Resultados de marketing: entenda os prazos da sua agência

Diferentes estratégias desenvolvidas por agências têm um timing distinto para começar a gerar resultados de marketing. Isso não significa que são descartáveis, porém, apenas que requerem comprometimento a longo prazo. Então, é necessário administrar as expectativas e saber o que esperar de cada iniciativa.

Por exemplo, o marketing de conteúdo consiste em solidificar a autoridade da sua marca em determinado assunto ao publicar um material relevante na internet com boa regularidade. Por outro lado, uma campanha de links patrocinados consegue gerar bons retornos quase instantaneamente, graças à força dos algoritmos envolvidos.

É preciso respeitar o processo pelo qual o seu próprio cliente passa até estar totalmente pronto para adquirir o seu produto ou serviço. Tendo contato com sua agência de marketing, você deve levar em conta os prazos das ações ao fazer suas escolhas. Este post vai te ajudar a entender como eles funcionam!

Quais são as principais etapas de uma estratégia de marketing?

O funil de vendas serve como um excelente guia para você planejar as suas iniciativas de marketing adequadamente. Ele se divide em três etapas, cada uma retratando um momento da aproximação do seu público ao seu produto: no topo, ele está mais longe; no meio, considerando a oferta; no fundo, prestes a se decidir.

A palavra-chave ao lidar com o funil de vendas é “tempo”. É improvável que um cliente que está no início desça até o fundo no mesmo dia. Você precisa mantê-lo em contato com a marca de maneira eficaz para que ele continue consumindo seu conteúdo até que esteja pronto para avançar. Isso pode ser rápido ou demorado.

Uma estratégia de marketing de qualidade consegue integrar o funil de vendas a diversos outros esforços da sua marca para manter o público engajado e ajudá-lo a chegar ao estágio seguinte. É necessário entender as motivações das pessoas que você pretende atingir e adotar abordagens que as utilizem a seu favor.

Como funcionam os prazos de uma agência de marketing?

A sua agência digital planejou e está executando uma estratégia focada em captar clientes? Então, contenha a ansiedade ao lidar com os seus resultados de marketing. Afinal, dependendo das escolhas feitas, os retornos podem não ser imediatos.

Veja a seguir como funciona o timing de alguns tipos de ação de marketing:

Marketing de conteúdo

O objetivo do marketing de conteúdo é estabelecer a sua marca como uma autoridade e referência em seu respectivo assunto. Isso é feito por meio da publicação de conteúdo relevante para o público-alvo em canais acessíveis a ele. Com boa otimização, o seu material deve emplacar boas posições no Google.

Porém, seus resultados de marketing não serão instantâneos. É preciso entender que o trabalho de conteúdo requer comprometimento a longo prazo. Um dos motivos para isso é a necessidade de produzir uma boa quantidade de material para ter mais chances de impactar o público.

Além disso, é preciso contar com o algoritmo do Google para encontrar o seu conteúdo e dar a devida importância a ele entre os resultados de pesquisa. A partir daí, você conseguirá atrair a audiência interessada nos temas desenvolvidos.

Campanha de Google AdWords

Um dos maiores atrativos de uma campanha de links patrocinados ou Rede de Display é poder obter resultados rápidos. Portanto, se você tem pressa, aposte no Google AdWords. Graças à eficácia do algoritmo dessa mídia, é possível atingir o seu público de forma precisa e veloz.

Existem duas possibilidades principais ao trabalhar com Google AdWords: links patrocinados e a Rede de Display. O primeiro permite que você exiba seus anúncios para pesquisas usando termos escolhidos por você. Já o segundo é um meio para mostrar seus banners nos maiores sites e portais da internet.

Em ambos os casos, a segmentação é feita baseando-se no perfil do seu público-alvo. Então, você consegue atingir as pessoas certas imediatamente, de forma proporcional ao orçamento reservado para a campanha. Assim, você pode começar a obter bons resultados rapidamente.

SEO

A preocupação com seus resultados de marketing também envolve otimizar o seu conteúdo para que seja facilmente encontrado pelo Google e demais mecanismos de busca. Para isso, é fundamental implementar uma estratégia de SEO dedicada a configurar adequadamente as suas páginas para conquistar mais visibilidade.

No entanto, essa manutenção não terá resultados perceptíveis imediatamente. Pode demorar um tempo até que você comece a perceber um fluxo de visitas a partir de termos estratégicos, mas é um processo essencial para consolidar relevância na internet.

Por outro lado, os efeitos negativos de não otimizar seu conteúdo aparecem bem rapidamente. Você perderá cada vez mais acessos e terá mais dificuldades para se estabelecer como autoridade em seu respectivo mercado.

Quais métricas usar para avaliar seus resultados de marketing?

Com as diferentes velocidades com que suas ações trarão resultados de marketing, é necessário saber quais métricas utilizar para avaliar o seu sucesso. Felizmente, uma das principais vantagens do marketing digital é poder analisar a sua performance em tempo real.

Um dos indicadores mais importantes que precisam ser monitorados é a taxa de conversão. Ela mostra a proporção de pessoas que realizaram a ação desejada por você em relação ao total impactado pelo seu conteúdo. Ou seja, se você quer que comprem seu produto, esse número mostra quantas vendas foram geradas.

Você também precisa analisar as suas fontes de tráfego para definir quais dos seus canais e ações estão conseguindo direcionar mais conversões. Avalie também métricas como taxa de cliques e rejeição para medir o engajamento do seu público.

Por fim, vale ressaltar que o marketing digital necessita de comprometimento e regularidade para ser capaz de trazer bons resultados. Qualquer hesitação diante desse cenário pode oferecer uma vantagem competitiva aos seus concorrentes.

Agora que você entendeu como funcionam os prazos das etapas para alcançar seus resultados de marketing, ficará mais fácil ajustar as suas expectativas em relação às suas ações. Assim, você evitará aquela ansiedade por retornos instantâneos e poderá se dedicar a outras atividades importantes para o crescimento do negócio.

Que tal continuar por dentro de mais informações estratégicas sobre marketing? Cadastre o seu e-mail e comece a receber a nossa newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *