Entenda como gerar visibilidade nas buscas orgânicas para aumentar as vendas

O que define o sucesso da sua empresa na internet para você? Um bom volume de vendas? Um fluxo contínuo de novos clientes? A possibilidade de fidelizar mais público? Contar com boa visibilidade nas buscas em sites como o Google pode oferecer o impulso de que você precisa para aprimorar resultados como esses.

Se não é fácil encontrar o seu site ao pesquisar por termos relacionados a ele no Google e demais mecanismos de buscas, então, vale soar o sinal de alerta e implementar uma estratégia competente dedicada a reverter esse quadro. Afinal, se você não fizer isso, seus concorrentes certamente estão aproveitando para se destacar.

A internet pode trazer um impulso considerável aos seus negócios. Mas, para isso, é necessário aproveitar corretamente os recursos oferecidos por ela. Não basta apenas ter uma presença online — você também precisa de um site otimizado para ser encontrado com facilidade pelos buscadores e, consequentemente, potenciais visitantes. Siga conosco para entender como fazer isso!

Por que é importante ter uma boa visibilidade nas buscas?

Você sabia que o Google é o site mais acessado da internet em todo o mundo? Isso faz com que ele seja o principal direcionador de tráfego para a maioria das páginas da web, independentemente da área de atuação e tema. Portanto, se você quer ter um fluxo contínuo de visitantes, precisa aparecer no Google.

Se o seu potencial cliente busca por um termo relacionado ao seu negócio e não encontra a sua empresa entre os principais resultados, ela logo se torna irrelevante para essa audiência. Se você quer fazer com que sua marca seja referência em sua área de atuação, portanto, ela precisa estar visível nos sites de buscas.

Isso também tem um efeito na confiança dos seus clientes. Se eles não encontram seu site com facilidade, dificilmente terão segurança para fechar negócio se chegarem até ele de outra forma. Com cada vez mais concorrência em diversos segmentos, pode ser que você não tenha uma segunda chance para impactar essas pessoas.

Como otimizar o seu site para os mecanismos de busca?

Tendo em vista a importância de contar com boa visibilidade nas buscas para alcançar os seus objetivos, você precisa ter um plano focado nisso. Certas ações no desenvolvimento e na manutenção do seu site conseguem garantir posições melhores entre os resultados de sites como o Google.

O funcionamento de uma estratégia focada em otimização consiste em facilitar o trabalho do algoritmo do Google ao ajudá-lo a entender o conteúdo de cada página. Quanto mais facilidade ele tem, melhor conseguirá catalogar o material em seu rico banco de dados e oferecê-lo para as audiências corretas.

Para contar com bons resultados, vale a pena estruturar um planejamento focado em otimização. É necessário implementar uma série de mudanças no seu conteúdo para garantir bons retornos, e organizar todas essas ideias é essencial para aumentar as suas chances de sucesso.

Veja a seguir as principais formas de otimizar o seu site para os mecanismos de busca:

1. Escolha as palavras-chave certas

Uma estratégia de SEO com o intuito de fazer o seu site aparecer mais no Google precisa se basear no uso das palavras-chave corretas. As pessoas fazem buscas baseadas nos termos de que necessitam, então, você tem que se antecipar e preparar o seu conteúdo para receber os acessos de quem pesquisa pelas palavras referentes ao seu negócio.

palavra-chave precisa estar presente em uma boa quantidade em suas páginas, mas tome cuidado para não exagerar. O algoritmo do Google é capaz de perceber tentativas de forçar o uso desses termos e pode penalizar seu site se perceber tal postura.

Portanto, a dica é usar a palavra-chave de forma orgânica. Deixe que ela apareça naturalmente onde for necessário. Se estiver difícil incluí-la no contexto, pode ser que você precise rever a escolha dela para a página em questão.

2. Faça uma otimização interna

Uma boa estratégia de SEO on-page é essencial para a sua visibilidade nas buscas. O algoritmo de sistemas como o Google precisa ser capaz de compreender o assunto das suas páginas para dar a devida importância a elas em pesquisas relacionadas. Isso se faz por meio da configuração do seu conteúdo.

O termo SEO on-page se refere a todas as iniciativas que você deve realizar no seu próprio conteúdo, ou seja, em suas páginas. Assim, envolve garantir que cada elemento do seu código-fonte esteja otimizado para a leitura dos buscadores e oferecer uma experiência de qualidade aos visitantes.

Não tente burlar o sistema ao adotar táticas que prometem sucesso rápido, já que o preço é bastante caro: você pode ter o seu conteúdo severamente penalizado pelo Google. Não vale a pena arriscar, já que os esforços de SEO necessários não são complexos e garantem ótimos resultados.

3. Conquiste backlinks

A sua visibilidade nas buscas pode ser impulsionada se o algoritmo do Google entender que o seu site tem relevância para a web. Isso é percebido a partir da quantidade de links que ele recebe de outros sites. Portanto, você precisa estruturar uma estratégia voltada para conquistar esses vínculos, que são chamados de backlinks.

A criação de guest posts em blogs de parceiros é uma ótima forma de obter backlinks. É uma troca em que você oferece um conteúdo com a condição de fazer alguns links para o seu site original. Outra possibilidade envolve atuar em comunidades como fóruns ou grupos ao oferecer conteúdo relevante do seu site.

Também é importante contar com um bom número de links internos. Consulte as suas páginas em busca de oportunidades para criar vínculos entre elas, sempre que o assunto permitir. Isso não só contribui para a sua otimização como pode aumentar o tempo de permanência do visitante em seu site.

4. Use títulos criativos e otimizados

Os títulos das suas páginas têm o papel essencial de fisgar a atenção de quem está vendo o seu site entre os resultados de buscas. Por mais otimizadas que sejam as suas páginas, também é necessário conhecer bem o perfil do seu público para criar títulos capazes de convencê-lo a clicar.

Prometa entregas tangíveis em seus títulos. Evite promessas vagas que não expressam valor. Se o seu potencial visitante entende o que ele vai ganhar em troca ao acessar seu site, as suas chances de sucesso ficam bem maiores.

Certifique-se de usar a sua palavra-chave no título, de preferência no começo dele. Trata-se de um dos critérios mais importantes para estar na primeira página do Google que você precisa considerar ao planejar a redação das suas páginas.

5. Escolha palavras-chave de cauda longa

O uso de palavras-chave estratégicas é um dos pilares mais importantes de SEO. No entanto, você precisa ser capaz de ir além dessa premissa e começar a investir em palavras-chave de cauda longa. Elas costumam ser mais específicas e atrair uma audiência muito mais qualificada para o seu site, aumentando sua taxa de sucesso.

Por exemplo, “lojas de sapatos” é uma palavra-chave convencional, que pode ser difícil de emplacar com o seu conteúdo devido ao grande volume de buscas. Aqui, o melhor caminho é seguir com uma palavra-chave cauda longa, como “lojas de sapatos esportivos em Perdizes”. Viu só como ela é mais específica?

Ao trabalhar dessa forma, você tem a garantia de que todos os visitantes que chegarem ao seu site querem exatamente o que ele oferece, que são sapatos esportivos para quem está na região de Perdizes. O alcance é menor, mas você consegue atingir mais gente interessada em seus produtos de maneira proporcional.

6. Tenha um site responsivo

Nem tudo relacionado à otimização do site para visibilidade nas buscas se refere a configurar o seu código-fonte e adaptar a redação das suas páginas. Como o intuito do Google é sempre oferecer a melhor experiência aos seus visitantes, você precisa garantir que a navegação do seu site tenha qualidade.

Uma forma de fazer isso é tendo um layout responsivo. Se o seu site não funciona corretamente em dispositivos móveis, você estará alienando boa parte da sua audiência. Além disso, pode ter o seu conteúdo penalizado pelo Google, que passou a dar prioridade a páginas que funcionam bem em todo tipo de aparelho.

Lembre-se de não restringir o acesso a funções importantes em uma versão mobile alternativa. Um bom layout responsivo é capaz de adaptar o conteúdo sem que ocorram perdas de informação e o seu visitante possa desfrutar de tudo a partir de qualquer dispositivo.

7. Otimize as imagens do site

Não é só o texto das suas páginas que precisa ser otimizado — isso se aplica também às imagens delas. Ao usar certas tags, é possível ajudar o algoritmo do Google a entender do que se trata aquela foto e garantir que ele dê a devida importância a ela e ao seu site entre os resultados de pesquisas.

Trata-se da tag alt, que pode ser facilmente acessada e configurada a partir de sistemas como o WordPress. Nela, insira uma descrição objetiva da imagem e certifique-se de usar a palavra-chave em foco daquela página. Não confunda a alt tag com a legenda, já que seus objetivos são diferentes.

Otimizar suas imagens também tem outro significado igualmente importante: garantir que elas não sejam pesadas demais para não prejudicar a experiência do visitante em um carregamento lento. O Google penaliza aquelas páginas que demoram muito a abrir, portanto, certifique-se de usar imagens mais leves e comprimidas.

8. Pense em longo prazo

Trabalhar com foco em visibilidade nas buscas não é algo que acontece da noite para o dia. Na verdade, trata-se de uma atividade que deve fazer parte da rotina da sua empresa em longo prazo. Não basta se preocupar com otimização agora e largar mão desse esforço no futuro. Você precisa se dedicar continuamente a essa tarefa.

A cada conteúdo inédito publicado em seu site, é necessário garantir que ele esteja devidamente otimizado. Se uma parte não estiver ajustada, todo o restante pode ser prejudicado. Para ajudar nisso, você pode usar um checklist baseado nessas dicas e usar um padrão organizado.

Além disso, todos os dias podem surgir novas atualizações do algoritmo do Google, que mudam a forma com que otimizamos conteúdo. Se você não se adequar a essas transformações, pode acabar tendo o alcance das suas páginas penalizado.

Como monitorar seus resultados de visibilidade nas buscas?

Não basta implementar os esforços certos para garantir mais visibilidade nas buscas do Google. Você também precisa se certificar de que está conseguindo obter bons resultados com essa iniciativa. Felizmente, existem alguns métodos que ajudam bastante a ter certeza de que sua estratégia está gerando retornos de qualidade.

O segredo está em monitorar a evolução da autoridade da sua empresa em relação a buscas por termos referentes à área de atuação dela. Isso significa que ela aparece como sugestão por quem procura pelo tipo de produto ou serviço que oferece. Se isso não ocorre, é como se fosse irrelevante para o seu público-alvo.

Escolha um número de palavras-chave que são importantes para o seu negócio e registre qual a posição do seu conteúdo nas buscas delas. Periodicamente, faça uma comparação do ranqueamento no Google para perceber a sua evolução. Dependendo da eficácia da sua estratégia, pode ser que o seu ritmo de crescimento seja mais rápido ou não, portanto, faça ajustes quando necessário.

Vamos começar?

Agora que você já sabe da importância de contar com visibilidade nas buscas e de que maneiras garantir isso em sua atuação na web, está na hora de dar início ao trabalho de otimização. Comece levando em consideração quais são os termos mais estratégicos para os seus objetivos e faça uma análise geral em seu site para encontrar oportunidades de melhorias.

Aproveite cada uma das dicas acima para estruturar o seu plano de ação, considerando as particularidades e as necessidades da sua empresa, para contar com um planejamento capaz de gerar os resultados de que você precisa.

Lembre-se ainda de manter a sua estratégia em plena evolução e adapte-se quando surgirem atualizações e novas técnicas capazes de aprimorar ainda mais os seus resultados. E claro, fique de olho na visibilidade nas buscas que os seus concorrentes têm e de que forma é possível ficar à frente deles.

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