Aprenda a calcular o ROI no marketing digital

Garantir a presença online parece uma tarefa fácil tendo em vista as inúmeras ferramentas e portas abertas às empresas para a divulgação de seus negócios. Além do fácil acesso e o baixo custo, um dos grandes diferenciais do marketing digital é facilitar a mensuração das ações, permitindo conhecer os passos dos consumidores e otimizar campanhas online para gerar mais resultados.

Uma das métricas mais importantes para mensurar se seus esforços no universo online estão realmente gerando resultados é calcular o ROI no marketing digital. Não sabe o que é isso? Então acompanhe o nosso post de hoje e descubra o que é o ROI e como calculá-lo!

O que é ROI no marketing digital?

O ROI (return over investment) caracteriza a mensuração de retorno em relação ao dinheiro investido em determinadas ações e canais no ambiente mensurável da internet. Basicamente, essa métrica permite identificar o quanto você ganhou em relação à quantidade de dinheiro investida na campanha.

Suponhamos que, nos últimos 30 dias, você investiu R$100,00 em uma campanha no Google Adwords. Acompanhando os resultados, você identificou que essa campanha gerou 5 vendas, resultando em um retorno de R$500,00. A partir destes dois dados é possível calcular o ROI dessa ação de marketing.

Como calcular o ROI?

A fórmula do ROI delimita a relação do lucro e investimento da seguinte forma:

(lucro do investimento – custo do investimento)/custo do investimento

Se levarmos em conta o exemplo anterior, o cálculo seria feito da seguinte maneira:

(R$500,00 – R$100,00)/R$100,00 = 400%

Ou seja: a cada R$1,00 investido, você ganhou R$4,00. Isso quer dizer que a sua campanha foi um sucesso!

Você pode calcular o ROI de acordo com cada canal de investimento e atividade realizada, comparando resultados de investimento em diversos canais (links patrocinados, newsletters, comparadores de preço, redes sociais etc.) e identificando em qual deles você consegue maiores resultados com o menor investimento.

Desta forma, é possível prever novos investimentos de forma mais pontual e inteligente, sem perder dinheiro e aumentando as vendas do seu negócio!

CAC e LTV: por que essas métricas são importantes?

Além do ROI no marketing digital, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e o Life Time Value (LTV) são informações importantes a se considerar na visão macro dos investimentos.

O custo de aquisição de clientes (CAC) permite identificar quanto a sua empresa está pagando por cada um dos clientes. Já o life time value mede quanto tempo o seu cliente passa junto à sua empresa, fazendo o investimento de aquisição retornar em lucros para o seu negócio.

Por exemplo: se sua empresa possuir um CAC de R$500,00 e o cliente passa apenas 3 meses junto aos seus serviços, pagando R$100,00 de mensalidade, o seu custo de aquisição ultrapassou os resultados do cliente junto ao seu negócio — nesse caso, você teve um prejuízo de R$200,00).

Vale manter-se atento a todas essas métricas no acompanhamento do investimento nos canais pensando nos resultados reais para o seu negócio a longo prazo. Para mensurar as suas ações e conseguir calcular o ROI no marketing digital, ferramentas como o Google Analytics ajudam a organizar os dados e pensar de forma estratégica em seu negócio.

Quais métricas você acompanha em suas ações de marketing digital? Deixe um comentário, queremos saber a sua opinião!

 

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