Metade da graça em comprar o ingresso para um show ou produto pela internet é esperar pela entrega, não é mesmo? O mesmo conceito vale para a hora de planejar uma estratégia de marketing para um lançamento de sucesso.
Nós gostamos de ficar empolgados com o futuro, o próximo sucesso, a grande novidade. Mas como aguçar ainda mais a curiosidade dos consumidores para o próximo lançamento?
Para isso, é necessário contar com as ações certas que utilizem os canais adequados para impactar o seu público.
Com tantas opções e caminhos para escolher, esse trabalho pode parecer complicado. No entanto, não se desespere: existem técnicas comprovadas que garantem bons resultados nessa área que podem ser replicadas por você em sua empresa.
No artigo a seguir, você terá as informações mais completas sobre tudo o que deve ser feito para ter um lançamento de sucesso. Aproveite!
Quais ações desenvolver para ter um lançamento de sucesso?
Apenas introduzir um novo produto no mercado não dá garantia alguma de sucesso. É necessário que uma série de fatores conspire a favor dele, mas, felizmente, você pode contribuir positivamente para isso.
O segredo está em implementar boas ações de marketing focadas no lançamento. É nessa hora que você precisa atrair o máximo de olhares para a sua novidade, principalmente de gente com o perfil certo para se tornar seu cliente.
Confira agora mesmo 8 ações de marketing matadoras para ter um lançamento de sucesso em sua marca!
1. Faça uma campanha de teasers
Tease, em inglês, significa provocar, geralmente, no bom sentido. Você certamente já foi ao cinema e viu teasers antes dos filmes, aqueles trailers bem curtos que mostram pouca coisa.
Eles são capazes de aguçar a curiosidade e aumentar consideravelmente a vontade de assistir ao filme, certo?
Outras tantas campanhas publicitárias já usaram o teaser, seja na televisão ou até em pontos de ônibus. Esses recursos podem viralizar rapidamente e atrair muito interesse.
Talvez você se lembre da campanha “Perdi Meu Amor na Balada”, uma história de amor à primeira vista com a qual todos puderam se identificar.
Ações de marketing desse tipo preparam o terreno para o lançamento antes de dizer claramente do que se trata o produto, atiçando cada vez mais a curiosidade do consumidor.
Então, vale a pena trazer esse recurso para ter um lançamento de sucesso com o seu produto ou serviço.
2. Desenvolva ações no PDV
É no PDV que a mágica acontece, portanto, a sua estratégia também precisa estar presente nele para ter um lançamento de sucesso.
Levando em conta o tipo de produto que será lançado e os estabelecimentos em que estará disponível, você deve desenvolver ações estratégicas.
Também vale a pena se apoiar na realização de eventos especiais para trazer iniciativas inovadoras para o PDV.
Por exemplo, uma empresa que lança uma nova câmera fotográfica pode promover aulas experimentais de fotografia para atrair novos potenciais consumidores.
Para acertar na escolha da ação, estude o perfil do seu público-alvo e as características do produto ou serviço que será lançado. Ao mesmo tempo, procure referências do seu mercado para não repetir o que os concorrentes já fizeram e obter inspiração para abordagens inéditas.
3. Aposte na sensação de exclusividade
Todo mundo é atraído por algum tipo de exclusividade. O Facebook cresceu porque no começo era restrito aos alunos das melhores universidades dos Estados Unidos. O sucesso meteórico — e, sim, passageiro — do aplicativo Lulu se deu porque, saborosamente, ele era somente para mulheres.
Pense em uma forma de criar alguma escassez artificial do seu produto, pelo menos inicialmente. A ideia é que o seu público se sinta um privilegiado único ao ter contato com esse lançamento ou alguma parte antecipada dele.
Se a imaginação falhar, faça de forma mais simples: crie uma página (hotsite) na qual as pessoas deixam seus e-mails em troca de serem avisadas quando o produto estiver disponível.
Além de gerar burburinho, você ainda coleta e-mails para disparar newsletters ou conhecer melhor sua audiência mais tarde.
4. Aproveite o marketing de influência
A sua própria campanha de marketing não precisa ser a única voz que fala a favor do seu lançamento de sucesso. Em vez disso, que tal procurar verdadeiros embaixadores para ampliar o seu alcance e trazer mais clientes em potencial?
Essa é a ideia por trás do marketing de influência. Ele consiste em trazer influenciadores para emprestar sua visibilidade ao seu lançamento.
É algo que envolve desenvolver ações juntamente com essas personalidades, fazer seus produtos aparecerem no conteúdo delas e alcançar uma audiência até então inacessível.
No entanto, lembre-se: o marketing de influência somente traz bons resultados quando você escolhe as personalidades certas para associarem seus nomes ao seu lançamento.
Para isso, leve em consideração quais são os influenciadores acompanhados pelo seu público e que tenham identificação com a sua empresa.
5. Promova uma campanha educativa
Calma, não precisa copiar o Telecurso 2000 ou o show do Beakman. Muitos lançamentos de produtos fracassam por não conseguirem explicar suas vantagens ou diferenças aos consumidores.
Em uma campanha educativa, você mostra, com exemplos reais, como se usa o produto, em uma espécie de diário ou aventura narrada passo a passo, no melhor estilo “estou usando o XYZ para resolver este problema”.
Esses updates podem aparecer em um site próprio ou em posts no Facebook, por exemplo, dependendo de onde seu público se concentra.
Ao final da campanha, todas as funcionalidades estarão bem claras. Como as pessoas adoram narrativas e finais felizes, o poder dessa história será muito persuasivo.
6. Aproveite as redes sociais
As redes sociais se tornaram parte do dia a dia de muita gente, então servem como poderosas ferramentas de marketing para um lançamento de sucesso. Basta você saber quais recursos delas utilizar a seu favor.
Antes de tudo, considere em quais redes sociais o seu público-alvo está presente. O Facebook é o maior, claro, mas será que não vale a pena atuar também no Instagram? Ou no LinkedIn? Somente uma pesquisa sobre o perfil da sua audiência revelará a resposta.
Em seguida, comece a avaliar os recursos oferecidos por cada rede e encontrar formas de aproveitá-los. No Facebook, você pode criar um evento para o seu lançamento. No Instagram, que tal fazer uma live do grande dia?
7. Seja entrevistado
Associações a coisas que já são famosas são estratégias formidáveis. Não é à toa que marcas super bem estabelecidas se renderam a youtubers e influenciadores, por exemplo.
Uma opção criativa é procurar um canal do YouTube que seja bem popular — ou uma celebridade ou subcelebridade famosa fora da internet — e fazer com que um personagem o entreviste sobre o produto.
Mesmo que o orçamento não permita, uma entrevista ou talk show pode ser mais atraente do que uma só pessoa falando.
Note que várias campanhas publicitárias têm rodado programas que envolvem conversas, em vez de apenas alguém monologando para o teleprompter.
8. Crie seus próprios vídeos
Depender apenas dos influenciadores para veicular conteúdo audiovisual em seu lançamento não é o caminho. Você pode ter excelentes resultados ao criar os seus, também. O vídeo tem um poder gigantesco para impactar e convencer o público.
O principal motivo disso é a versatilidade do formato. Um vídeo pode ser qualquer coisa que você precisar: um tutorial, uma entrevista, uma esquete de comédia, entre outros. Basta avaliar o que mais se encaixa às necessidades do seu lançamento.
Além disso, não se esqueça de promover o seu vídeo. De nada adianta deixá-lo abandonado no seu canal do YouTube. Aposte nas redes sociais e no e-mail marketing para garantir que as pessoas vejam seus vídeos promocionais.
O que fazer depois disso?
Ações de lançamento são muito importantes para gerar burburinho e notoriedade para o seu serviço ou produto, mas é crucial tomar cuidado para sua empresa não precisar realizá-las constantemente, o que pode ficar caro e trabalhoso.
Certamente, será necessário criar novas ações para destacar novidades, mas a grande sacada é aproveitar o embalo que as campanhas vão criar para gerar não só retorno imediato, mas também resultados no longo prazo.
Simplificando um pouco, provavelmente o retorno esperado após o lançamento esfriar é que as pessoas continuem sabendo sobre o seu produto e, principalmente, falando sobre ele.
Mas como conquistar esse resultado?
Um dos pontos que oferece grande potencial é aproveitar o interesse do seu público.
Dependendo do tamanho do seu lançamento, pode ser que ele sozinho gere demanda entre os potenciais clientes sobre o assunto, ou então é possível que o próprio tema já tenha constantes buscas por respostas por parte do público.
Estamos falando aqui de intenção de busca. Ou seja, do que as pessoas digitam no Google. Certamente, como resultado residual do seu lançamento você vai querer que o seu produto ou serviço apareça para essas buscas, certo?
Considere o SEO
O investimento em SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Ferramentas de Busca, vai garantir que o seu site ou blog apareça nas buscas que o seu potencial cliente fizer.
E, com isso, trará resultados de longo prazo para a sua empresa, evitando que você tenha de realizar novas ações de lançamento para ressuscitar um assunto que já foi abordado pela sua empresa.
Por isso, é interessante não só pensar no tiro curto — que é a ação de lançamento —, mas também no impacto no longo prazo, que seria o seu investimento em SEO.
Entenda as necessidades do seu público
Quais soluções o seu produto está trazendo para o dia a dia do seu público? Esta é uma pergunta que você deve se fazer constantemente tanto para buscar sempre a inovação quanto para orientar as suas ações de marketing.
Afinal, é o principal jeito de fazer com que o seu cliente veja valor no seu produto.
Portanto, leve em consideração o que o seu público-alvo está procurando. Tente antecipar essa intenção ao planejar as suas ações. Isso vale tanto para o conteúdo do seu site (referente a SEO) quanto para o restante das ações.
Desenvolva mais ações
Não é porque o lançamento já foi que você deve parar de desenvolver ações de marketing. Principalmente depois do assunto “esfriar”, você precisa mantê-lo no imaginário popular.
Por que você acha que a Coca-Cola continua veiculando anúncios e comerciais mesmo sendo líder do mercado?
Passada a pressão de um lançamento, você tem mais liberdade para experimentar. E o melhor: você pode aproveitar o que aprendeu no início para desenvolver ações ainda mais acertadas para alcançar o público certo para o seu produto.
Leve em conta as tendências e o comportamento do seu mercado para desenvolver um calendário promocional.
Programe ações para o médio e longo prazo, sempre tendo em mente a importância de manter o seu produto sempre em evidência.
E então, já surgiu a grande ideia? Você já sabe qual será a estratégia de lançamento da sua marca?
Leve em conta as dicas acima para elaborar as melhores ações que levem o seu produto até o público ideal dele e ampliem consideravelmente o alcance da sua empresa. Boa sorte!
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