Nosso site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência de navegação. Política de Privacidade

Como determinar os melhores KPIs de marketing para sua empresa

Como determinar os melhores KPIs de marketing para sua empresa

Toda e qualquer ação de marketing de uma empresa deve buscar objetivos específicos, que podem ir desde a melhora da imagem da marca até à geração de mais vendas.

Até aí tudo bem, certo?

Mas e para saber se esses objetivos estão realmente sendo alcançados, como fazer?

Pois nessa hora é indispensável acompanhar os dados gerados por suas ações, sejam eles quais forem. Caso contrário sua empresa anda às cegas, sem saber se o que vem fazendo está mesmo dando resultado.

Como exatamente verificar se suas ações de marketing estão conquistando os resultados desejados? Quais métricas são relevantes para seu objetivo específico?

Quer conhecer os KPIs de marketing mais usados e entender como eles podem ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos na prática? Pois confira já:

Mas, afinal, o que são esses tais KPIs?

Os KPIs — ou Indicadores-chave de desempenho — nada mais são que as métricas usadas para identificar se as ações de marketing realizadas pela empresa estão alcançando os objetivos propostos ou não.

Esses índices são indispensáveis para que se tenha mais controle sobre a gestão geral de uma empresa, afinal, ao identificar se seus objetivos vêm sendo mesmo alcançados, o negócio pode optar por manter as ações originárias desses resultados ou modificar estratégias que se provem ineficientes, precisando ser trabalhadas.

Por que definir KPIs para as estratégias digitais?

O emprego dos indicadores-chave é primordial para que as empresas consigam comprovar a relevância dos investimentos feitos na internet, e também promover os ajustes necessários em suas estratégias.

Não faz sentido deixarmos de aproveitar essa vantagem da internet, que nos permite monitorar todas as ações e reações do nosso público.

É importante observar que na composição dos KPIs vamos usar as métricas disponíveis, como tempo de permanência nas páginas, volume de cliques, tipo de interação etc. Mas fique atento: temos que entender o que está por trás de cada indicador e, claro, o que vamos fazer com aquela informação.

Quais são as características de um bom KPI?

Definir quais KPIs de marketing utilizar deve estar no topo da lista de prioridades após a definição dos objetivos macro da empresa, uma vez que estão direta e intrinsicamente relacionados. Ao chegar nessa fase, atente-se às características de um bom KPI.

Diretamente relacionado

Os indicadores escolhidos devem ter uma relação direta com o objetivo proposto, sendo capazes de dizer claramente se as ações estão surtindo o efeito esperado ou não.

Se o objetivo de suas ações nas redes sociais é gerar mais vendas, por exemplo, o número de curtidas da página não fará tanta diferença para alcançar esse resultado, não sendo, por isso, o indicador de desempenho ideal para esse objetivo.

Facilmente mensurável

Os KPIs devem ser fáceis de entender e mensurar, de forma que todos os envolvidos em sua equipe de marketing sejam capazes de compreender exatamente o que querem dizer sem maiores problemas. Ambiguidade e incerteza simplesmente não são opções!

Continuamente útil

Os KPIS devem ser capazes de guiar sua empresa e ajudá-la a melhorar continuamente, permitindo que os processos sejam ajustados sempre em busca do alcance dos objetivos previstos. Se um KPI não ajuda a melhorar processos ineficientes, existe aí uma necessidade urgente de reformulação!

Quais são os KPIs de marketing mais usados?

É óbvio que cada empresa deve avaliar o que é mais importante para a sua situação, mas há indicadores considerados imprescindíveis. Confira:

Engajamento

Um dos KPIs mais importantes do marketing digital, porque consegue mostrar o nível de envolvimento que a marca tem conseguido estabelecer com seu público. Para chegar nesse indicador temos que considerar o nível de interação obtido por cada ação.

Numa conta simples, temos que dividir o número de visitas que recebemos na página pelo número de visitantes que interagiram. A análise desse indicador é muito relevante para aprimorar nossas atividades.

Por exemplo, se a marca tiver um alto alcance, mas baixo engajamento, é preciso fazer ajustes, porque significa que conseguimos atrair o usuário, mas não conseguimos provocá-lo de forma efetiva.

É preciso lembrar, também, que com alto engajamento a marca consegue resultados melhores em redes sociais como o Facebook, uma vez que alto número de interações é sinal de popularidade. Ou seja, quanto mais interações, maior a oferta do conteúdo.

Alcance

Usado em todas as mídias, e não apenas nas digitais, este indicador ajuda a empresa a responder uma questão essencial: até onde conseguimos chegar com nossa mensagem, qual foi a eficácia da programação.

Para o cálculo desse índice vamos usar as seguintes métricas: volume de impressões, número de fãs ou seguidores e dados relacionados ao tráfego da audiência.

Fique atento: de forma isolada, alcance não diz muito sobre a sua estratégia. Posso ter números altos, mas temos que considerar nível de engajamento ou mesmo de conversão.

Lead

Sem dúvida, nada revela melhor o impacto de suas ações nas redes sociais do que a geração de lead. Afinal, chegar nas pessoas que estão interessadas naquele produto ou serviço é o principal objetivo de qualquer ação, correto?

Em termos de KPI, mais do que comprovar sua performance, a análise desse indicador ajuda a empresa a definir as melhores práticas, entendendo o que exatamente está gerando resultados mais satisfatórios na atração das pessoas certas.

Clientes

Se encontramos as pessoas certas e fornecemos conteúdos relevantes para elas temos que conseguir a conversão! Esta é uma premissa básica para os negócios na área digital.

É importante considerar, ainda, que avaliar o volume de clientes adquiridos com as ações também ajuda a comparar quais são mais efetivas na entrega desse tipo de resultado.

Sem avaliar itens como aquisição de clientes e taxa de conversão, não temos como mensurar adequadamente, por exemplo, o ROI, o retorno obtido com cada investimento.

Em uma boa estratégia de marketing digital precisamos definir KPIs e trabalhar com eles para otimizar os resultados.

De que forma isso pode ser feito? Depende do KPI. No caso de engajamento, por exemplo, uma boa estratégia é entender melhor os interesses do público alcançado e, posteriormente, testar novas possibilidades em termos de conteúdo.

Por que a agência deve participar da definição de KPIs

Quando pensamos na contratação de uma agência de marketing digital, é preciso levar em consideração quais são os momentos em que a empresa deverá participar junto ao seu negócio.

Entendendo o papel das agências você consegue descobrir como cada uma delas pode ajudar você a aumentar os números do seu negócio, a saber o que esperar delas e, mais do que isso, encontrar a agência que realmente abrace a sua proposta, saindo da realidade de trocar de agência todo ano.

Por que é preciso ter cuidado na definição de KPIs e no seu monitoramento?

A definição dos KPIs precisa ser monitorada pela sua agência para que toda a estratégia seja bem-estruturada. Quando definidas as metas de marketing junto à agência, é hora do trabalho em conjunto para descobrir o que indica o bom desempenho e o caminho satisfatório até o alcance do objetivo geral.

1. Consideração da realidade do seu negócio

A agência envolvida na realidade do seu negócio ajudará a entender qual é a meta mais interessante para a sua empresa — com uma visão um pouco mais realista, talvez, considerando o estado atual do seu mercado de atuação, seus concorrentes e os números da sua empresa.

2. Elaboração de estratégias mais efetivas

Com um conhecimento claro dos objetivos da empresa e o que seriam números capazes de indicar o resultado esperado, é hora de elaborar as estratégias mais efetivas para que as ações realmente atinjam o ponto de interesse.

Nesse momento, o conhecimento e a definição de KPIs em conjunto ajudará a descobrir quais são as ações mais interessantes, ou seja, quais são capazes de aumentar os números que precisam melhorar, reduzir os números que precisam diminuir e levar o negócio ao sucesso.

3. Perspectiva de resultados e plano de melhorias

Com um conhecimento sobre os KPIs e o objetivo geral de marketing da empresa, a agência conseguirá ter uma perspectiva mais clara dos resultados esperados, além de saber exatamente onde mexer na estratégia vigente.

Uma das qualidades do marketing digital é a possibilidade de reestruturar o planejamento. Com métricas sendo acompanhadas constantemente, é possível identificar o que está trazendo resultados mais significativos.

Com essa informação, a agência poderá reorganizar os esforços de tempo e investimento financeiro, trabalhando para melhorar os resultados esperados e aumentar o retorno sobre o investimento.

Uma agência de marketing precisa estar junto ao cliente em todos os momentos da estratégia de comunicação para que o trabalho fique alinhado, bem-estruturado e para que possa gerar bons frutos.

Entendeu por que a agência deve participar da definição de KPIs? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conte um pouco sobre seu contexto para ajudarmos você a gerar mais resultados online:

Responderemos em até 2 horas úteis.

Faça uma busca