Os investimentos em marketing digital estão aumentando consideravelmente.
Todos os dias descobrimos novas formas e estratégias para fazer tudo acontecer pela internet, e isso traz resultados incríveis e surpreendentes para as empresas.
Porém, se não é feito de maneira correta, a empresa pode até sofrer com os prejuízos do marketing digital.
Hoje, muitos clientes trocam anualmente de agências por não conseguirem alcançar o resultado esperado, e por isso é preciso ficar atento: essa estratégia só não é efetiva se for desenvolvida incorretamente.
Um dos erros mais comuns, cometidos até mesmo por agências, é o de não ter a visão holística de todas as ferramentas presentes no marketing digital e a compreensão de que, para que ele funcione corretamente, é preciso saber integrá-las, utilizando todos os recursos em conjunto.
No artigo de hoje vamos trabalhar um pouco essa temática para que você entenda onde estão os pontos de gargalo e como encontrar soluções. Confira!
1. Não espere que o marketing digital faça milagre
Esse é um mito que precisamos quebrar neste instante. Agências prometem o paraíso com estratégias de marketing digital, como se realmente tudo acontecesse em um passe de mágica — e não é assim.
Na verdade, o marketing digital traz maravilhosos resultados para as empresas, desde que seja feito de forma correta. Seu custo é realmente muito menor que o marketing tradicional e os resultados são muito mais facilmente mensurados, além de ser possível corrigir a estratégia em tempo real quando eles não aparecem como era esperado.
Contudo, prometer soluções mirabolantes e irreais é um problema de muitas agências. Isso gera grande insatisfação por parte dos clientes, afinal, uma vez que a expectativa não é correspondente à realidade, muito dinheiro é investido e o resultado esperado não chega.
Isso acontece porque ao longo dos últimos 20 anos, estamos testando e descobrindo a verdadeira utilidade de cada um dos recursos que surgiram com os avanços tecnológicos. E aos poucos é possível perceber que os resultados de uma ferramenta são potencializados pela utilização de outra. E que não se pode atribuir todo o sucesso do marketing digital ao uso de uma única técnica isoladamente.
Por exemplo, de nada adianta ter campanhas muito bem estruturadas de links patrocinados se quando o usuário clica no anúncio pelo qual foi impactado, é direcionado para um página que não tem o conteúdo que ele estava buscando.
Por isso, desconfie da agência que prometer resultados exorbitantes somente com publicações regulares nas redes sociais, por exemplo. Lembre-se que os verdadeiros bons resultados só vêm com ações em conjunto, uma complementando a outra.
2. Não estabelecer objetivos e metas bem traçados
Pergunte a qualquer bom gestor qual o principal objetivo de sua empresa e ele responderá que é ganhar dinheiro, ou seja, aumentar a receita. O que se conquista por meio do crescimento das vendas, do fechamento de uma maior quantidade de melhores negócios.
Porém, para que isso se torne possível é necessário estabelecer diversas metas menores. Por exemplo, se conhecemos o percentual de conversão de leads em clientes da empresa e queremos aumentar a quantidade das vendas, é necessário aumentar a quantidade de leads captados. Para isso, também é importante que atrair mais visitantes para o site e eventos realizados pela empresa.
Por outro lado, se o percentual de conversão está baixo para a quantidade de visitantes atraídos, é preciso estabelecer como meta a melhoria do conteúdo, de CTAs, de atendimento e, até mesmo, de produtos e serviços.
Por isso, é necessário realizar um diagnóstico preciso do que pode ser melhorado, e a partir dele, estabelecer metas capazes de atingir um objetivo maior.
3. Mantenha o foco para não ter prejuízos do marketing digital
O marketing digital precisa de foco — e como acabamos de ver — o foco do cliente normalmente é em vendas. Números palpáveis.
Apesar de permitir uma infinidade de estratégias de diferentes finalidades, um dos principais erros das agências de marketing digital é tentar abraçar todas as propostas, realizando várias ações de marketing sem foco, em vez de focar diretamente nas dores dos clientes e entender o que eles realmente precisam.
Com isso, mais uma vez chegamos ao ponto de maior problema na relação agência-cliente: as expectativas desalinhadas, devido à falta de foco, fazem com que os resultados não sejam alcançados da forma planejada.
Como mencionado no tópico anterior, é necessário um diagnóstico preciso do que de fato pode levar ao atingimento de um objetivo maior, e a partir dele, manter o foco somente no que é realmente importante para empresa. Não adianta focar em métricas de vaidade e ignorar os principais indicadores de desempenho de uma estratégia.
4. Não conhecer bem o público-alvo e ignorar a importância da persona
O público-alvo é um recorte de indivíduos com características similares dentro de um universo maior de pessoas. Já a persona é a personificação desse recorte, capaz de nos mostrar como esses indivíduos se comportam no dia a dia.
Por exemplo, a estudante de medicina, Marília, de 23 anos, filha de uma advogada de sucesso e um cardiologista aposentado, proprietária de um carro popular modelo 2018, que frequenta as baladas X, Y e Z e gosta de ouvir rock e sertanejo universitário, é a persona que representa o público jovem, de nível universitário, do sexo feminino, que pertence às classe A ou B.
Porém, a Marília nos permite conhecer muito mais a fundo a público-alvo e entender muito melhor o seu comportamento. Dessa forma, se revelam os principais interesses e pontos de contato com esse público, tornado as campanhas de marketing digital muito mais eficazes.
Por exemplo, no caso da Marília, publicidade em aplicativos de músicas on demand ou de GPS podem ser muito mais eficientes do que em redes sociais, já que como estudante ela pode limitar o seu tempo de uso nelas para focar nos estudos, mas não deixa de dirigir e nem de ouvir música enquanto está em deslocamento.
5. Acompanhe as tendências do mercado
E por falar em ouvir música em aplicativos on demand enquanto dirige, os hábitos das pessoas estão mudando, e muito. Muitos estudam dentro do transporte coletivo, outro preferem utilizar aplicativos de transporte do que manter um carro, outros escolhem os produtos que desejam pela internet, mas preferem retirá-los na loja física — nada mais segue um padrão.
Por isso, estudar as tendências de comportamento de consumo é fundamental para entender como abordar sua persona sem erro.
6. Não dar ao planejamento a sua devida importância
A falta de planejamento é um dos pontos mais críticos responsáveis pelo prejuízo nas estratégias de marketing digital.
Quando pensamos em planejamento, são vários os possíveis erros nessa área: a ausência total de um planejamento, planos feitos a longo prazo, falta de estudo de mercado, falta de entendimento do público, escopo engessado e sem atualização.
Tudo isso pode levar ao fracasso e ao prejuízo, e é por isso que é necessário ficar de olho nas propostas das agências de marketing.
Faça o seu planejamento a longo prazo e a curto prazo
O planejamento a longo prazo foi algo que realmente funcionou há alguns anos, principalmente considerando as mídias tradicionais. No entanto, no universo do marketing digital, podemos encontrar dificuldade em manter um escopo engessado durante anos.
As mídias sociais mudam diariamente — todos os dias surgem novos recursos. Algumas passam a ser mais valorizadas que outras do dia para a noite, e com a mesma velocidade, se tornam obsoletas. Por isso, um bom planejamento precisa ser feito a curto prazo.
Entretanto, também, é preciso sim, prever ações de longo prazo, como em datas comemorativas, porém jamais fechar um planejamento anual e segui-lo à risca. Ele precisa ser adaptado com frequência para acompanhar as tendências de mercado.
Embase o seu planejamento em pesquisa de mercado
O planejamento sem pesquisa de mercado também é um problema enfrentado em algumas agências de marketing digital. O primeiro passo para uma boa estratégia é se aprofundar no universo do cliente, entendendo como seu mercado funciona e como agir a partir de então.
Algumas agências de marketing digital não costumam fazer uma pesquisa aprofundada sobre essa realidade, fazendo com que grande parte dos investimentos sejam perdidos com foco no público errado, ações que realmente não convertem ou por não entenderem o processo de compra dos clientes daquela empresa.
Atualize o seu planejamento
Como foi dito, o planejamento a longo prazo deixou de ser algo realmente valioso para as estratégias de marketing. Ele precisa ser atualizado sempre, com frequência, para que acompanhe as tendências de mercado.
Um dos erros mais vistos nas estratégias de marketing digital são planejamentos engessados, sem atualização e que não permitem adaptações.
O monitoramento do mercado, dos concorrentes, do público e de tudo que abrange o universo da sua empresa precisa ser estudado frequentemente, sempre bem observado, para identificar novas oportunidades de atuação na comunicação da sua empresa — descobrir o que tem dado certo, o que tem dado errado, o que os concorrentes estão fazendo, o que os clientes estão buscando, o que o mercado está exigindo e, com isso, o que fazer para ganhar vantagem competitiva.
7. Faça bom uso das ferramentas disponíveis
São muitas as ferramentas que temos acesso. A otimização de processos internos na comunicação, considerando o marketing digital, recebeu muita atenção nos últimos anos. Hoje existem vários recursos capazes de melhorar o trabalho dentro das empresas.
Um dos erros mais notáveis no mal-uso de ferramentas é a contratação de recursos distintos, sem o entendimento de como conversam entre si em direção a um mesmo objetivo.
Entender qual o foco do seu cliente e o que ele precisa que seja entregue é o que vai direcionar para as ferramentas a serem contratadas. O comum no mercado é ver agências indicando diversas ferramentas que poderiam muito bem ser otimizadas. O resultado? Um alto investimento em algo sem necessidade — prejuízo.
Outro ponto de análise em relação ao mau uso das ferramentas está na própria execução das estratégias.
É preciso que a agência realmente conheça bem as ferramentas com as quais está trabalhando para conseguir otimizar o trabalho, reduzir as horas gastas em atividades que poderiam facilmente ser otimizadas e, por consequência, ter mais tempo para investir a verba do cliente em ações realmente valiosas.
8. Não trabalhar o funil de venda e não investir em e-mail marketing
Outro grande erro no marketing digital diz respeito ao foco nas métricas de vaidade: de nada adianta ter milhões de seguidores nas redes sociais e trilhões de visitantes no site se eles não forem convertidos em clientes. Mesmo quando o objetivo da ação for o de reconhecimento de marca.
Para que essa estratégia de atração se complemente é preciso nutrir seus visitantes com informações relevantes para eles relacionadas à sua empresa e, com isso, conduzi-los ao longo do funil de vendas, fazendo com que passem também pelas etapas de consideração e decisão até se convertem em clientes.
Uma das ferramentas, que aliada ao conteúdo de qualidade, traz mais resultados nessa tarefa é o e-mail marketing, por meio da automação de fluxos de nutrição. Portanto, ignorar o seu uso é um grande erro capaz de gerar o desperdício do investimento feito em atração, gerando prejuízos.
9. Pense na fidelização dos clientes
O custo de aquisição de um novo cliente é muito mais alto do que a fidelização de um cliente já conquistado, portanto, o seu maior esforço deverá ser sempre focado na base já existente.
Perder clientes no atual contexto competitivo é algo impensável.
Por isso, trate os seus com muito carinho, invista em ações de fidelização, em equipes que garantam o sucesso dele no uso do seu produto e, desse modo, garanta que além de se manterem fiéis à sua marca, ainda a recomendem para seus amigos, família e conhecidos.
10. Evite a falta de mensuração de resultados ou má interpretação de dados
Por último, mas não menos importante, a falta de mensuração de resultados é um fator alarmante para o marketing digital. Por mais que as plataformas ofereçam dados completos, claros e bem organizados sobre as ações realizadas, é preciso ter cuidado no momento da interpretação dessas informações.
Uma interpretação tendenciosa tende a ajudar em conclusões errôneas que, por sua vez, podem induzir a ações de marketing também equivocadas, gerando prejuízo pelo investimento de dinheiro e tempo em ações pouco valiosas para o negócio.
Por isso, é fundamental que a agência a ser contratada tenha uma boa expertise na interpretação de dados e faça uma mensuração frequentepara entender o que está acontecendo — e como otimizar as ações.
Isso também entra diretamente no planejamento. Quando mensuramos resultados e interpretamos os dados, conseguimos identificar o que vem dando certo e o que está dando errado na nossa estratégia de marketing. Com essas informações, é fundamental fazer pequenos ajustes ao longo do planejamento, para otimizar a conversão e aumentar os resultados da empresa.
11. Entenda como reverter a situação
O segredo para evitar os prejuízos na sua estratégia de marketing digital é encontrar uma agência especializada, focada em resultados palpáveis. Sabemos que é fundamental acompanhar todos os indicativos chave de performance (KPI’s) da sua estratégia, mas no fim das contas o que realmente importa é como isso tem impactado financeiramente a empresa, certo?
Ao contratar uma agência de marketing digital, converse sobre isso. Alinhe suas expectativas, deixe claro quais são seus objetivos para que a parceira possa usar as melhores estratégias para entregar o que você espera.
Opte sempre por agências especializadas e certificadas, uma vez que elas já têm expertise de mercado para entregar o que você precisa. Peça também o portfólio, converse sobre os antigos e atuais clientes sobre resultados. Peça cases de sucesso e tente identificar se essa empresa realmente tem potencial para entregar o que você espera.
E agora que você como não cometer erros e ter prejuízos do marketing digital na sua empresa, entre em contato conosco para que possamos ajudar você a dar um up na sua estratégia!