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Case: mais de 50.000 visitas orgânicas para a SST

Case: mais de 50.000 visitas orgânicas para a SST

Esse é um case que traz muito orgulho para nós, principalmente porque derruba um dos principais mitos dos projetos de SEO:

“Só empresas grandes e com muita verba de marketing conseguem investir em SEO.”

A SST – Segurança e Saúde no Trabalho – é uma empresa com mais de 15 anos de atuação, localizada na cidade de Betim-MG, cujo foco é ajudar organizações com os processos de medicina e segurança do trabalho.

Como você deve saber, é exigido de toda e qualquer empresa pelo Ministério do Trabalho um programa de controle dos riscos ocupacionais (PCMSO), no qual é detalhado quais exames devem ser feitos periodicamente pelos funcionários e quais riscos os trabalhadores enfrentam no seu dia a dia dentro da empresa.

Sabe aquele exame que você faz antes e depois de sair de uma empresa? Pois é. Isso faz parte do trabalho da SST.

O problema do segmento

O problema do segmento

Como você pode imaginar, o trabalho da SST é uma commodity: uma necessidade básica de qualquer empresa.

Ou seja, demanda não falta, e a concorrência acaba se balizando pelo preço.

Isso dificulta o interesse desse tipo negócio em marketing (principalmente em SEO), já que basta colocar um vendedor na rua para oferecer os produtos.

Afinal, com o argumento de que você pode ser multado pelo Ministério do Trabalho, não é difícil conseguir que a empresa peça pelo menos uma cotação.

No entanto – muito por insistência nossa – a SST se comprometeu a disponibilizar um investimento mensal, até sem muita expectativa, porque a cultura interna de marketing era inexistente e eles já contavam com o trabalho comercial tradicional.

Identificando as oportunidades

Identificando as oportunidades

Com um pouco de alinhamento e pesquisa, rapidamente percebemos o potencial do projeto.

O fato é que tudo que envolve questões trabalhistas – tanto do ponto de vista das empresas quanto dos funcionários – levanta muitas dúvidas e interesse, e por essa razão o volume de buscas por termos como “exame admissional”, “atestado de funcionário”, “exame médico de trabalho” era (e ainda é) muito maior do que havíamos imaginado.

Ainda pesquisando, também percebemos que não haviam referências na internet para tirar essas dúvidas, nem em sites do Governo, nem em sites e blogs e empresas do segmento.

Ou seja, estávamos falando da possibilidade de posicionar a SST como autoridade para tirar essas dúvidas, e direcionar todos os interessados para uma solução, o que, no fim das contas, é o objetivo de qualquer projeto de marketing digital.

E como fazer isso? Investindo em construção de canal, conteúdo e SEO.

Novo site, conteúdo e SEO

Começamos criando um novo site e blog, mas também nos certificamos de atrelar a criação dos canais à uma estratégia de longo prazo, onde capturaríamos tráfego orgânico e geraríamos leads para trazer oportunidades de negócio para a SST.

Planejamento base:

  • definição da persona com quem iríamos conversar, o que balizaria toda a estratégia;
  • definição das palavras-chave prioritárias para produção de conteúdo e ranqueamento.

Criação do canal:

  • planejamento e implementação do site sst.com.br, com o objetivo de ser o mais fácil de usar possível e gerar relevância e autoridade para a SST.

Produção de conteúdo:

  • com o apoio da Rock Content, iniciamos uma rotina semanal de produção de textos, ancorada na persona e palavras-chave definidas;
  • também mantivemos uma otimização constante dos textos, envolvendo extensão de conteúdos, revisão de palavras, links externos e internos, dentre outros.

Otimização SEO:

  • monitorando a qualidade do site, seguimos ajustando mensalmente a velocidade, versão responsiva, código e outros aspectos considerados para melhorar ranqueamento e gerar mais visitas.

Gestão de backlinks:

  • com a produção de conteúdo ganhando corpo, rapidamente conquistamos links externos para o projeto, e passamos a monitorar a qualidade e quantidade dos backlinks, iniciando relacionamento com outros canais para otimizar tais indicadores.

Acompanhamento e mensuração:

  • por último mas não menos importante, fizemos a mensuração constante dos principais indicadores, a fim de guiar a otimização mensal e garantir resultado incremental e constante.

Resultados

Resultados Serp SST

Após muito trabalho e esforço, atingimos resultados consideráveis para a SST:

  • mais de 50.000 acessos por mês
  • 90% de acessos orgânicos
  • mais de 50 palavras-chave na primeira posição
  • 500 leads gerados por mês
Resultados Palavras chave SST

Tudo isso sem investir nenhum real em mídia paga. Somente mantendo a consistência do investimento e trabalho de SEO.

Aprendizados

Aprendizados SEO SST

Assim como outros projetos, o case da SST é um projeto em constante evolução.

Continuamos trabalhando para otimizar o retorno por investimento das ações de SEO da SST.

Sendo um dos nossos primeiros projetos de SEO e produção de conteúdo, este case nos trouxe aprendizados valiosos:

  • sem conteúdo de qualidade não é possível conquistar tráfego;
  • mesmo em projetos de longo prazo, a pró-atividade é importante. Não espere a empresa demandar ou solicitar resultados;
  • se você já atingiu um número de tráfego e leads consistente, comece a pensar em estratégias de nutrição e qualificação;
  • nem sempre a pessoa que acessa o seu conteúdo é o decisor, mas muitas vezes ela influencia o processo de compra;
  • fale a língua da empresa. Crie indicadores que façam sentido. Não se limite ao tecnicismo do SEO.

Hoje a SST conta com seu site e blog como uma ferramenta ativa de vendas, o que facilita e otimiza o processo comercial da empresa.

E você? Vamos construir o seu case?

Se a sua empresa ainda não tem visibilidade no Google, e não se vale das buscas dos seus potenciais clientes para gerar vendas, nós podemos ajudar!

Vamos conversar sem compromisso? Basta enviar uma mensagem por aqui!

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