4 relatórios de performance que você deve cobrar de sua agência

4 relatórios de performance que você deve cobrar da sua agência

A sazonalidade do mercado de marketing pode surpreender uma gestão despreparada. Para evitar que isso aconteça, é fundamental acompanhar continuamente o desempenho de suas ações e campanhas no mundo digital.

Muitos profissionais já sabem que o contato por com os clientes é uma das melhores formas para alcançar bons resultados, seja com blog posts, webinars ou vídeos.

Entretanto, poucos sabem realizá-lo de maneira correta e colocam em risco as estratégias de marketing planejadas.

Neste post, mostraremos a você quais são os relatórios de performance mais importantes que devem ser disponibilizados pela agência de marketing digital.

Continue a leitura e entenda!

O que os relatórios de marketing da sua agência devem conter?

Um dos principais benefícios do marketing digital é poder contar com uma série de métricas que indicam a performance das suas ações em diversos canais.

Assim, é possível ter certeza de que os seus esforços estão corretos e dando os retornos esperados.

No entanto, como documentar adequadamente esses resultados? A melhor forma de fazer isso é obtendo relatórios de marketing, gerados pela equipe responsável pela execução das suas campanhas. Por meio deles, você consegue acompanhar os seus indicadores e obter insights sobre sua atuação.

Como são os relatórios que você recebe da sua agência de marketing digital?

Eles contêm todas as informações necessárias para você tomar decisões estratégicas em suas campanhas?

São enviados com regularidade e atenção especial às metas da sua marca? Tudo isso é o mínimo para uma entrega de qualidade.

Veja, a seguir, os principais pontos que devem existir nos relatórios de marketing da sua agência:

Periodicidade produtiva

Para que seja possível traçar estratégias robustas baseando-se em dados concretos, os relatórios de marketing precisam ser produzidos e enviados com regularidade.

No mínimo, uma vez ao mês, você deve receber seus números.

Também devem existir levantamentos semestrais e anuais, para que seja possível acompanhar sua evolução ao longo de todo esse tempo.

Separação por canais

É essencial que você seja capaz de compreender em quais canais da sua marca você está obtendo melhores resultados.

Os relatórios de marketing precisam separar os números de site, blog, redes sociais, e-mail marketing, mídia paga, entre outros, de maneira intuitiva.

Sem isso, fica difícil determinar quais meios precisam de mais atenção e os que geram melhor reação do público.

Destaque às suas metas

Quais são os KPIs da sua estratégia de marketing?

Eles são determinados a partir dos seus objetivos, portanto, esses alvos devem estar devidamente destacados em seus relatórios de marketing.

O papel deles é mostrar o quanto a sua marca está próxima das metas que pretende atingir.

Métricas estratégicas

Destacar números, como curtidas e compartilhamentos, não deve ser o ponto principal dos seus relatórios de marketing. Se esse é o caso, está na hora de uma mudança urgente.

A análise deve se concentrar em indicadores estratégicos, como ROI, vendas geradas a partir da campanha, geração de leads, lifetime value, CAC, entre outros.

Análises estratégicas

Bons relatórios de marketing devem ir além dos números e oferecer insights valiosos que retratem a sua atuação sob o olhar de um especialista.

Isso significa entender bem como anda a força da sua marca, de que maneira ela está impactando a audiência, quais os principais desafios a seguir, entre outros. Para isso, é necessário contar com uma equipe de especialistas no comando dessas análises.

Os relatórios de marketing são instrumentos decisivos para você acompanhar os próprios resultados e traçar planos para ações futuras.

Somente a partir dos seus números será possível ter a certeza de que essa ou aquela iniciativa tem qualidade. Uma tarefa de tanta importância precisa ser conduzida por uma agência de marketing que compreenda a necessidade dessa análise e consiga realizá-la com excelência.

Relatórios que devem ser cobrados da sua agência

Após entender a lógica por trás da rotina dos relatórios de performance, fica mais fácil definir os itens essenciais a serem listados em cada um desses documentos.

Confira a seguir quais são esses itens:

1. Conteúdos mais populares

Um conteúdo popular é aquele que traz mais tráfego para o seu site.

Esse é um dos relatórios de performance mais importantes para o sucesso de qualquer gestão, já que nem todo leitor realiza conversões ao término da leitura de um post. Assim, analise com a agência quais são os posts mais atrativos e veja como os leitores interagem com a sua gestão.

2. Conteúdos que convertem mais leads

Algumas pessoas acreditam que os conteúdos de uma empresa se restringem apenas aos posts de um blog. De fato, esses materiais são muito importantes, mas existem diversas outras formas de interação com os clientes.

O site da empresa e a sua landing page, por exemplo, também são ótimos atrativos que precisam ser pensados de acordo com as suas estratégias de marketing.

Quando todos eles estão alinhados, é possível converter mais leads e obter bons resultados. Portanto, cabe à agência descobrir quais conteúdos estão convertendo mais leads e monitorar a nutrição de cada contato.

3. Canais mais eficientes

O mundo digital expandiu as fronteiras das empresa ao permitir a interação com clientes a qualquer momento, em qualquer lugar. Desse modo, os canais de comunicação da gestão precisam estar alinhados com os objetivos e as estratégias desenvolvidas.

Uma campanha pode ser vinculada em vários canais, como as redes sociais, email e outros.

Cada um deles apresenta resultados diferentes e que precisam ser analisados com muita atenção.

Se determinada campanha apresentar melhor performance no email marketing do que em sua página do Instagram, por exemplo, é preciso encontrar as falhas e talvez repensar em outro canal que seja mais atrativo, então não deixe de analisar isso com a agência.

4. Bounce rate e exit rate

O Google Analytics já é uma ferramenta muito utilizada pelos profissionais de marketing no mercado, pois possibilita o monitoramento do tráfego de um blog, site ou loja virtual. A partir dessas informações, é possível entender o comportamento dos leitores e clientes de uma empresa.

O principal objetivo do Analytics é mostrar como os consumidores navegam nas páginas da gestão, fornecendo a você detalhes fundamentais para criar uma estratégia de sucesso. Dois dados se destacam entre as diversas opções disponíveis: bounce rate e exit rate.

O bounce rate, ou taxa de rejeição, informa a quantidade de usuários que não realizaram ação alguma na sua página da web.

Já o exit rate mostra a porcentagem de pessoas que navegaram em mais de uma página em seu site.

Essas informações podem parecer simples, mas elas indicam a efetividade dos seus conteúdos e mostram se eles são atrativos para as suas personas.

Ao analisá-los junto à agência, você pode fazer um estudo completo sobre a sua estratégia de marketing para encontrar falhas e pontos positivos.

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