Se continuar crescendo, atraindo novos clientes e conquistando espaço no mercado são objetivos da sua empresa, investir em marketing digital é um passo indispensável. Mas como ele se adequa ao mercado business to business?
Para ajudar o seu time de marketing a escolher as estratégias mais eficientes para o negócio, separamos 5 dicas de marketing digital para empresas B2B. Acompanhe!
1. Aprimore a sua geração de leads
Gerar leads é importantíssimo para empresas B2B. Apesar de muitas transações serem feitas offline, possibilidades de venda conquistadas por meio do ambiente digital trazem usuários mais bem preparados e mais propensos a realizar uma compra.
2. Invista em marketing de conteúdo
A geração de conteúdo relevante nunca foi tão importante. Além de atrair visitas vindas do Google, você prepara as suas leads para fechar uma compra. Por meio do marketing de conteúdo, você fornece informações que vão ajudar o cliente no processo de aquisição do produto ou serviço.
Isso acontece com a oferta de blog posts, ebooks e outros materiais que procuram levar a lead pelo funil de vendas, além de posicionar o seu negócio como referência no mercado e educar os seus seguidores.
3. Crie e nutra relacionamentos nas redes sociais
As redes sociais não devem ser ignoradas. Apesar de não fazerem tanto sucesso em alguns times de marketing B2B, são ferramentas indispensáveis para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. Elas são excelentes para criar e nutrir relacionamentos com os seus possíveis clientes, mesmo que sejam outras empresas.
É um caminho mais rápido — e fácil — de seguir os acontecimentos tanto da área em que você atua quanto do mundo todo. Mas é importante lembrar-se de que você não precisa estar presente em todas as mídias sociais, mas sim naquelas onde os seus clientes estão.
4. Não se esqueça do e-mail marketing
E-mails ainda são uma das formas de contato mais próxima e efetiva. Principalmente no mundo dos negócios, eles fazem parte do dia a dia de todas as pessoas. Por isso, é importante criar boas campanhas de e-mail marketing e fluxos de nutrição de leads. Assim, você se aproveitará da presença constante dessas mensagens ao longo do dia dos seus futuros clientes para se conectar, educar e nutrir.
5. Nunca ignore o mobile
A vida corrida do mundo dos negócios se mostrou uma oportunidade incrível para os dispositivos móveis. Conteúdo, e-mails e transações podem ser feitas a qualquer hora, em qualquer lugar e com qualquer dispositivo. Por isso, é preciso que os seus canais de comunicação estejam otimizados para o mobile. Sites responsivos são indispensáveis, assim como e-mails e imagens adaptáveis. Sempre que criar um novo canal, atualizar o seu blog ou site, ou qualquer outra ação que envolva o consumo de algum conteúdo, teste em algum dispositivo móvel antes.
O marketing digital é um grande aliado das empresas B2B. Educar o mercado, gerar leads qualificadas, se relacionar e investir em conteúdo de qualidade traz benefícios para qualquer negócio.
Como está a sua estratégia de marketing digital B2B? Conte para a gente nos comentários, nós queremos saber! Participe e continue acompanhando o blog!