Quem realmente quer fazer sucesso no mercado precisa estar sempre em busca de novas maneiras de aumentar as oportunidades de negócios, não esperando que elas simplesmente aconteçam, não é mesmo?
Com uma estratégia de geração de leads eficaz é possível atrair mais potenciais clientes para o negócio, reduzindo o trabalho de persuasão do seu time de vendas, conhecendo melhor seu público, personalizando suas práticas de marketing e, ainda, aumentando a lucratividade da empresa.
Mas como aumentar essa geração de leads qualificados? Será que é possível atrair cada vez mais pessoas para a sua empresa? Pois confira nosso post de hoje e descubra agora mesmo:
Como fazer geração de leads?
Gerar leads é o processo de transformar um visitante em uma oportunidade de venda para a sua empresa.
Para criar leads é preciso que esse usuário forneça algum tipo de informação para o seu negócio que ajude a qualificá-lo como comprador e também a conhecer melhor suas necessidades e expectativas.
A geração de leads é feita por meio de sites, blogs, e-mails e diversas outras ferramentas que procuram, através do compartilhamento de conteúdo e relacionamento, transformar esse prospect em uma lead. O passo seguinte é então conduzi-la através do funil de venda até a conversão.
Por que gerar leads?
O processo de venda e compra mudou muito ao longo dos anos. Aquela ideia de cold selling do marketing tradicional já não funciona tão bem. Hoje os consumidores desejam entender os benefícios daquele produto ou serviço para ter a opção de escolha livre de acordo com a sua preferência.
Essa mudança no poder impulsionou as empresas a investir e criar um relacionamento com o seu público-alvo.
A partir disso, o marketing de conteúdo e o marketing digital se tornaram indispensáveis para os negócios, pois são maneiras de fornecer conteúdo para o seu público apostando em uma boa relação. O próximo passo é transformá-los em consumidores da sua marca. Mas como fazer isso? Gerando leads!
As leads são suas novas oportunidades de negócio. São visitantes que se relacionam com o seu conteúdo e estão mais propensos a realizar uma compra. Além disso, por meio do conteúdo que você gera é possível educar o mercado e se tornar uma referência na sua área, preparando a sua lead para a comercialização.
Como qualificar leads?
Ao gerar leads, você terá diversos usuários que demonstraram interesse no seu produto ou serviço. Além disso, você terá coletado algumas informações pessoais no processo de conversão, certo?
Você poderá qualificar essas leads, ou seja, definir quão preparadas elas estão para realizar uma compra, de acordo com o estágio no funil de vendas e o tipo de material que ela consumiu.
Essa é uma maneira de organizar e otimizar os esforços do seu time de vendas, por exemplo. Ao entrar em contato com uma lead mais preparada para a compra, ou seja, mais qualificada, a chance de fechar uma negociação será consideravelmente maior!
Logo, os seus vendedores terão mais sucesso nas vendas, já que terão contato com leads mais preparadas para a compra.
A geração de leads é ideal para negócios crescerem de forma saudável.
Os diversos esforços de marketing digital facilitam a conversão de visitantes nesses potenciais compradores, além de tornar a empresa referência no seu mercado, criando e compartilhando conteúdo relevante para o seu público e proporcionando mais oportunidades de negócio.
Página de captura: um ótimo começo
São diversas as formas de se capturar leads.
Pode ser, por exemplo, por meio do site, através do cadastro de um usuário, pelo blog, com a assinatura de uma RSS, ou, ainda, por meio de uma landing page ou página de captura.
As landing pages foram feitas exatamente para reunir todos os elementos essenciais para aumentar a geração de leads.
E quais elementos são esses? Uma oferta imperdível, uma chamada matadora, um design de primeira, um formulário objetivo e toda sua autoridade.
Conteúdo: a oferta imperdível
O inbound marketing ou marketing de atração certamente é a melhor maneira de atrair possíveis clientes e aumentar sua geração de leads, afinal, conhecendo bem o que seu público busca e do que ele precisa, passa a ser mais fácil criar conteúdos relevantes, que realmente transformem a vida das pessoas, agregando valor e despertando o interesse.
Esses conteúdos podem surgir em forma de e-books, whitepapers, infográficos, webinars, templates para uso imediato, planilhas e toda sorte de materiais que possam ser importantes para seus futuros consumidores.
Atraídos pelo conteúdo, os usuários acabam fornecendo alguns valiosos dados que serão usados na nutrição desses leads. Aí é só partir para a conversão.
Call to action: uma chamada matadora
Quantas vezes você já ouviu coisas do tipo: “são as últimas unidades”, “seja o primeiro a experimentar”, “só para os 50 primeiros” e assim por diante?
Esses são os CTAs, frases de impacto que levam o visitante a decidir rapidamente por sua oferta de conteúdo.
Sem muito tempo para amadurecer a ideia, o interessado precisa agir, aceitando ou declinando seu convite. Mas como sua oferta é gratuita, simplesmente não tem por que não ser aceita, não concorda?
Design: o traje de primeira linha
O design é a roupa do seu conteúdo, o traje que sua musa inspiradora está usando. Ele valoriza as curvas do conteúdo, apresentando os dotes de maneira atraente?
Se a resposta é sim, parabéns! Isso quer dizer que o design da sua landing page é de primeira.
Já se você olha para a página de captura e não vê grandes atrativos, talvez seja hora de repensar a respeito do estilo que você quer dar para sua comunicação com os clientes.
Formulário: o mais objetivo possível
A regra de ouro para o formulário de captura dos dados do usuário funcionar é manter a objetividade, ser sucinto.
Assim você não espanta seus visitantes. Pense, por exemplo, que se você está interessado em uma pessoa que, de repente, dispara uma centena de perguntas pessoais para você, é natural que você se sinta acuado, não é mesmo?
Pois o mesmo acontece com o seu visitante! O relacionamento precisa se desenvolver aos poucos, com cautela.
Portanto, tenha paciência e peça somente o necessário em um primeiro momento: nome e e-mail. O resto você vai conseguindo com o tempo.
Autoridade: uma geração de leads baseada na confiança
Mostrar sua autoridade no mercado passa uma maior segurança ao visitante, contribuindo para que sua geração de leads seja baseada na confiança.
Você só vai a um médico formado, de preferência um especialista, certo? Quanto mais títulos e recomendações melhor? Pois aja exatamente assim com seus visitantes!
Mostre seu potencial por meio de depoimentos de outros clientes, cases de sucesso de clientes já fidelizados, número de compartilhamentos nas redes sociais e até mesmo usando logotipos de parceiros que apoiam sua empresa.
Os 6 erros que estão matando a sua estratégia de geração de leads
Gerar leads está ajudando diversas empresas a superar a crise e manter o negócio dando lucro, conquistando clientes e crescendo.
Transformar visitantes desconhecidos em oportunidades de venda já chamou a atenção de organizações de todos os tamanhos, mas elas devem se precaver para evitar falhas que podem botar tudo a perder!
Saiba quais são os 6 erros que estão matando a sua estratégia de geração de leads e evite-os de qualquer jeito!
1. Não criar personas
Esse é um erro clássico. Uma persona é tão importante que o simples fato de você não ter nenhuma já vai atrapalhar a geração de leads.
Sem ela, é impossível direcionar o conteúdo que você vai criar, escolher os melhores canais para a sua empresa estar presente e pensar em as ações adequadas para o que seu público espera.
2. Criar personas, mas não fazer uma boa pesquisa
Ok. Você achou que apenas criar as personas resolveria?
Uma boa persona é fruto de uma boa pesquisa, afinal, você não quer “achar” que conhece o seu cliente ideal, certo? Entrevistar seus consumidores atuais e conhecer as pessoas que estão interagindo com suas páginas e perfis sociais é uma ótima forma de começar.
3. Investir nas palavras-chave erradas
O Google atrai muito tráfego para sites e blogs, logo, é preciso investir na criação de conteúdo e anúncios pagos para as palavras-chave certas.
Se você está focando na keyword errada, certamente vai atrair a audiência errada para seus conteúdos — e as leads geradas não serão as que você espera ou precisa.
4. Não ter formulários de captação de e-mails no site
Com tanto tráfego chegando pelas redes sociais, anúncios e SEO, você precisa garantir que pelo menos um e-mail de contato esse usuário deixe para o seu negócio. E se você não der nenhuma oportunidade fica difícil, certo?
Coloque formulários de contato dentro do seu site, em blog posts e páginas de produtos, no caso de e-commerces.
5. Não criar ofertas de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma excelente forma de gerar leads, mas, para isso, você precisa de conteúdo rico que convença os visitantes a fornecer informações para o seu negócio.
A melhor forma de gerar leads com conteúdo é por meio de ofertas como e-books, infográficos e outros materiais ricos!
6. Estar presente em mais canais digitais do que você precisa
Esse é um erro que costuma passar despercebido. Ao entrar no mundo digital, muitos empreendedores querem estar presentes em todas as redes sociais, utilizar todas as ferramentas e investir em várias frentes. Mas as suas personas estão presentes em todos os canais?
Quando você tem muitas mídias para gerenciar, não possível trabalhar nenhuma delas da maneira correta, o que faz com que suas ações não sejam tão eficientes e você não consiga leads de qualidade.
Esses 6 erros são extremamente comuns, principalmente se você está começando uma estratégia de geração de leads ou não está contando com o apoio de uma agência especializada!
Evite essas situações para ter os resultados que o seu negócio espera.
Agora que você já sabe o que deve fazer para aumentar sua geração de leads, mãos à obra!
E não deixe de voltar aqui para compartilhar os resultados dessas práticas conosco! Divida suas experiências e enriqueça nosso conteúdo!
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