Sua agência de marketing digital entrega resultados?

Toda estratégia eficiente de marketing digital precisa entregar resultados de qualidade. Você deve constantemente avaliar a capacidade da sua agência fazer isso, senão arrisca se tornar irrelevante no mercado.

De que forma a sua agência de marketing digital entrega os resultados para sua empresa? Eles são bons? Você consegue visualizar novos rumos para a sua estratégia a partir desses números? Se houve hesitação em pelo menos uma resposta, pode estar na hora de reavaliar essa parceria.

Um dos principais benefícios de ter uma agência de marketing digital é contar com campanhas altamente estratégicas e um compromisso implacável com resultados de qualidade. Mas você precisa ter certeza de que isso acontece.

Conheça a seguir os 5 pontos que você deve considerar ao avaliar a eficiência da sua agência de marketing digital:

Como é o compromisso com resultados?

Agências diferentes possuem posturas distintas em relação aos resultados que buscam atingir. De que maneira a sua parceira desenvolve suas estratégias para obter os retornos que espera? Existe lógica nesses caminhos?

Além disso, ela deve ser capaz de entregar esses resultados a você de forma objetiva e condizente com o seu grau de familiaridade com o assunto.

Ela é acessível?

Às vezes, tudo o que precisamos é de alguém para conversar. A sua agência consegue trazer resultados para sua empresa e se mostra acessível para tirar dúvidas e defender ideias?

Em caso de resposta negativa, vale a pena rever essa dinâmica, já que esse tipo de interação é essencial para você conquistar cada vez mais sucesso nessa área. Sempre que tiver dúvidas, você tem de poder contar com uma parceira que escuta.

De que forma os feedbacks são recebidos?

A sua agência de marketing digital se mostra difícil de lidar ao tratar de feedbacks? Ao apresentar resultados para sua empresa, ela deve ser flexível para modificar a estratégia e adaptar as características dela às suas orientações.

Uma equipe irredutível, por mais experiente que seja, não irá conseguir dar continuidade a uma parceria eficiente.

Como são seus processos de cooperação?

Seja ao trazer resultados bons ou ruins, a agência deve se ver como uma parceira sua e, assim, tomar decisões em conjunto com você.

Só que, para que isso seja possível, é necessário que existam processos de cooperação. Não deixe que tudo seja unilateral: você deve atuar junto da agência para atingir os resultados para sua empresa.

De que maneira os resultados são entregues?

Você recebe relatórios periódicos? Eles são bem estruturados e conseguem responder às suas perguntas relacionadas à performance das suas campanhas? De que outras formas você consegue acompanhar seus retornos em tempo real?

Uma agência de marketing digital deve ser capaz de proporcionar tudo isso, que é essencial para uma atuação estratégica nesse meio.

Esse é o momento para você se fazer cada uma dessas perguntas e avaliar de maneira objetiva de que forma a sua agência de marketing digital está entregando resultados para sua empresa.

Lembre-se de como o mercado está cada vez mais competitivo em todas as áreas: ninguém pode se dar ao luxo de não atuar de forma estratégia em um momento com constantes transformações no meio digital.

Porque os resultados não acontecem

Se você quer ter sucesso com o seu negócio, é fato que o investimento em uma agência de comunicação é fundamental.

No entanto, o que temos observado ao longo do tempo é que muitas empresas acabam trocando de agências uma vez ao ano, porque, infelizmente, não conseguem alcançar os resultados que realmente esperam — e acabam se frustrando com o serviço.

Por isso, é preciso entender onde estão os problemas e como encontrar uma agência diferenciada, que será capaz de realmente entregar o que você procura.

Quer saber mais? Continue nos acompanhando!

Ausência de serviços personalizados

Um dos problemas mais comuns do mercado é a padronização de serviços prestados. Algumas agências vendem um pacote fechado, pouquíssimo personalizável, em que tentam encaixar as demandas de todos os clientes.

O erro é que, na verdade, cada empresa é singular e tem suas especificidades. Assim, é fundamental que você encontre uma agência mais flexível, que esteja comprometida em entregar resultados — em vez de uma que quer te inserir em um esquema pré-montado.

Distanciamento da persona

Entender a persona do cliente também é fundamental. Procure uma agência que está comprometida em analisar diariamente a sua persona, seus concorrentes, e que está disposta também a entender cada vez mais o seu mercado.

Uma forma de auxiliar na pesquisa e análises das suas personas é deixar a agência em contato com os profissionais da área de vendas, por exemplo. Com essa comunicação direta, a outra empresa conseguirá entender mais sobre quem está diariamente em contato com o cliente, quais são suas maiores dificuldades e demandas.

Falta de mensuração de resultados mensais

Uma agência que mensura os resultados mensalmente é capaz de levar números mais concretos ao fim do contrato. E é possível, com isso, reformular as ações para os resultados melhorem gradativamente ao longo dos meses.

Se a sua agência de comunicação não tem feito um acompanhamento mensal dos resultados das ações adotadas, é bem capaz que ela não esteja identificando, por exemplo, quais investimentos estão fazendo mais sentido para o seu negócio e quais estão dando prejuízo.

Sem essa análise, fica impossível redirecionar os esforços para o que realmente tem feito sentido — e a oportunidade de melhorar os resultados mensalmente vai por água abaixo.

Inexistência de planejamento e comprometimento

Sua agência de comunicação pode não estar entregando os resultados esperados por não estar realmente alinhada com os seus objetivos de empresa. É preciso ter certeza de que esses pontos estão realmente claros — e é fundamental também encontrar uma agência parceira que se comprometa a ajudar a alcançá-los.

No caso de resultados em vendas efetivas, um dos maiores pontos de gargalo é do não envolvimento da agência em todos os momentos do funil de vendas.

Para que a agência de comunicação realmente te ajude a encontrar os resultados que você espera, ela precisa estar envolvida em todos os momentos do processo — seja por meio de ações efetivas ou consultorias de melhor atendimento ao cliente, para aumentar a conversão.

Formas de saber se sua agência está dando resultado

Com o aumento da concorrência e clientes cada vez mais exigentes, nenhuma empresa pode desperdiçar recursos investindo em uma parceria improdutiva. Por mais que seja possível aproveitar diversas vantagens ao trabalhar com uma agência de marketing, esse trabalho deve ser eficiente.

Você precisa ser capaz de avaliar os resultados da agência de marketing escolhida. Afinal, se essa parceria não estiver trazendo bons frutos, precisa ser corrigida o quanto antes.

Para facilitar essa análise, existem alguns critérios bem importantes que precisam ser levados em conta. Antes de tudo, é importante considerar o que foi contratado e o escopo que está sendo entregue pela agência. Além disso, leve em conta o cronograma determinado.

Veja a seguir 4 formas de saber se a sua agência está dando resultado:

1. Mensure os seus KPIs mais relevantes

Ao início do seu planejamento, os objetivos da sua campanha devem ter sido definidos. Atrelados a eles estão KPIs, as métricas que determinam o quão perto deles você conseguiu chegar. As ações da sua parceira serão criadas e executadas levando em conta esse foco.

Portanto, se você deseja analisar os resultados da agência de marketing, é essencial que você acompanhe esses indicadores de sucesso. Se os seus números estiverem muito abaixo do esperado, pode estar na hora de rever essa parceria.

2. Calcule o ROI da sua campanha

Além de monitorar se o desempenho das suas estratégias está próximo dos objetivos, você também precisa ficar de olho no ROI das suas ações. Afinal, não faz sentido gastar mais com os seus esforços de marketing do que você está conseguindo obter de retorno.

Esse indicador é especialmente estratégico quando falamos de resultados da agência de marketing. Afinal, se você está investindo em uma parceria como essa, precisa contar com retornos adequados em relação a todo esse trabalho. Senão, vale a pena rever essa dinâmica.

3. Analise as conversões alcançadas

Para sempre trazer sucesso ao cliente, uma agência de marketing precisa implementar os esforços adequados para gerar conversões em um ritmo produtivo. Todas as iniciativas e peças publicadas precisam ter como objetivo direcionar o máximo possível de gente para os seus produtos e serviços.

Portanto, para avaliar os resultados da agência de marketing, você precisa ter um olhar voltado para as conversões conquistadas pelas suas campanhas. Avalie não só o número bruto como também a evolução dele ao longo do tempo. A parceria fez alguma diferença positiva nesse índice?

4. Avalie a satisfação dos seus clientes

Os resultados da agência de marketing também influenciam em muito na percepção que o público tem sobre aquela empresa e na satisfação deles em relação a ela. Se você não está percebendo uma melhora nessa área, então pode ser necessário realizar alguma mudança.

É o papel da agência de marketing elaborar e executar estratégias que consigam oferecer ao público o que ele está procurando e surpreendê-lo com soluções eficientes. Isso vai além de simplesmente responder menções nas redes sociais — significa antecipar o que o cliente quer e transformar isso em um produto.

Levando em conta cada um desses critérios, comece a analisar a qualidade dos resultados da agência de marketing. Considere o seu mercado, seus concorrentes, os objetivos determinados no início da campanha — e quais foram as entregas até esse ponto.

Se você perceber que os retornos estão abaixo do esperado, é necessário tomar uma decisão o quanto antes. Somente assim será possível reverter esse quadro e voltar a caminhar em direção ao sucesso.

A escolha de uma boa agência de marketing digital é essencial para que você consiga obter resultados de qualidade em suas campanhas. Descubra aqui no blog as melhores dicas para acertar nessa decisão.

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