Afinal, quais são as responsabilidades de uma agência de marketing digital?

Hoje, o investimento em marketing digital é uma necessidade para empresas que querem crescer e fazer a diferença no mercado.

Para que você, enquanto empresário, não tenha que passar pelo pesadelo de trocar de agência todo ano, é preciso conhecer as responsabilidades de uma agência de marketing digital, além de entender como cobrar cada uma dessas ações.

Para te ajudar a clarear a mente e encontrar uma agência de qualidade, separamos algumas das responsabilidades mais básicas de uma agência de marketing digital. Acompanhe!

Realizar o estudo de personas

Uma das primeiras tarefas da sua agência de marketing digital é realizar o estudo de personas. Esse estudo irá ajudar a aprofundar no seu público alvo — esqueça aquela ideia de que seu público pode ser definido em uma linha. É preciso entender quais são os perfis de público ideal para a sua empresa; descobrir quais são suas maiores dificuldades, necessidades e objeções de compra.

Esse estudo também irá ajudar a identificar os melhores canais de comunicação para que sua estratégia seja bem estruturada.

Organizar e gerir sites e blogs

Também está entre as responsabilidades de uma agência de marketing digital o cuidado com sites e blogs dos clientes. Ela, detentora de conhecimento de mercado, precisa utilizar de sua expertise para melhorar a conversão nessas páginas.

Nesse momento, são feitos trabalhos de SEO on page, testes A/B para otimizar a conversão, criação de conteúdos relevantes, etc.

Cuidar da gestão de redes sociais

Independente de qual seja o seu modelo de negócio, estar nas redes sociais é fundamental para melhorar a relação da empresa com os clientes. O que irá variar, nesse momento, é em qual rede social você vai estar.

No entanto, independente da escolha, é preciso que a sua agência faça uma boa gestão de conteúdos e relacionamento com os clientes.

Criar anúncios e realizar pesquisas de palavra-chave

Uma outra tarefa das agências de marketing digital é a criação de anúncios para mecanismos de busca e redes sociais. É uma das responsabilidades da sua agência de marketing digital trabalhar com a conversão em vendas.

Junto à isso, é preciso realizar também uma pesquisa de palavras-chave para que descobrir quais termos são os mais interessantes para criar os anúncios e aumentar as suas vendas.

Aumentar a lucratividade da empresa

E, claro, aumentar a lucratividade da empresa é uma das responsabilidades da sua agência de marketing digital.

Nessa hora, encontramos principalmente a otimização dos investimentos através da mensuração de resultados e da redução do custo de aquisição de clientes.

A agência precisa acompanhar os resultados das ações e descobrir quais delas realmente estão dando resultados palpáveis para o seu negócio. Sabendo as que estão mais lucrativas e as que estão menos, é possível redirecionar os investimentos para manter os números em uma crescente.

Por outro lado, otimizar os investimentos para que cada cliente tenha um custo menor para a sua empresa é fundamental para que você comece a ter uma maior rentabilidade.

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