Como utilizar o Google Trends em estratégias de marketing digital

Para quem ainda não conhece, o Google Trends é uma ferramenta do Google que permite prever, analisar e comparar o volume de buscas para determinadas palavras-chave ao longo do tempo. Esses dados são extremamente valiosos para planejar estratégias de marketing digital e de conteúdo e, a seguir, vamos dar algumas dicas sobre como você pode tirar o melhor proveito da ferramenta para divulgar o seu negócio e gerar leads qualificados. Confira!

Entenda o histórico para planejar o futuro

Um dos grandes benefícios em usar o Google Trends como apoio para o seu planejamento de marketing digital é a possibilidade de avaliar os últimos anos ou meses e, com base nesses dados, fazer estimativas para o futuro. A ferramenta compila dados de pesquisa de 2004 até o ano atual e essas informações são muito importantes para avaliar o comportamento dos usuários na internet. Como? É possível saber, por exemplo, com quanta antecedência as pessoas começam a se programar para as viagens de final de ano ou quando aumenta a procura por academias, por exemplo. Com essas informações, é possível ser mais certeiro na distribuição de investimentos e esforços em iniciativas de marketing na internet durante o ano.

Não tem ideia de como planejar o futuro? O Google Trends também te ajuda!

Se mesmo com os dados históricos e atuais você estiver com dificuldade de fazer uma estimativa para o futuro, não se preocupe! O Google também vai te ajudar nisso. A ferramenta mostra qual será o provável comportamento de busca para as palavras-chave que você está analisando nos próximos meses. Aproveite esses dados para trabalhar o marketing de conteúdo e focar nos assuntos em que o seu público terá mais propensão de se interessar.

Acompanhe as histórias em destaque

Todos os dias, o Google Trends exibe em sua página inicial as histórias em destaque no mundo. É possível filtrar por categorias e países. Esses dados são muito interessantes para ficar de olho, pois permitem com que a sua empresa participe de conversas relevantes que estão acontecendo nesse momento. Se o grande assunto do dia é um jogo de futebol, por exemplo, e a sua empresa vende artigos esportivos, você pode aproveitar para fazer um post sobre os tipos de chuteiras para diferentes campos.

Use e abuse dos filtros

Outra opção muito legal que a ferramenta disponibiliza é a possibilidade de filtrar as buscas por categorias, subcategorias e países. Ao fazer isso, você segmenta a sua análise e consegue obter uma visão muito mais específica e certeira do que se fizer as buscas em todo o mundo.

Compare termos similares para escolher os melhores

Quando estiver trabalhando o marketing de conteúdo de seu negócio, a otimização do seu site ou, até mesmo, suas campanhas no Google, não deixe de usar esse recurso! Com ele, você poderá comparar o volume de buscas entre palavras sinônimas ou variações usadas pelo seu público para realizar as buscas. Com esses dados, você conseguirá analisar quais palavras têm mais potencial de alcance e quais são mais segmentadas, dirigindo os esforços de conteúdo de acordo com os objetivos.

Em resumo, o Google Trends é uma ferramenta poderosa que te ajudará a obter e analisar importantes dados sobre o comportamento do seu público na internet e, dessa forma, orientar melhor a sua estratégia de marketing digital.

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