Entenda os prejuízos do marketing digital - e como revê-los!

Os investimentos em marketing digital estão aumentando consideravelmente. Todos os dias descobrimos novas formas e estratégias de fazer tudo acontecer pela internet, e isso pode trazer resultados incríveis para as empresas.

Porém, se não feito de maneira correta, gera prejuízo. Hoje, muitos clientes acabam trocando anualmente de agências por não conseguirem alcançar o resultado esperado, e por isso é preciso ficar atento: marketing digital dá prejuízo se você não o fizer de maneira correta.

No artigo de hoje vamos trabalhar um pouco essa temática para que você entenda onde estão os pontos de gargalo e como encontrar soluções.

Marketing digital não faz milagre

Esse é um mito que precisamos quebrar nesse instante. Agências prometem o paraíso com estratégias de marketing digital, como se realmente tudo acontecesse em um passe de mágica – e não é assim.

Na verdade, o marketing digital traz maravilhosos resultados para as empresas, desde que seja feito de forma correta. Seu custo é realmente muito menor que o marketing tradicional, e os resultados podem ser facilmente mensurados.

Mas prometer soluções mirabolantes e irreais é um problema de muitas agências. Isso gera grande insatisfação por parte dos clientes, uma vez que a expectativa não é correspondente à realidade, muito dinheiro é investido e o resultado esperado não chega.

Falta de foco

O marketing digital precisa de foco – e o foco do cliente normalmente é em vendas. Números palpáveis.

Apesar de permitir uma infinidade de estratégias de diferentes finalidades, um dos principais erros das agências de marketing digital é tentar abraçar todas as propostas, em vez de focar diretamente nas dores dos clientes e entender o que eles realmente precisam e entender como resultado de sucesso.

Com isso, mais uma vez chegamos ao ponto de maior problema na relação agência-cliente: as expectativas desalinhadas, devido à falta de foco, fazem com que os resultados não sejam alcançados da forma planejada.

Falta de planejamento

A falta de planejamento é um dos pontos mais críticos responsáveis pelo prejuízo nas estratégias de marketing digital. Quando pensamos em planejamento, são vários os possíveis erros possíveis nessa área: a ausência total de um planejamento, planejamentos feitos a longo prazo, falta de estudo de mercado, falta de entendimento do público, planejamento engessado e sem atualização…

Tudo isso pode levar ao fracasso e ao prejuízo, e é por isso que é necessário ficar de olho nas propostas das agências de marketing.

1. Planejamento a longo prazo

O planejamento a longo prazo foi algo que realmente funcionou há alguns anos, principalmente considerando as mídias tradicionais. No entanto, no universo do marketing digital, podemos encontrar dificuldade em manter um planejamento engessado durante anos.

As mídias sociais mudam diariamente – todos os dias surgem novos recursos. Algumas passam a ser mais valorizadas que outras do dia para a noite, e com a mesma velocidade, se tornam obsoletas. Por isso, um bom planejamento precisa ser feito a curto prazo. É preciso sim prever ações de longo prazo, como em datas comemorativas, mas jamais fechar um planejamento anual e segui-lo a risca. Ele precisa ser adaptado com frequência para acompanhar as tendências de mercado.

2. Planejamento sem pesquisa de mercado

O planejamento sem pesquisa de mercado também é um problema enfrentado em algumas agências de marketing digital. O primeiro passo para uma boa estratégia é se aprofundar no universo do cliente, entendendo como seu mercado funciona e como agir a partir de então.

Algumas agências de marketing digital não costumam fazer uma pesquisa aprofundada sobre essa realidade, fazendo com que grande parte dos investimentos sejam perdidos com foco no público errado, ações que realmente não convertem ou por não entenderem o processo de compra dos clientes daquela empresa.

3. Planejamento sem atualizações

Como dito anteriormente, o planejamento a longo prazo deixou de ser algo realmente valioso para as estratégias de marketing. Ele precisa ser atualizado sempre, com frequência, para que acompanhe as tendências de mercado.

Um dos erros mais vistos nas estratégias de marketing digital são planejamentos engessados, sem atualização e que não permitem adaptações. O monitoramento do mercado, dos concorrentes, do público e de tudo que abrange o universo da sua empresa precisa ser estudado frequentemente, sempre bem observado, para identificar novas oportunidades de atuação na comunicação da sua empresa – descobrir o que tem dado certo, o que tem dado errado, o que os concorrentes estão fazendo, o que os clientes estão buscando, o que o mercado está exigindo e, com isso, o que fazer para ganhar vantagem competitiva.

Mau uso das ferramentas

São muitas as ferramentas que temos acesso. A otimização de processos internos na comunicação, considerando o marketing digital, recebeu muita atenção nos últimos anos. Hoje existem várias ferramentas capazes de melhorar o trabalho dentro das empresas.

Um dos erros mais notáveis no mal uso de ferramentas é a contratação de diversas, sem o foco necessário. Aqui entra também a falta de foco. Entender qual o foco do seu cliente e o que ele precisa que seja entregue é o que vai direcionar para as ferramentas a serem contratadas. O comum no mercado é ver agências indicando diversas ferramentas que poderiam muito bem ser otimizadas. O resultado? Um alto investimento em algo sem necessidade – prejuízo.

Outro ponto de análise em relação ao mau uso das ferramentas é na própria execução das estratégias. É preciso que a agência realmente conheçam as ferramentas com as quais estão trabalhando para conseguirem otimizar o trabalho, reduzir as horas gastas em atividades que poderiam facilmente ser otimizadas e, por consequência, ter mais tempo para investir a verba do cliente em ações realmente valiosas.

Falta de mensuração de resultados ou má interpretação de dados

Por último, mas não menos importante, a falta de mensuração de resultados é um fator alarmante para o marketing digital. Por mais que as plataformas ofereçam dados completos, claros e bem organizados sobre as ações realizadas, é preciso ter cuidado no momento da interpretação dessas informações. Uma interpretação tendenciosa tende a ajudar em conclusões errôneas que, por sua vez, podem induzir a ações de marketing também equivocadas, gerando prejuízo pelo investimento de dinheiro e tempo em ações pouco valiosas para o negócio.

Por isso, é fundamental que a agência a ser contratada tenha uma boa expertise na interpretação de dados, e faça uma mensuração frequente para entender o que está acontecendo – e como otimizar as ações.

Isso também entra diretamente no planejamento. Quando mensuramos resultados e interpretamos os dados, conseguimos identificar o que vem dando certo e o que está dando errado na nossa estratégia de marketing. Com essas informações, é fundamental fazer pequenos ajustes ao longo do planejamento, para otimizar a conversão e aumentar os resultados da empresa.

Como reverter essa situação?

O segredo para evitar os prejuízos na sua estratégia de marketing digital é encontrar uma agência especializada, focada em resultados palpáveis. Sabemos que é fundamental acompanhar todos os indicativos chave de performance (KPI’s) da sua estratégia, mas no fim das contas o que realmente importa é como isso tem impactado financeiramente a empresa, certo?

Ao contratar uma agência de marketing digital, converse sobre isso. Alinhe suas expectativas, deixe claro quais são seus objetivos para que a agência possa usar as melhores estratégias para te entregar o que você espera.

Opte sempre por agências especializadas e certificadas, uma vez que elas já possuem expertise de mercado para entregar o que você precisa. Peça também o portfólio da agência, converse sobre os antigos e atuais clientes, sobre resultados. Peça cases de sucesso e tente identificar se essa agência realmente tem potencial para entregar o que você espera.

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