Nosso site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência de navegação. Política de Privacidade

Entenda como funciona o Google News e aumente as visitas ao seu site

Entenda como funciona o Google News e aumente as visitas ao seu site

É comum donos de blogs quererem saber como funciona o Google News. Afinal, é uma ótima plataforma para que suas notícias sejam listadas. Assim, ao incluir suas postagens nos resultados do serviço, a probabilidade de atrair mais visitantes é maior.

Mas como fazer isso? Listamos quais passos são necessários e quais configurações você deve fazer para ser incluído no serviço do Google e ainda rankear bem entre os resultados.

O que é o Google News?

Nem toda notícia é uma novidade, apesar de muita gente achar que é. Por se tratar de um trabalho permeado por práticas, ferramentas e processos específicos, nem todo texto pode ser considerado jornalístico. E a mesma premissa se estende a blogs!

Por isso, o Google News só aceita blogs com fins jornalísticos. Estes canais costumam apresentar algumas características dos veículos de imprensa: estrutura de redação, jornalistas responsáveis, busca contínua por pautas, publicação com periodicidade.

Se o seu blog se encaixa no perfil do Google News, acompanhe os passos a seguir para que ele seja aceito.

Como funciona o Google News?

Sitemap XML de Notícias

Um sitemap serve para listar todas as postagens de um blog para os motores de busca. Provavelmente, você conhece e já utiliza algum plugin para este fim. A boa notícia é que existem plugins para criar sitemaps de notícias como o News SEO.

O funcionamento destes arquivos XML é similar aos tradicionais, mudando apenas as configurações e as informações disponibilizadas. Mas, antes de instalar, é importante conferir os passos abaixo e compreender as diretrizes do serviço para saber se o seu blog pode ser aceito.

Cadastro no Google Webmaster Tools

Esta é uma prática obrigatória para todo dono de blog ou de site. Ter um cadastro no Google Webmasters Tools é a primeira regra para ser indexado pelo buscador. Além disso, ele também oferece algumas dicas e funcionalidades para webmasters.

Ainda que não estejamos detalhando o serviço, saiba que é imprescindível estar cadastrado nele.

Diretrizes do Google News

Para preparar suas páginas de notícias, separamos quais são as diretrizes do serviço:

  • O conteúdo deve ser exclusivo e permanente;
  • Todas as matérias devem ter título e data de publicação;
  • O conteúdo das notícias deve estar todo em formato HTML e sem inserções de JavaScript;
  • É preciso disponibilizar uma seção com os responsáveis pelas matérias;
  • Seu blog deve apresentar um canal de contato para o seus leitores.

Rankeamento

Para manter um bom rankeamento, mantenha seu sitemap sempre atualizado, publicando o máximo de notícias. Entretanto, não ultrapasse o número de mais de 1000 notícias por sitemap. Se for ultrapassar este número, crie outro sitemap para servir de índice para os demais que listam as notícias.

Conteúdo

A qualidade das notícias é imprescindível. Por isso, capriche nas suas publicações. É recomendado incluir o máximo de texto, de imagens e de outros tipos de conteúdo que melhorem a experiência dos usuários.

Além disso, não se esqueça de revisar sempre seus textos. A língua portuguesa não é tão simples, mas postar notícias com erros de ortografia ou de gramática pode acabar com a reputação do seu blog.

Agora que viu como funciona o Google News, acesse a página de cadastro no serviço e confira como fazer o envio de seu blog para avaliação. No caso de retorno positivo, basta realizar as práticas listadas acima.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida, deixe um comentário para que possamos ajudar nesta tarefa!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conte um pouco sobre seu contexto para ajudarmos você a gerar mais resultados online:

Responderemos em até 2 horas úteis.

Faça uma busca