A produção de conteúdo é um investimento que tem crescido cada vez mais.
Com o marketing digital, a educação do mercado passou para a mão das empresas, que agora têm uma comunicação bem mais próxima do seu público.
O que poucas empresas sabem, no entanto, é no quanto a produção de materiais relevantes impacta diretamente no SEO e no posicionamento do site, transformando seu negócio em uma referência de mercado, podendo, inclusive, aumentar as vendas.
Que tal conhecer um pouco mais sobre esse tema e descobrir como a produção de conteúdo pode ajudar a transformar a realidade da sua empresa?
Nesse artigo, vamos falar sobre:
- por que investir em conteúdo;
- quais tipos de conteúdo existem e estão disponíveis para serem usados nas estratégias de marketing digital;
- como um conteúdo influencia no posicionamento do site;
- como a produção de conteúdo melhora a experiência do usuário e SEO.
Ficou interessado? Então vamos lá!
Por que investir na produção de conteúdo?
A produção de conteúdo traz diversos benefícios para a empresa. Você conhece alguns deles?
1. Melhora a visibilidade da sua empresa
A visibilidade da sua empresa pode aumentar se você investir em conteúdos robustos, de qualidade e focados em SEO.
Bons materiais ajudarão as páginas da sua empresa a indexar e ranquear melhor, fazendo com que o usuário, ao pesquisar por uma palavra-chave específica que está sendo trabalhada no seu conteúdo, encontre seu site nos primeiros resultados.
2. Aumenta as oportunidades de negócio
Com o aumento da visibilidade, aumentam também as oportunidades de negócio. No caso de buscas feitas por usuários que já têm intenção de compra, essa é uma forma de aumentar as chances de venda por meio dos canais online.
Uma vez que o usuário encontra o seu site, mais uma vez focado em palavras-chave específicas, ele passa a tomar conhecimento da sua empresa e dos serviços e produtos por ela comercializados, fazendo com que você seja uma opção no momento da compra.
3. Reduz as objeções de compra
A produção de conteúdos estratégicos pode ajudar a reduzir as objeções de compra. Se conversado com o seu time de vendas, seu time de marketing conseguirá levantar opções de conteúdo com base nas maiores dúvidas e questionamentos na tomada de decisão, reduzindo assim as objeções de compra de forma mais prática e orgânica.
4. Beneficia o relacionamento com os clientes
Conteúdos ajudam a melhorar o relacionamento dos clientes por meio de fluxos de nutrição.
Quando você constrói um funil de vendas, é preciso ter materiais educativos e informativos para cada etapa desse processo, estreitando assim o relacionamento com os seus possíveis clientes e levando-os até o momento da compra.
Para os que já são clientes da sua empresa, os materiais podem ajudar a fazer um bom pós-venda, com conteúdos informativos de melhores práticas para aproveitar ao máximo o serviço contratado ou produto comprado.
5. Ajuda a conhecer melhor a sua persona
Quando você produz conteúdos e analisa os resultados, acompanhando os mais acessados e as palavras-chave mais procuradas, é possível entender quais são as maiores dúvidas, dificuldades e interesses do seu público.
Junto a isso, chegamos à um ponto crucial: quanto mais você conhece sua persona, mais você consegue criar ações de comunicação mais assertivas e com a argumentação correta para reduzir as objeções de compra e aumentar as vendas.
O estudo de personas precisa ser feito desde o início da estratégia, mas quanto mais atualizado for, melhores serão os resultados alcançados.
6. Aumenta o número de conversões
Conteúdos também ajudam a aumentar o número de conversões. Principalmente no caso da produção de materiais ricos, que podem ser acessados por meio de um formulário, o número de leads gerados dentro do seu negócio cresce consideravelmente.
Esses leads, se bem trabalhados por meio de um fluxo de nutrição estratégico, podem se tornar novas vendas!
7. Gera tráfego para o site
Como dito anteriormente, o conteúdo produzido com o foco nas palavras-chave adequadas ajudam a otimizar os resultados do site, por meio do aumento do tráfego.
Com o maior número de páginas indexadas e ranqueadas, seja do site institucional ou do blog, maiores as chances de você fechar novas vendas.
O aumento do tráfego está diretamente ligado ao aumento da visibilidade e autoridade da sua empresa no mercado.
8. Reduz os custos da empresa
Quando você cria conteúdos otimizados para SEO, robustos e de qualidade, você aumenta o número de visitas orgânicas nas páginas. Com o aumento do número de visitas orgânicas, você também aumenta as oportunidades de negócio.
Se o conteúdo produzido for evergreen, ou seja, duradouro e atemporal, ele continuará dando resultados a longo prazo, reduzindo os custos de aquisição mês a mês.
Com o menor custo de aquisição de clientes, mais rápido e maior será o lucro dentro do seu negócio, tornando-o mais próspero e sustentável.
Quais tipos de conteúdo utilizar na estratégia?
Na hora de criar um bom planejamento de produção de conteúdo, é preciso entender quais são os tipos possíveis, além de trabalhar corretamente em diversos canais.
Hoje, são aproximadamente sete o número de opções disponíveis e comumente utilizadas, e para que você possa fazer uma escolha bem pensada, separamos todas para seu conhecimento.
1. Blog posts educativos
Os blog posts são os mais comuns: trata-se de conteúdos em formato de texto, publicados em um blog onde os leitores buscam informações para entenderem suas necessidades, as opções de serviços e produtos disponíveis no mercado e tomarem decisões de compra mais assertivas.
Podem ser divididos em conteúdos de topo, meio e fundo. O formato atende a demandas de qualquer estágio do funil de vendas, tornando-o o mais escolhido entre as empresas.
Este conteúdo não exige criações gráficas. Normalmente, o maior foco da atenção é em ações de SEO, onde você deve conferir:
- se a palavra-chave aparece no título;
- se a palavra-chave aparece na introdução;
- se a palavra-chave aparece em um intertítulo;
- se a palavra-chave aparece na conclusão;
- se a palavra-chave aparece na classe alt das imagens de destaque e ao longo do post.
2. Estudos de caso
Os estudos de caso são muito utilizados por empresas de serviços. Esse material tem um foco maior no fundo do funil, onde os possíveis clientes estão buscando por novas soluções e opções que atendam às suas demandas.
Comumente, é onde as empresas falarão sobre cases de sucesso, clientes satisfeitos e estratégicas que foram marcantes, tanto internamente quanto na prestação de algum serviço.
3. Webinars
Os webinars são um formato multimídia que funciona como um material de troca. São considerados conteúdos ricos e normalmente são oferecidos em landing pages com formulários. Eles podem funcionar como videoaulas e até palestras gratuitas para aqueles que se inscreverem.
Ao oferecer um material mais completo e complexo em troca do nome e informações de contato, você começa a conquistar leads qualificados para a sua empresa, uma vez que eles têm, agora, interesse em conteúdos relacionados ao seu mercado de atuação.
4. Pesquisas
As pesquisas são comumente feitas por empresas de serviços. Com elas, é possível apresentar tendências e números importantes sobre o mercado para que seus clientes permaneçam atualizados sobre o que acontece e o que esperar no próximo ano.
As pesquisas podem ser fornecidas por blog posts mais estruturados ou como um material rico, em troca de informações de contato, como os webinars.
Um dos benefícios mais marcantes da realização de pesquisas é a oportunidade de transformar sua empresa em uma referência no mercado, uma vez que você analisa tendências e as entrega, da melhor forma possível, para os seus clientes, auxiliando-os assim a criar estratégias mais eficazes no próximo ano.
5. Infográficos
Os infográficos são conteúdos mais simples, com menos texto e mais trabalho visual. Nele, são oferecidos dados de forma resumida e direta, informando o seu público a respeito de assuntos práticos e interessantes.
O infográfico também pode ser disponibilizado de diversas formas: por meio de redes sociais, em blog posts ou como material rico, solicitando algumas informações do leitor.
6. E-books
O e-book, material rico mais comum produzido pelas empresas, é, como o próprio nome diz, um livro online. Nele, você trabalhará um tema específico de forma completa e robusta, entregando o máximo de conteúdo para o seu leitor.
Esses materiais são tão textuais quanto visuais, e são oferecidos em uma landing page para captar as informações de contato.
Um dos benefícios de criar materiais ricos e oferecê-los em troca de informações é a possibilidade de segmentar a sua base por interesse, preparando assim um fluxo de nutrição diferente para cada pessoa, mantendo uma comunicação objetiva e bem direcionada.
7. Planilhas
As planilhas também são uma ótima opção de material para ser disponibilizada. Por ser prática, ela ajuda a entender quais leads estão interessados em quais assuntos, além de abrir espaço para a disponibilização de conteúdos semelhantes, criando e melhorando o relacionamento com essas pessoas.
Como um conteúdo de qualidade melhora o posicionamento do site?
Um dos benefícios mais marcantes da produção de conteúdo é como ela afeta o posicionamento do site.
As empresas que entendem de SEO e sabem a importância de um bom posicionamento nos mecanismos de busca sabem que essa criação deve ser estratégica e capaz de levar cada vez mais visitantes orgânicos para suas páginas.
Veja algumas dicas sobre isso a seguir!
1. Usando palavras-chave relevantes
O uso de palavras-chave de forma estratégica ajuda a melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca. O benefício dessa prática? Quando o seu usuário buscar por termos específicos sobre seu mercado de atuação, produtos e serviços que você comercializa, ele encontra sua empresa.
Estar bem posicionado nos mecanismos de busca com palavras-chave estratégicas aumenta o número de visitas no seu site, podendo aumentar assim o número de oportunidades de negócio.
2. Criando conteúdo diferenciado
Um conteúdo diferenciado faz o seu site se destacar da concorrência. Seu usuário encontrará nas suas páginas materiais que ajudarão a reduzir as objeções de compra e tomar uma decisão.
Com conteúdos diferenciados, o caminho é que o usuário comece a enxergar sua empresa como uma referência de mercado, aumentando sua relevância e autoridade para seus prospects.
3. Falando uma linguagem próxima à persona
A linguagem mais próxima da persona ajuda a reforçar seus argumentos de venda e aumentar as chances de fechar negócio.
Quando você conhece bem o seu público, sua forma de se comunicar e os meios de comunicação onde ele busca por informações, é mais fácil criar uma comunicação mais eficiente, com a argumentação correta e o tom adequado.
Essa proximidade com a persona, mais uma vez, reduz as objeções de compra e transforma a sua empresa em uma autoridade no assunto.
4. Aumentando a relevância e autoridade da página
A relevância da sua página é fundamental tanto para a persona, quanto para os mecanismos de busca.
Quando você trabalha um conteúdo otimizado para SEO, os mecanismos de busca, como o Google, passam a enxergar o seu site como uma autoridade naquele assunto, apresentando-o nos primeiros resultados de busca, o que aumenta as suas oportunidades de negócio.
Como a produção de conteúdo melhora a experiência do usuário e o SEO?
A experiência do usuário também é um fator de grande importância para os mecanismos de busca. Eles avaliam como os usuários navegam nas suas páginas. As questões a serem respondidas são:
- eles encontram as informações necessárias?
- o site é intuitivo?
- a taxa de rejeição é alta?
- o tempo de permanência é longo?
Todos esses detalhes são fundamentais e precisam ser bem trabalhados para que você alcance as primeiras posições nos resultados.
1. Conteúdo escaneável
O conteúdo escaneável é bem-visto pelos mecanismos de busca e pode ajudar a conquistar melhores posicionamentos. Nesse tipo de conteúdo, o texto é separado por intertítulos, facilitando a visualização macro do que está sendo trabalhado em cada parte.
A escaneabilidade facilita a experiência do usuário dentro das suas páginas. Se ele busca por respostas para um questionamento específico, acompanhando rapidamente os intertítulos, é mais fácil encontrar a parte em que será trabalhado o tema em questão, agilizando a entrega de respostas à sua pergunta.
2. Informações relevantes para o usuário
Hoje, tudo gira em torno do usuário. Para que o seu site seja bem posicionado e ofereça uma boa experiência ao usuário, é preciso que ele contenha informações relevantes.
Nesse momento, conhecer a sua persona é fundamental: que tipo de conteúdo ela consome? Quais são suas principais dúvidas? Quais são suas principais dificuldades? O que ela espera de uma empresa como a sua? O que ela espera de seus produtos ou serviços?
Essas informações precisam ser respondidas ao longo do conteúdo para facilitar o processo e reduzir as objeções de compra do seu público.
A produção de conteúdo traz benefícios incríveis para o seu negócio. Com materiais bem produzidos e uma análise bem-feita, você conseguirá ter maior conhecimento de mercado, maior relevância, maior autoridade, maiores lucros e resultados cada vez mais interessantes.
Um bom SEO, além de auxiliar no aumento da visibilidade da sua empresa, aumenta também as oportunidades de venda, deixando-o cada vez mais competitivo no mercado. Por isso, é tão importante trabalhar essa estratégia!
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