Otimização de conversão: entenda o que é e como cobrar da sua agência

Otimização de conversão: entenda o que é e como cobrar da sua agência

Otimização de conversão é o novo tema do momento, mas do que realmente se trata esse tipo de estratégia?

Quando você pensa em investimentos em marketing digital, é preciso entender um dos maiores benefícios dessa área: a possibilidade de mensurar e analisar dados concretos. A otimização de conversão vai trabalhar justamente isso, aumentando seu retorno sobre o investimento e o número de clientes da sua empresa.

Mas como? Continue a leitura deste post e saiba mais sobre o assunto!

O que é otimização de conversão?

Otimização de conversão, ou CRO, é uma estratégia que tem como base a análise de métricas e a criação de ações para melhorar os números de conversão.

Vamos imaginar um e-commerce. O profissional responsável pela área de CRO vai analisar os resultados do seu ecommerce e identificar onde estão os pontos de maior gargalo e melhorias para trabalhar.

Com essas informações ele levantará algumas ações que podem melhorar seus resultados e otimizar as suas páginas. O acompanhamento dos resultados é constante, até identificar quais ações de melhoria são mais efetivas para o seu negócio.

Por que investir?

O benefício claro da otimização de conversão é a melhoria dos resultados e do retorno sobre investimento. Quanto mais otimizadas forem as suas estratégias de marketing, melhor será seu resultado diante o investimento, uma vez que elas terão um potencial de conversão muito melhor!

Como cobrar otimização de conversão da sua agência?

Para otimizar a conversão do seu negócio existem algumas ações que podem ser realizadas pela sua agência de marketing digital:

1. Testes A/B

A primeira delas é o teste A/B. Esses testes vão ajudar você a entender quais tipos de CTA, chamadas, títulos de e-mail, cores e formatos de conteúdos são mais interessantes para o seu público.

São realizados testes com variáveis para entender quais delas são responsáveis pelo maior número de conversões. Dessa forma você descobrirá como otimizar suas campanhas com base nas preferências do seu público.

2. Aumento do número de leads

O aumento do número de leads também é um resultado de ações de otimização de conversão. Com o teste A/B citado anteriormente você consegue descobrir o que causa mais interesse por parte do seu público e aumenta o número de leads com base no crescimento das conversões nas suas páginas.

Esse resultado precisa ser entregue pela sua agência mensalmente. É fundamental que você acompanhe a evolução da aquisição de leads conforme novos conteúdos são lançados — e, é claro, de acordo com as otimizações feitas nas páginas já existentes.

3. Diminuição do custo de aquisição de clientes

Um outro fator que precisa ser cobrado das agências como resultado de uma boa estratégia de otimização de conversão é a diminuição do custo de aquisição de clientes.

Com as otimizações você conseguirá atingir o seu público de forma mais certeira, aumentando o número de leads sem aumentar o valor do investimento. Com isso, você consegue também reduzir o custo de aquisição de clientes, uma vez que uma estratégia bem otimizada exige menos esforços.

A otimização de conversão nada mais é do que uma análise minuciosa dos resultados que estão sendo conquistados e como eles podem ser melhorados.

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