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5 lições de marketing que você pode aprender com a Netflix

5 lições de marketing que você pode aprender com a Netflix

Para que o seu negócio dê certo é preciso muito planejamento, pesquisa e a criação de estratégias que estejam de acordo com seu público-alvo e área de atuação.

Com a Netflix não foi diferente. Principal serviço de TV por Internet em todo o mundo, essa gigante não poupou criatividade e esforços para atrair e encantar o seu público, seja na forma de interagir por meio das redes sociais ou da qualidade do serviço ofertado.

A Netflix é um case de sucesso em que você pode se inspirar — e não tem nada melhor do que aprender com quem tem muito a ensinar, não é mesmo?

Confira as 5 lições de marketing que separamos!

1. Seja inovador

Em 2006, a empresa promoveu o Netflix Prize, concurso que daria 1 milhão de dólares para quem fosse capaz de aprimorar em pelo menos 10% a plataforma usada.

A iniciativa é conhecida como crowdsourcing, em que diferentes pessoas trabalham de forma voluntária e colaborativa em um mesmo ambiente e projeto, em prol de um mesmo objetivo — neste caso, além do prêmio, o ganhador do projeto proporcionaria melhorias na já famosa plataforma da empresa.

Você já pensou nesse tipo de estratégia? O uso do crowdsourcing pode ser o que está faltando para sua empresa deslanchar no mercado por meio de uma iniciativa inovadora.

2. Saiba o que o seu público quer

Caso você já tenha experimentado a Netflix, sabe que é preciso responder a algumas perguntas sobre que tipo de conteúdo você prefere. Através dessa segmentação, a empresa consegue recomendar o que julga ser do seu interesse.

Essa segmentação também é muito importante para que você desenvolva as suas estratégias de marketing. Dependendo do estágio do funil de vendas em que o seu possível cliente está, a forma como você o abordará e o conteúdo disponibilizado serão diferentes. Se o consumidor for bem nutrido ao longo de sua trajetória, certamente estará apto a comprar quando chegar a hora.

3. Crie conteúdo original

Seja original, pesquise, saiba o que o seu público quer e ofereça isso a ele com qualidade. Depois de ganhar terreno no dia a dia das pessoas, disponibilizando apenas o que outras empresas produziam, a Netflix surpreendeu com suas produções originais.

Em 2013, para competir de igual para igual com empresas televisivas consolidadas no mercado, como HBO e Showtime, a empresa sabia que perder a qualidade do que estava produzindo não era uma opção. Desde então, várias produções originais foram lançadas, como House of Cards, Narcos, Orange is the New Black e até as séries feitas em parceria com a Marvel — Demolidor e Jessica Jones — que foram extremamente elogiadas e consumidas.

Dessa maneira, uma das lições de marketing mais relevantes é investir em marketing de conteúdo para se tornar referência em sua área de atuação. Crie um blog, escreva artigos que solucionem o problema do seu potencial cliente e, por meio de seus conhecimentos, o eduque sobre seus produtos e serviços. Com essa estratégia você passará credibilidade, profissionalismo e também estreitará os seus laços com seu público.

4. Aposte na interação por meio das redes sociais

A equipe de social media da Netflix não deixa passar uma oportunidade para gerar engajamento. Consciente de que, para muitos dos assinantes, assistir séries é sagrado, na campanha “Os dez mandamentos da Netflix”, atores das suas principais séries apresentavam 10 mandamentos para quem vê séries.

Por isso, não basta apenas criar uma conta em algumas redes sociais. Você precisa se mostrar atuante, interagindo de maneira próxima e personalizada, até mesmo quando alguém se mostrar insatisfeito — nesses momentos, você deve encontrar a melhor forma para lidar com a situação, resolvendo o problema do seu cliente.

5. Encante o seu público-alvo

Quando a Netflix oferece o seu serviço gratuitamente por um mês, ela te dá a chance de experimentá-lo para ver se você realmente gosta do que ela disponibiliza. Esse teste pode ser o que faltava para que um consumidor indeciso fechasse negócio. Pense no que você pode fazer para atrair e fidelizar um cliente — testes gratuitos, consultorias, conteúdo exclusivo? As possibilidades são muitas!

Bônus: Foque no longo prazo

Por mais disruptivo e inovador que o Netflix possa parecer, estamos falando de uma empresa que começou em 1997. Muito antes da internet se consolidar, de todos nós termos smartphones e do streaming virar commodity e permitir que os consumidores possam assistir vídeos online sem se preocupar com a velocidade da conexão.

Nesse meio tempo, a empresa saiu de entregar DVDs pelo correio para aprimorar a entrega de vídeo ondemand, sempre focando no seu público e na sua proposta de valor. E, como você viu nos cinco itens acima, o Netflix continua abordando todos esses aspectos.

A grande razão para essa longevidade e constante inovação é o olhar para o futuro. O foco no longo prazo. A empresa de streaming pauta suas ações gerais focando no retorno incremental, no pequeno crescimento mês a mês, mas que se torna um grande crescimento em anos.

Essa é uma lição de marketing que precisa ser aprendida por toda e qualquer companhia. Não se limite a fazer ações rápidas, curtas e que geram retorno somente pontual. Aposte em construir relevância, autoridade e produzir conteúdo de forma que a sua empresa vire referência. Foi assim que o Netflix se tornou líder no segmento.

Na prática, quando falamos de longo prazo em marketing digital, estamos falando de SEO. Mas isso é assunto para outro post.

Conseguiu aprender algumas lições de marketing com a Netflix? Não deixe de se cadastrar na nossa newsletter e receber novidades todas as semanas!

Um comentário para “1”

  1. A forma que você aborda seu cliente apresentar o seu melhor produto.
    Disponibilizar melhores series, filmes e variedades de programas para todas as idades, atingir seu publico alvo pela melhor qualidade de serviço mostrar que o seu produto tem um diferencial, plataforma que você pode estar criando seu Blog com noticias recentes e exclusivas.
    Criar as melhores postagens com engajamento mantendo sempre o melhor serviço que a concorrência para ser líder de mercado .
    Sempre resolvendo da melhor maneira o cliente que se sentir insatisfeito com o serviço ,mostrando a eficácia do problema solucionado.

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