, em sinergia, tendem a obter um crescimento consideravelmente maior. O smarketing é uma estratégia utilizada pelas empresas para conseguir unir os dois departamentos com um único propósito: vender mais!
Ele funciona da seguinte forma: a equipe de marketing trabalha para gerar leads qualificados através de várias estratégias e os entrega ao setor de vendas para que esse finalize o processo, ou seja, feche a compra com o cliente, completando o ciclo.
2- Invista em marketing de relacionamento
Hoje com a concorrência do mercado acirrada e com clientes ainda mais exigentes, manter boas relações com a clientela é imprescindível. Utilizar-se de estratégias que consigam manter o cliente em contato e fiel a sua marca é o segredo para o sucesso de qualquer negócio.
É preciso criar uma relação duradoura e de confiança para que ele volte a comprar. Nessa etapa do marketing de relacionamento é que entra o trabalho da jornada do consumidor, um conjunto de ações utilizadas com intuito de engajar o cliente à sua empresa, ou seja, vender e conseguir torná-lo um defensor de sua marca no mercado.
Outra forma de fazer marketing de relacionamento que gera ótimos resultados é através das redes sociais. Além de possuírem um excelente custo benefício, é uma das estratégias de inbound marketing mais eficazes para interagir, gerar leads e converter vendas.
3- Trabalhe com e-mail marketing
Uma ferramenta também muito utilizada no marketing digital para aumentar as vendas de uma empresa é o e-mail marketing — uma estratégia altamente rentável e com custo baixíssimo.
O e-mail marketing é uma maneira de conseguir segmentar potenciais clientes, pois somente aqueles que estiverem realmente interessados no que você tem a oferecer terão confiança de passar seus dados para receber o benefício que você está disponibilizando.
Construir sua lista de e-mails pode demorar um pouco, mas não se preocupe com isso. É mais importante ter uma lista com 10 clientes com potencial de compra do que uma lista com 100 clientes que não agregam nenhum valor ao seu negócio.
A melhor estratégia para trabalhar com e-mail marketing e fidelizar clientes é oferecendo conteúdos relevantes e que atendam seus anseios. Dê a eles mais do que eles esperam receber e tenha um cliente fiel e satisfeito por muito mais tempo.
4- Utilize o inbound marketing
Todas as dicas de marketing dadas aqui são bastante importantes, mas essa não poderia ficar de fora: o marketing de atração ou inbound marketing, como muitos preferem chamá-lo. Trata-se do marketing permissivo, que atrai o público-alvo ao invés de se impor a ele.
Embora muitas empresas ainda só invistam dinheiro em estratégias de outbound marketing — o marketing feito em jornais, televisão, telemarketing e outros meios tradicionais de publicidade —, o inbound marketing tem se mostrado uma ótima estratégia de marketing para conseguir vender mais, pois utiliza técnicas mais sutis e persuasivas para chegar até o cliente.
E aí, pronto para colocar essas dicas de marketing em prática? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!
Olá, achei esse site muito bom, parabéns à toda equipe.
Vejo que o marketing digital ainda tem muito futuro.
Voltarei outras vezes, obrigado.