Como determinar os melhores KPIs de marketing para sua empresa

Toda e qualquer ação de marketing de uma empresa deve buscar objetivos específicos, que podem ir desde a melhora da imagem da marca até à geração de mais vendas. Até aí tudo bem, certo? Mas e para saber se esses objetivos estão realmente sendo alcançados, como fazer? Pois nessa hora é indispensável acompanhar os dados gerados por suas ações, sejam eles quais forem. Caso contrário sua empresa anda às cegas, sem saber se o que vem fazendo está mesmo dando resultado.

Como exatamente verificar se suas ações de marketing estão conquistando os resultados desejados? Quais métricas são relevantes para seu objetivo específico? Quer conhecer os KPIs de marketing mais usados e entender como eles podem ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos na prática? Pois confira já:

Mas, afinal, o que são esses tais KPIs?

Os KPIs — ou Indicadores-chave de desempenho — nada mais são que as métricas usadas para identificar se as ações de marketing realizadas pela empresa estão alcançando os objetivos propostos ou não. Esses índices são indispensáveis para que se tenha mais controle sobre a gestão geral de uma empresa, afinal, ao identificar se seus objetivos vêm sendo mesmo alcançados, o negócio pode optar por manter as ações originárias desses resultados ou modificar estratégias que se provem ineficientes, precisando ser trabalhadas.

Quais são as características de um bom KPI?

Definir quais KPIs de marketing utilizar deve estar no topo da lista de prioridades após a definição dos objetivos macro da empresa, uma vez que estão direta e intrinsicamente relacionados. Ao chegar nessa fase, atente-se às características de um bom KPI.

Diretamente relacionado

Os indicadores escolhidos devem ter uma relação direta com o objetivo proposto, sendo capazes de dizer claramente se as ações estão surtindo o efeito esperado ou não. Se o objetivo de suas ações nas redes sociais é gerar mais vendas, por exemplo, o número de curtidas da página não fará tanta diferença para alcançar esse resultado, não sendo, por isso, o indicador de desempenho ideal para esse objetivo.

Facilmente mensurável

Os KPIs devem ser fáceis de entender e mensurar, de forma que todos os envolvidos em sua equipe de marketing sejam capazes de compreender exatamente o que querem dizer sem maiores problemas. Ambiguidade e incerteza simplesmente não são opções!

Continuamente útil

Os KPIS devem ser capazes de guiar sua empresa e ajudá-la a melhorar continuamente, permitindo que os processos sejam ajustados sempre em busca do alcance dos objetivos previstos. Se um KPI não ajuda a melhorar processos ineficientes, existe aí uma necessidade urgente de reformulação!

Quais são os KPIs de marketing mais usados?

Os KPIs de marketing devem estar associados a objetivos específicos, ou seja, a informação gerada precisa ser relevante e ter relação direta com uma meta maior. Quer conhecer os objetivos e os KPIs de marketing mais comumente usados? Acompanhe:

Engajamento

Se o objetivo da empresa é engajar o público, os KPIs mais usados normalmente são o número de compartilhamentos e comentários em seus posts nas redes sociais, o número de páginas visitadas em seus site e a taxa de rejeição dessas páginas. Esses são bons indicadores porque têm relação direta com o engajamento do público com a marca.

Reconhecimento

Se o objetivo for tornar a marca mais conhecida no mercado, acompanhe o número de curtidas no Facebook, o número de seguidores no Twitter e o número de visitas em seu site ou blog, pois esses são dados que realmente atestam que sua empresa é reconhecida pelos usuários.

Conversões

Caso o objetivo seja apenas gerar mais conversões e diminuir o custo por venda, a empresa pode acompanhar o número de leads gerados, o tempo gasto para os vendedores efetuarem uma venda, o custo de aquisição de clientes e até mesmo número total de vendas. Não parece óbvio?

Os KPIs são ferramentas extremamente eficientes para ajudar qualquer empresa a tomar as melhores decisões para o bem geral do negócio. Com eles passa a ser possível avaliar de perto e com a devida precisão a evolução de suas campanhas, de modo a até mesmo realizar as mudanças necessárias para a conquista de seus objetivos.

Entendeu direitinho a determinar os melhores KPIs de marketing para seu negócio? Ficou ainda alguma dúvida? Então aproveite e aprenda também a criar campanhas on-line que gerem resultados! E não se esqueça de comentar aqui para dividir conosco suas impressões, ok?

 

 

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