Mídia paga: como definir o orçamento para anúncios?

Mídia paga: como definir o orçamento para anúncios?

Investir em mídia paga é uma ótima forma de aumentar a exposição da sua marca e impactar quem tem perfil para se tornar cliente dela. Diversas plataformas digitais oferecem essa possibilidade atualmente, então cabe a você escolher aquelas que geram mais identificação com o seu público.

Além disso, você precisa ser capaz de definir o orçamento adequado para o investimento em mídia paga. A maioria dessas plataformas gera resultados proporcionais ao quanto é investido nelas e você tem que equilibrar essas variáveis para maximizar os seus ganhos.

Pode parecer uma tarefa difícil, mas não se preocupe: com algumas dicas precisas, você conseguirá aprender como chegar até o nível adequado de investimento para as suas campanhas de mídia paga. É necessário levar em conta as plataformas usadas, os formatos de anúncio, as expectativas financeiras da sua empresa e uma série de outros critérios.

Por que trabalhar com mídia paga?

As plataformas de mídia paga que existem hoje, como Google AdWords e Facebook Ads, permitem um nível bastante avançado de personalização. Isso é decisivo para você conseguir impactar as fatias de público que deseja e, assim, garantir um maior retorno de investimento sobre a sua campanha. Afinal, somente quem tem mais chances de converter será impactado pela sua publicidade.

Um dos principais benefícios da mídia paga é poder acompanhar os seus resultados em tempo real. Isso não só possibilita comprovar a eficácia desse método como também permite que você detecte oportunidades e maximize seus ganhos. Por exemplo, você pode notar que determinado anúncio está obtendo resultados melhores que o convencional, portanto, pode aproveitar para aumentar seu investimento.

Com cada vez mais concorrência em todas as áreas, a sua empresa precisa recrutar os esforços adequados para permanecer relevante junto ao seu público-alvo e manter sua visibilidade no mercado. Investir em mídia paga é uma ótima forma de fazer isso e obter excelentes retornos graças à força do algoritmo inteligente envolvido no processo.

Como definir o orçamento para mídia paga?

Tendo em vista os benefícios que investir em mídia paga pode trazer para a sua empresa, o próximo passo está em definir o budget dessa iniciativa. O quanto é investido em sua campanha determina a facilidade que você terá para atingir uma faixa significativa de público com os seus anúncios.

É necessário saber equilibrar as suas escolhas estratégicas relacionadas à mídia paga. Apenas investir pesado não trará bons resultados para você. Isso precisa vir aliado a um planejamento focado em atrair o público adequado para a sua marca.

Veja a seguir os principais critérios que você deve levar em conta ao determinar qual será o orçamento da sua campanha de mídia paga:

Budget do setor de marketing

Quanto o setor de marketing da sua empresa tem para gastar durante o período? Trata-se de um dos critérios decisivos para a definição do orçamento das suas campanhas de mídia paga. Esse budget precisa ser abertamente comunicado com antecedência para que você consiga se planejar para suas futuras ações.

Além disso, lembre-se de que o investimento em mídia paga não é o único gasto que o setor tem. É necessário balanceá-lo com ações em outros canais de marketing, além de custos com equipe, ferramentas e demais necessidades.

Capacidade financeira da empresa

Você não deve comprometer mais do que deve do orçamento da sua empresa ao investir em mídia paga. A quantia dedicada à publicidade deve ser prevista baseando-se na capacidade financeira dela.

Isso não significa que pequenas empresas não podem obter bons resultados com mídia paga. O segredo para o sucesso está em investir de forma inteligente esses recursos para contar com a maior taxa de conversão possível.

Tipos de anúncios selecionados

As várias plataformas de anúncios que existem atualmente contam com diversos formatos com características distintas que podem ajudar a obter resultados melhores. Cada um deles pode ter métodos de cobrança individuais, algo que tem um impacto no seu orçamento.

Considere os objetivos da sua campanha e o que cada um desses formatos pode trazer de benefício para os seus resultados. É importante atingir um equilíbrio entre investimento e potencial de retorno.

Projeção de cenários

A definição do orçamento das suas campanhas de mídia paga fica muito mais fácil ao usar o funil de vendas, sistema obrigatório para uma atuação estratégica em qualquer meio. Por meio dele, você consegue determinar a importância de cada faixa do público para os seus objetivos.

Se você está anunciando para o topo de funil, o foco está em atrair o máximo de público possível que tenha identificação com a sua marca. Já no fundo, o propósito é qualificar seus leads para conquistar apenas aqueles que realmente querem adquirir seu produto. Estime as proporções de cada uma dessas faixas e invista o apropriado.

Segmentação escolhida

Um dos principais diferenciais da mídia paga é poder selecionar com precisão o perfil de público que você deseja impactar. Essa escolha tem relação direta com o seu orçamento, portanto, deve ser feita de maneira bem cuidadosa.

Felizmente, a maioria das ferramentas de mídia paga possui simuladores em tempo real que possibilitam conferir estimativas de público para a quantia definida como orçamento por você. Assim, você consegue escolher os critérios de segmentação apropriados e saber quantas pessoas serão realmente impactadas por essas opções.

Por onde começar a planejar as campanhas?

Agora que você já conhece os caminhos para definir o orçamento de mídia paga, pode iniciar o planejamento das suas ações. O primeiro passo envolve conhecer bem o perfil do seu público-alvo e estabelecer objetivos mensuráveis. Depois, você precisa escolher as plataformas que podem trazer melhores benefícios para ajudar você a atingir as suas metas. A maioria das redes sociais, sem contar o próprio Google, conta com sistemas de publicidade.

Além disso, você deve se preocupar em acompanhar os seus resultados de acordo com a campanha de mídia paga está em curso. A sua marca tem muito a ganhar ao aproveitar o dinamismo da internet para se adaptar conforme a necessidade surgir. Por exemplo, pode ser que você detecte determinada tendência ou precise corrigir alguma abordagem que não está trazendo bons resultados.

Os seus investimentos em marketing não devem parar devido a um período de dificuldades no mercado. Confira no blog as principais razões para investir no meio digital durante a crise.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!