Você por acaso se lembra que em nosso artigo sobre a importância do funil de vendas na gestão de clientes falamos sobre a necessidade de educar, direcionar e nutrir seu lead até que ele esteja pronto para efetivamente se tornar um consumidor?
Pois um dos maiores desafios das campanhas de marketing digital atualmente está na captação desses leads qualificados.
Mas como realmente gerar mais leads para um negócio? Quais ações é preciso tomar para começar a produzir bons resultados?
É o que você vai aprender agora! Então confira já algumas dicas essenciais para incrementar esse processo! Vamos lá?
Primeiramente, o que são leads?
De uma forma bem simples, leads são pessoas identificadas por sua empresa como clientes em potencial.
São indivíduos que entraram em seu site ou blog, leram o material que está disponibilizado lá, se interessaram e forneceram, através de um cadastro, seus dados básicos de contato, como um endereço de e-mail.
Como transformar um visitante em lead?
É natural que quem entra na sua página tenha interesse nos seus produtos e serviços e, por isso, é importante oferecer formas fáceis para que o visitante do seu site possa deixar seus dados e se tornar um lead.
Esse cadastro pode ser a assinatura de uma newsletter ou o preenchimento de um breve formulário. Muitas empresas usam para isso as chamadas landing pages, que são páginas criadas para facilitar o cadastro do futuro cliente em troca de um download.
Esse download geralmente consiste em um conteúdo que desperte o interesse do visitante, e pode ser um e-book, um white paper, um infográfico, entre outros.
Dessa forma, sua empresa identifica potenciais clientes e pode dar prosseguimento ao processo de nutrição.
Como transformar um lead em um cliente?
Uma vez identificados os leads, sua empresa precisa nutri-los. O processo de nutrição consiste em fornecer mais informações sobre os produtos e serviços que sua empresa oferece.
Inicialmente, o cliente pode se interessar mais por conteúdos educativos, que falem de benefícios, sem, inicialmente, usar um texto que aborde diretamente a venda.
Conforme o cliente se informa e acessa novos conteúdos, os conteúdos podem começar a falar dos produtos em si e, posteriormente, abordar ofertas, preços e modos de pagamento, chegando ao momento do fechamento da compra.
Uma ferramenta que pode ajudar muito nesse processo é a automação de marketing.
Qual a vantagem de gerar leads para sua empresa?
Essa estratégia visa construir no futuro cliente uma relação de confiança com sua marca, através de conteúdos de qualidade. Mostrar que sua empresa pode solucionar os problemas do lead de uma forma natural, sem tentar forçar uma venda logo de cara, ajuda a criar essa relação.
Para ter os melhores resultados, capriche nos conteúdos que estarão em seu site, blog ou rede social, para deixar o visitante com vontade de ler mais.
É importante também respeitar o momento de cada pessoa. Saiba quando é a hora de fornecer conteúdos mais informativos e quando é a hora de começar a falar em venda.
Aposte em bons materiais para a captação de leads
O usuário do seu site dificilmente lhe dará informações pessoais sem que você ofereça algo de valor em troca, não concorda?
Por isso, uma estratégia que sempre gera bons resultados é a criação de conteúdos ricos que busquem solucionar os problemas mais comuns da persona da empresa, como e-books e webinars.
Esse tipo de material possui grande potencial de viralização nas redes sociais, educando seus clientes e ainda ajudando a mudar seu comportamento de compra.
Mas não se limite somente a esse tipo de conteúdo! Infográficos, whitepapers, templates e planilhas também são excelentes fomas para atrair o usuário do seu site, fazendo com que ele ofereça dados valiosíssimos.
Crie calls to action cada vez mais atraentes
A primeira coisa a se pensar para aumentar a captação de leads diz respeito à criação de botões call to action que realmente atraiam a atenção de seu leitor e os direcione a tomar uma ação — que, nesse caso, consiste em preencher um formulário.
Para produzir mais resultados, sempre utilize frases imperativas como “teste grátis agora” ou “fale com um especialista”. Não se esqueça também de trabalhar um design bem atraente, que se destaque na página, pois de nada adianta uma frase sensacional em um botão apagado.
Capriche também em suas landing pages
Criou uma frase incrível e desenvolveu um design chamativo para seu botão de call to action?
Agora é hora de pensar com cuidado sobre sua landing page! Afinal de contas, se seu call to action é praticamente perfeito, mas sua landing page não consegue prender seu usuário, conduzindo-o a seu objetivo, o projeto fracassa como um todo.
Por isso deixe claro para o usuário os benefícios que ele receberá após o preenchimento do formulário, preferencialmente usando uma imagem que descreva bem o produto oferecido.
Retire também todos os menus e links que possam levar o usuário a outras páginas. Lembre-se de que o objetivo é que esse lead só deixe sua landing page depois de preencher o formulário com os dados de que você precisa. Por isso, não o distraia com nenhuma outra informação além do formulário em si!
Seja bastante objetivo em seus formulários
Uma vez que os formulários são os itens mais importantes da sua landing page, certamente merecem um tópico para discutirmos única e exclusivamente sobre eles, não acha?
Então fique atento, porque por mais que toda informação gerada por um lead seja importante, é importante não assustá-lo com formulários muito extensos ou que peçam informações desnecessárias.
Tenha em mente que se você dificultar demais a navegação de seu cliente em potencial ele pode deixar sua página sem pensar duas vezes. Por isso, concentre-se apenas no que é mais importante e deixe para coletar mais informações em outro momento.
E esses são os passos básicos para aumentar a captação de leads do seu blog, indispensáveis para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital.
Só não se esqueça que de nada adianta cuidar de tudo isso sem compreender seu cliente e oferecer um conteúdo relevante que atenda a suas necessidades, ok? Planejamento é a chave de tudo!
E você, já utiliza alguma dessas técnicas em seu blog? Conhece outras que acha que mereciam também estar aqui?
Compartilhe suas sugestões e suas experiências conosco nos comentários! E aproveite também para conhecer estratégias para aumentar sua geração de leads!