O site da sua empresa pode se tornar essencial para a atração de novos clientes. Basta conhecer muito bem o perfil do seu público-alvo e implementar os esforços adequados a fim de que todos os atributos das suas páginas contribuam para direcionar seus visitantes até as suas ofertas.
Esses elementos não são pensados por acaso. Eles precisam gerar identificação junto à audiência que a sua empresa pretende impactar. Além disso, você tem que ficar de olho nas principais tendências de experiência de usuário para sempre proporcionar um contato de qualidade com o seu público.
Para ajudar nesse trabalho, você pode contar com os números. Ao analisar os seus resultados, é possível detectar áreas da sua estratégia que necessitam de melhorias e comprovar a eficácia das suas ideias. Um dos benefícios do ambiente digital é a possibilidade de monitorar seus retornos em tempo real.
Quais métricas de marketing devem ser acompanhadas?
Se o seu objetivo está na atração de novos clientes, existem alguns indicadores certeiros que conseguem apontar o seu sucesso nessa área. Para manter a sua estratégia no caminho certo, certifique-se de acompanhá-los de forma periódica.
Além disso, é necessário ter ideia do seu progresso ao longo do tempo. Para isso, basta documentar os seus números de maneira regular, fazendo sempre comparações entre os seus levantamentos. Somente assim você poderá detectar a sua própria evolução.
Confira a seguir as métricas de conversão que você tem que monitorar:
Taxa de conversão
Um dos principais indicadores que conseguirão apontar como está a sua atração de novos clientes, a taxa de conversão mostra a proporção de pessoas que completaram a ação desejada em relação ao total de público impactado.
Se estiver abaixo do esperado, então você precisa rever as suas estratégias para conseguir reverter esse quadro e melhorar seus retornos.
Fontes de tráfego
Saber de onde estão vindo as visitas do seu site é uma excelente maneira de avaliar a eficácia dos seus canais de marketing. Afinal, para intensificar a atração de novos clientes, é necessário contar com um fluxo contínuo de acessos em suas ofertas a partir de conteúdo em demais espaços, como redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos, entre outros.
Taxa de rejeição
É considerada uma rejeição quando o seu visitante chega até a página da sua oferta e rapidamente sai dela. Significa que não percebeu o valor adequado e optou por não converter.
Serve como um sinal de alerta para aprimorar a sua comunicação e rever as suas escolhas de segmentação, já que a taxa de rejeição demonstra desinteresse no conteúdo.
Taxa de cliques
Você precisa medir o engajamento das suas ofertas para determinar se as suas abordagens vêm apresentando sucesso. A taxa de cliques mostra o interesse do seu público em acessar os seus CTAs e demais links presentes nas suas comunicações, como posts nas redes sociais ou disparos de e-mail marketing. Deve sempre ser o seu objetivo ter uma taxa de cliques alta.
Como contar com um bom site para atração de novos clientes?
Tendo em vista esses indicadores de sucesso, o próximo passo é elaborar uma estratégia capaz de garantir que o seu site trabalhe bem na atração de novos clientes. Isso envolve reformular alguns elementos para que consigam reverter o tráfego esperado para as suas ofertas.
Se o seu site está passando por problemas, dificilmente conseguirá trazer sucesso à sua empresa. Ele pode se tornar o seu melhor vendedor, mas, para isso, precisa das ferramentas adequadas para gerar bons resultados a você.
Conheça a seguir algumas das mudanças que precisam acontecer em seu site para a atração de novos clientes:
Estude o comportamento do público
Compreender o processo que leva o seu visitante a se tornar um cliente é decisivo para o seu sucesso. Felizmente, as suas métricas de performance podem ajudar em muito nisso. Procure tendências que apontem preferências dessas pessoas por certas abordagens e intensifique o foco nelas para seu site gerar melhores resultados.
Reveja a abordagem dos seus CTAs
Se o seu visitante se sente perdido ao entrar no seu site, os seus números serão seriamente prejudicados. Afinal, ele precisa de um destino óbvio e direto, preferencialmente a sua oferta.
Use CTAs eficazes com uma redação que gere identificação junto ao público e consiga convencê-lo a converter. Isso requer um bom conhecimento a respeito das motivações e desejos da audiência que você pretende impactar.
Invista em uma boa experiência de usuário
Se o seu cliente em potencial tem dificuldades para chegar até a sua oferta, dificilmente você obterá bons resultados. Pensar em uma experiência de usuário de qualidade envolve se colocar no lugar dele para eliminar quaisquer barreiras que possam existir, como menus confusos demais ou lentidão no carregamento das páginas.
Aprimore o seu SEO
Para melhorar a atração de novos clientes em seu site, você precisa garantir que ele é encontrado com facilidade pelas pessoas. O segredo para isso está em aparecer em boas posições no Google com técnicas de SEO.
Quando foi a última vez que você fez uma análise da otimização das suas páginas? Quanto mais conteúdo seu aparece no Google, melhores suas chances de sucesso.
Como estruturar desde já sua estratégia?
Agora que você já conhece as principais métricas para analisar e algumas maneiras de aumentar a atração de novos clientes em seu site, está na hora de iniciar seu planejamento. Leve em consideração os objetivos da sua empresa e o perfil do seu público-alvo para tomar as decisões certas ao ajustar o seu site.
Lembre-se de que os seus canais digitais têm alta importância ao trazerem leads, mas somente quando estão devidamente configurados e atuam de maneira estratégica para maximizar os seus retornos. Se isso não está acontecendo, você precisa fazer as correções.
Uma ótima forma de garantir sucesso é esta: estabeleça os seus KPIs, que são os indicadores que conseguem apontar a eficácia das suas decisões. Em seguida, crie o hábito de monitorar esses números periodicamente. Caso seja necessário, você pode fazer ajustes na sua estratégia para corrigir a rota.
Continue aprendendo mais sobre como priorizar a conversão em suas iniciativas de marketing. Veja no blog como encontrar o que está errado em sua estratégia de captação de leads.
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