Como otimizar a jornada de compra do cliente para vender mais?

A jornada de compra vem se mostrando um importante passo para melhorar suas vendas e, também, sua presença no ambiente digital. Nós já mostramos quais as tendências do marketing digital que te ajudarão a melhorar sua estratégia de marketing.

No post de hoje, mostraremos a importância da jornada de compra na hora de planejar e implementar as táticas de venda e promoção. Além disso, daremos dicas para que você otimize a jornada do cliente e melhore seus resultados! Confira!

O que é a jornada de compra e como ela funciona?

O modo como os usuários compram e recebem os anúncios vem mudando com os anos. Por isso, é preciso entender bem em qual posição do Funil de Vendas essas pessoas estão. Assim, é possível melhorar a oferta de seu produto, evitando, dessa maneira, que se perca um cliente em potencial.

O primeiro passo está em entender como o buyer journey acontece. Isso nada mais é do que um modelo capaz de definir em qual estágio o comprador se encontra, para que sua empresa possa oferecer a esse consumidor exatamente aquilo que ele procura.

Tudo isso com a particularidade de tomar o cuidado para não se tornar invasivo ou irritante. Para isso, existem ferramentas de marketing que podem te auxiliar.

A jornada possui 4 pilares essenciais, conhecidos como:

  • Aprendizado e Descoberta;
  • Reconhecimento do Problema;
  • Consideração e Solução;
  • Decisão de compra.

Todo esse processo te auxiliará a evitar os principais erros de uma estratégia inbound, além de conhecer melhor cada um dos estágios e entender como otimizar a compra em cada momento da jornada.

Como otimizar a jornada de compra do cliente?

1. Descoberta e Aprendizado: o momento de encontrar o problema

Essa é a primeira etapa de qualquer jornada de compra realizada nos meios digitais ou até mesmo físicos. Nesse momento, o cliente ainda não entende que possui um problema, mas já procura temas iniciais que o inserem na busca por uma solução.

Por exemplo, suponhamos que o cliente esteja em busca de uma nova oportunidade de emprego, mas ainda não se deu conta de que pode ser um empreendedor de sucesso. A primeira coisa que irá pesquisar será sobre as áreas que mais contratam atualmente.

Nesse estágio, o mais recomendado é que você crie conteúdos introdutórios, que respondam as dúvidas iniciais e que o ajudem a ser guiado pelo resto da jornada.

2. Reconhecimento o problema: diagnóstico e análise

Depois de entender que tem uma oportunidade em mãos, o consumidor passa a pesquisar mais a fundo sobre a área que quer seguir, assim como sobre todo o universo que a engloba.

Nesse momento, é preciso que você entenda quais os problemas do seu cliente e descubra como solucioná-los. Assim, entregará algo que seu cliente efetivamente poderá usar e que o deixará mais animado e disposto a continuar na jornada.

Por isso, realize pesquisas com seu público antes de começar sua estratégia, descubra o que eles procuram, quais seus principais problemas e o que os motiva a solucionar essas dificuldades.

3. Consideração e Solução: hora de mostrar seu produto

Depois de se informar e saber tudo sobre o “problema”, o consumidor passa a buscar as soluções e é aí que você deve introduzir seu serviço e mostrar os motivos que o fazem ideal para sua finalidade.

Revele os benefícios, mostre o que te difere do resto da concorrência e tenha soluções abrangentes, capazes de solucionar de forma efetiva tudo o que esse consumidor busque. O ideal é que, para otimizar essa etapa, você saiba com quem conversa e o que procura. Use a linguagem ideal, busque meios de comunicação mais procurados por seu público na hora de comprar e ofereça diferenciais que te tornem atrativos.

4. A decisão de compra: a conversão

Aqui o cliente começa a ponderar quais opções estão disponíveis para si e passa a pesquisar se a sua solução é a mais completa. Nesse momento, mostre depoimentos de clientes que já avaliaram seu produto/serviço, ofereça teste gratuito de suas soluções. É o movimento final, no qual a compra deverá ser efetivada!

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