Nosso site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência de navegação. Política de Privacidade

8 motivos para você investir em conteúdo rico para a sua empresa

8 motivos para você investir em conteúdo rico para a sua empresa

A produção de conteúdo rico é um tema muito discutido. Hoje, felizmente, muitas empresas já investem em materiais robustos e de maior valor para os usuários, usufruindo, assim, de todos os benefícios dessa estratégia de marketing.

Disponíveis em diversos formatos, esses conteúdos ajudam empresas a crescerem exponencialmente, criarem oportunidades de negócio e até a aumentar a autoridade e relevância de suas empresas no mercado que estão inseridas.

Se ainda não sabe se sua empresa precisa produzir conteúdo rico, esse artigo é para você. Confira os principais benefícios dessa ação para o sucesso do seu negócio.

1. Desenvolver autoridade

Um dos benefícios mais marcantes do investimento em conteúdo rico é o crescimento da autoridade. Quando há produção de materiais robustos e completos que ajudam a educar o mercado, você transforma a sua empresa em uma referência, aumentando a visibilidade dela como uma organização confiável e se transformando na melhor opção para o cliente no momento da compra do produto ou contratação do serviço.

2. Gerar e nutrir leads

Conquistar novos leads e ter material de qualidade para nutri-los é fundamental. Nessa tarefa, o conteúdo rico é imprescindível.

No primeiro momento, ele te ajudará a atrair cada vez mais pessoas que têm interesse no seu mercado de atuação e, possivelmente, no seu produto/serviço.

Na medida que essas pessoas vão aparecendo, você poderá usar conteúdo rico de outras profundidades (como materiais mais complexos e específicos) para nutri-las, ajudando-as a caminhar até o fundo do funil de forma orgânica, chegando com cada vez menos objeções ao momento de compra.

3. Criar engajamento com o público

Criar engajamento com o público é mais um dos benefícios do conteúdo rico. Com ele, é possível fazer com que os seus leitores mantenham um bom envolvimento com a sua empresa, baixando novos materiais, comentando e recebendo e-mails em fluxos de nutrição bem elaborados.

O engajamento ajuda a criar uma presença firme na mente do seu público que, agora que conhece a sua empresa, pode considerá-la no momento de decisão de compra.

Quem não é visto, não é lembrado, e é por isso que você precisa estimular ao máximo o engajamento e envolvimento do seu público com os conteúdos que são criados pela sua empresa.

4. Aumentar o número de conversões

O investimento em conteúdo rico ajuda a aumentar o número de conversões. A qualidade e segmentação desses leads vai depender de como é feito o seu material.

Os conteúdos de assuntos muito amplos podem trazer leads que não têm muito fit com a sua empresa, uma vez que possuem um alcance mais abrangente.

Já os conteúdos de profundidade média vão trazer pessoas que estão no processo de pesquisa e entendimento de suas dores e necessidades. São elas que, em breve, podem considerar a compra de algum de seus produtos.

Por fim, os conteúdos mais fundo de funil, caracterizados por materiais bem segmentados e específicos, trazem pessoas que estão mais próximas do momento de decisão de compra, e estão procurando por informações mais pontuais sobre o seu produto ou serviço para se decidirem.

5. Conhecer melhor sua persona

O interessante do investimento em conteúdo rico é a possibilidade de segmentar e entender ainda mais os seus possíveis clientes.

No primeiro momento, conseguimos acompanhar quais são seus maiores interesses considerando a taxa de conversão. Depois disso, é possível entender quais são suas maiores dúvidas, quais são suas objeções de compra, suas necessidades, o que mais agrada a esse público e, com isso, criar uma comunicação cada vez mais precisa e eficiente.

Uma outra vantagem é a possibilidade de segmentar por interesse e descobrir qual serviço ou produto tem tido maior busca no mercado. Com essa informação em mãos, sua empresa pode otimizar o catálogo, trabalhar uma comunicação bem direcionada e até otimizar a prospecção de clientes por meio de ações diferenciadas, focadas na real necessidade do consumidor.

6. Educar o mercado e reduzir as objeções de compra

Quando o seu mercado está educado sobre os benefícios e possibilidades dos seus produtos e serviços, as objeções de compra desaparecem naturalmente.

Além disso, a medida que você conhece o seu cliente e suas necessidades, é possível entender quais são suas maiores dificuldades e o que eles realmente precisam e estão procurando.

Juntando essas informações com o conhecimento da sua equipe de vendas, que está na linha de frente com os possíveis clientes, é possível criar conteúdos focados justamente nas objeções, quebrando essas dúvidas e transformando a sua empresa na melhor solução para o problema enfrentado.

7. Encontrar novas oportunidades de negócio

A criação de conteúdo rico também ajuda a encontrar novas oportunidades de negócio.

Como dissemos, quanto mais você conhece o seu público, mais sabe sobre suas necessidades, dificuldades, demandas, desafios e expectativas em cima do seu produto ou serviço.

Com todas essas informações em mãos, você pode trabalhar seu negócio de forma estratégica:

  • otimizando um produto/serviço que já existe;
  • criando produtos/serviços que ainda não existem mas que possuem uma busca considerável pelo seu público;
  • reforçando seu diferencial competitivo;
  • criando uma comunicação mais precisa.

8. Oferecer um conteúdo mais completo para o usuário

Hoje, é fácil achar informações na internet, mas será que todos esses materiais realmente são de qualidade e rebatem as dúvidas e questionamentos dos leitores?

Quando você oferece um material completo e diferenciado, é possível aumentar a relevância dos seus conteúdos, aumentando a taxa de retorno daqueles leitores e a confiança desses visitantes na sua empresa.

O resultado? Conteúdos completos geram maior autoridade que, por sua vez gera mais confiança e, finalmente, mais oportunidades de venda.

O conteúdo rico é uma ferramenta valiosa para as empresas que sabem utilizá-lo de forma estratégica. Com tantos benefícios, por que não começar a investir nesse material agora mesmo?

Conteúdos ajudam a sua empresa a transformar a realidade: aumentam as oportunidades de negócio, melhoram a autoridade, fortalecem a relevância e podem transformar seu negócio em uma verdadeira referência de mercado.

O trabalho de SEO, junto aos conteúdos, é a chave para que os resultados sejam alcançados de forma mais duradoura e consistente. Que tal entender mais sobre o tema? Leia nosso artigo Primeira página do Google: saiba porque é importante estar lá!

Banner Diagnóstico Gratuito SEO
Postado em SEO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conte um pouco sobre seu contexto para ajudarmos você a gerar mais resultados online:

Responderemos em até 2 horas úteis.

Faça uma busca