O que os relatórios de marketing da sua agência devem conter?

O que os relatórios de marketing da sua agência devem conter?

Um dos principais benefícios do marketing digital é poder contar com uma série de métricas que indicam a performance das suas ações em diversos canais. Assim, é possível ter certeza de que os seus esforços estão corretos e dando os retornos esperados.

No entanto, como documentar adequadamente esses resultados? A melhor forma de fazer isso é obtendo relatórios de marketing, gerados pela equipe responsável pela execução das suas campanhas. Por meio deles, você consegue acompanhar os seus indicadores e obter insights sobre sua atuação.

Como são os relatórios que você recebe da sua agência de marketing digital? Eles contêm todas as informações necessárias para você tomar decisões estratégicas em suas campanhas? São enviados com regularidade e atenção especial às metas da sua marca? Tudo isso é o mínimo para uma entrega de qualidade.

Veja, a seguir, os principais pontos que devem existir nos relatórios de marketing da sua agência:

Periodicidade produtiva

Para que seja possível traçar estratégias robustas baseando-se em dados concretos, os relatórios de marketing precisam ser produzidos e enviados com regularidade. No mínimo, uma vez ao mês, você deve receber seus números. Também devem existir levantamentos semestrais e anuais, para que seja possível acompanhar sua evolução ao longo de todo esse tempo.

Separação por canais

É essencial que você seja capaz de compreender em quais canais da sua marca você está obtendo melhores resultados. Os relatórios de marketing precisam separar os números de site, blog, redes sociais, e-mail marketing, mídia paga, entre outros, de maneira intuitiva. Sem isso, fica difícil determinar quais meios precisam de mais atenção e os que geram melhor reação do público.

Destaque às suas metas

Quais são os KPIs da sua estratégia de marketing? Eles são determinados a partir dos seus objetivos, portanto, esses alvos devem estar devidamente destacados em seus relatórios de marketing. O papel dos deles é mostrar o quanto a sua marca está próxima das metas que pretende atingir.

Métricas estratégicas

Destacar números, como curtidas e compartilhamentos, não deve ser o ponto principal dos seus relatórios de marketing. Se esse é o caso, está na hora de uma mudança urgente. A análise deve se concentrar em indicadores estratégicos, como ROI, vendas geradas a partir da campanha, geração de leads, lifetime value, CAC, entre outros.

Análises estratégicas

Bons relatórios de marketing devem ir além dos números e oferecer insights valiosos que retratem a sua atuação sob o olhar de um especialista. Isso significa entender bem como anda a força da sua marca, de que maneira ela está impactando a audiência, quais os principais desafios a seguir, entre outros. Para isso, é necessário contar com uma equipe de especialistas no comando dessas análises.

Os relatórios de marketing são instrumentos decisivos para você acompanhar os próprios resultados e traçar planos para ações futuras. Somente a partir dos seus números será possível ter a certeza de que essa ou aquela iniciativa tem qualidade. Uma tarefa de tanta importância precisa ser conduzida por uma agência de marketing que compreenda a necessidade dessa análise e consiga realizá-la com excelência.

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