O Google é, atualmente, o maior buscador do mundo.
Com milhões de buscas diárias, ele ajuda diversos usuários a encontrar soluções para suas dúvidas e também auxilia várias empresas a divulgar o seu negócio.
Mas afinal, você sabe exatamente como o Google funciona?
Como a busca funciona
Se você está estudando um pouco de SEO, já deve ter ouvindo falar do Matt Cutts, que foi um grande evangelizador (além de engenheiro) do Google.
No vídeo abaixo (em inglês), Matt explica de forma bem simples como funciona a busca:
Vamos entrar em mais alguns detalhes sobre o que foi abordado no vídeo.
O Googlebot
Seria impossível manter milhões de pessoas navegando na internet diariamente atrás de novas páginas e conteúdos que estão sendo publicados, não é mesmo?
Para isso existe o Googlebot.
O robô do Google escaneia a internet atrás de novas páginas para serem indexadas nas buscas.
Através de um arquivo chamado robots.txt, é possível averiguar se o seu site está visível ou não para o robô.
Ele segue diversos links que levam ao seu site — o que é conhecido como crawling.
Se não houver links apontando ou se a tag nofollow estiver selecionada, o seu site não aparecerá nas buscas.
Quanto mais links apontarem para o seu site, mais relevante ele será, e a probabilidade de aparecer bem nas buscas será maior. Aí surgem as teorias sobre SEO, autoridade de domínio e PageRank.
Google Search Quality
A qualidade das páginas mostradas nos resultados é um ponto bem importante para o Google.
O GSQ e a equipe antispam revisam e redefinem algoritmos de busca para otimizar a amostra de resultados.
Nessa etapa, é realizada a classificação da qualidade das buscas.
São verificadas as denúncias de spam e também diversas outras características dos sites — nesse ponto são aplicadas as temidas penalidades do Google, que influenciam o posicionamento nas buscas.
A busca começa com o usuário digitando uma palavra-chave desejada.
O primeiro passo do buscador é identificar sinônimos daquela palavra que podem ser relevantes para a pesquisa.
O resultado mostra centenas de páginas relevantes para aquela busca, mas os primeiros itens são os que mais condizem com o que o usuário procura.
Aqui, não é só o SEO que importa, mas a qualidade do conteúdo, o PageRank e uma série de análises feitas que são guardadas a sete chaves pelo Google.
O Google Ads
Como uma forma de incentivar negócios a estarem presentes nas buscas, o Google criou o Google Ads; a plataforma de anúncios do Google.
Ela funciona por meio de uma palavra-chave e é possível criar diversos anúncios para atingir o seu público no momento em que ele realiza uma busca para encontrar um produto ou serviço do seu interesse.
Bons anúncios saem na frente, mas é importante realizar uma boa pesquisa de palavras-chave, conhecer o seu público-alvo para criar uma boa segmentação e sempre otimizar o seu investimento.
Aparecer em primeiro nas buscas do Google é um trabalho contínuo; é preciso criar conteúdo de qualidade, manter o seu site ou blog relevante e pensar nos benefícios do usuário.
Como apoio, você também pode investir em campanhas de Google Ads e aumentar a sua visibilidade nos resultados de busca.
E agora, entendeu como o Google funciona? Tem dúvidas? Utilize a seção de comentários, nós queremos ouvir a sua opinião!