Ter uma boa estratégia de marketing significa resultados positivos e a certeza de um trabalho bem-feito pela sua equipe. Mas existem alguns pontos a serem considerados antes de encontrar a estratégia perfeita para o seu negócio.
Listamos para você os 5 itens mais importantes na hora de planejar sua estratégia de marketing, confira:
Conheça bem seu público
Tudo começa com o público: quem é ele? Do que gosta? O que faz? Qual é seu comportamento, seus hábitos e preferências de consumo? Sem conhecer minimamente o público do seu negócio, é praticamente impossível desenvolver uma boa estratégia de marketing.
Para facilitar a definição da sua clientela, crie personas para cada grupo de clientes semelhantes, visando personalizar ao máximo a experiência do público com a sua marca. Não se esqueça de que as personas evoluem juntamente com os consumidores, sendo assim, é necessário revisar esse perfil periodicamente.
Trace metas e objetivos
Se você já tem o seu público bem definido, deve agora se concentrar em determinar objetivos e metas para conseguir uma boa estratégia de marketing. Seja o mais claro e objetivo possível e construa metas e objetivos reais e mensuráveis. Se você não tiver como medir os resultados, não saberá se criou uma estratégia de marketing eficiente ou não.
Mas atenção: defina poucos objetivos para não diluir seus esforços ao longo da jornada e perder o foco das necessidades da empresa e dos clientes! Revise suas ações sempre que necessário para verificar se estão mesmo levando ao alcance dos objetivos e metas traçados.
Planeje estratégias
As estratégias utilizadas no seu planejamento de marketing devem refletir aquilo que está nos objetivos e metas, como fios condutores que conectam sua empresa ao resultado final. Cada estratégia deve ser pensada para contribuir para o todo e deve estar de acordo com os objetivos gerais da empresa, visando potencializar os resultados almejados.
Segmente as estratégias em etapas se isso contribuir para que sua equipe compreenda onde vocês devem chegar e qual o caminho a ser percorrido. Esteja sempre atento à execução das estratégias para verificar se estão surtindo os efeitos desejados.
Encontre bons canais de distribuição
Quais canais de comunicação você utilizará para atingir o seu público? Tanto o marketing on-line quanto o off-line surtem efeito, mas é preciso, antes de mais nada, saber onde o seu público está e priorizar esses canais para promover um relacionamento mais próximo e dinâmico, conduzindo seus clientes pelo funil de vendas de maneira natural e orgânica.
É evidente que o marketing digital é mais barato do que o marketing tradicional, portanto, se os recursos são escassos, priorize os canais on-line e guarde seu orçamento para ações off-line de muito impacto, que atinjam seu público-alvo in loco — como eventos, por exemplo.
Saiba dimensionar os resultados
Mensurar os resultados das suas ações é indispensável para ter a certeza de que você está no caminho certo, com uma boa estratégia de marketing. Ao definir os objetivos e metas no seu planejamento estratégico, defina também indicadores de desempenho que revelem como está o andamento das suas ações. Esses indicadores devem direcionar seus próximos passos para melhorar ainda mais suas estratégias de marketing e maximizar seus resultados.
Traçar uma boa estratégia de marketing depende de um conhecimento bastante aprofundado das possibilidades que a sua empresa tem no mercado. Se você ainda não está preparado para fazer isso sozinho, fique tranquilo, porque há quem possa ajudar!
Como gerar lucro com suas estratégias de marketing
Suas estratégias de marketing podem gerar resultados incríveis para o seu negócio. A dica é ter alguns cuidados ao longo da elaboração, execução e mensuração dos resultados para garantir uma excelente lucratividade.
Um dos erros mais comuns das empresas que investem em marketing é não buscar entender o ROI, o custo de aquisição de clientes, não saber se relacionar bem com os consumidores e prospects e, além disso, não mensurar os resultados.
Para que você fuja desses erros comuns e comece a ter lucros reais com as suas estratégias de marketing, preparamos este conteúdo. Confira!
Entenda o que é ROI e como ele influencia no seu negócio
O ROI (ou retorno sobre o investimento) é um cálculo realizado para entender quanto de retorno a sua empresa teve com as estratégias de marketing realizadas.
O cálculo é feito por meio da seguinte equação:
ROI = (lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento x 100
Realizando esse cálculo você consegue entender quanto de lucro sua empresa realmente teve ao longo do período de análise e vai descobrir se esse tipo de investimento realmente tem valido a pena.
Aprenda a reduzir o CAC
Reduzir o CAC (custo de aquisição de clientes) é uma forma de otimizar ainda mais seus investimentos.
O CAC simboliza o quanto cada novo cliente custou para a sua empresa. Esse número vai indicar quando você começa a ter lucros concretos em cima de cada uma dessas pessoas.
Por exemplo: se a sua empresa investiu R$ 7 mil em captação de novos clientes e conquistou 100 novos consumidores, cada cliente custou R$ 700 para a sua empresa.
Sendo assim, para que você comece a ter lucros reais com cada novo cliente, você precisa de um ticket médio superior ao custo de aquisição.
Aumentar os lucros das suas estratégias de marketing significa reduzir também o CAC. Com essa redução você começa a ter lucros reais com um ticket médio menor, otimizando os investimentos realizados.
Invista no relacionamento com os clientes
Outra forma de obter ainda mais lucros com suas estratégias de marketing é investir no relacionamento com os clientes. É preciso que você garanta que seus consumidores tenham excelentes experiências para aumentar a fidelização e o número de indicações.
Algumas dicas simples:
- tenha uma equipe capaz de resolver os problemas dos seus clientes de forma rápida e proativa;
- invista em conteúdo para ações de pós-venda;
- crie uma rotina de promoções e comunicação diferenciada com foco nas características de cada cliente.
Invista em análise de resultados
A análise de resultados, seguida da otimização de investimentos, também é uma forma de aumentar o lucro com suas estratégias de marketing. Tenha o hábito de analisar os resultados das estratégias e descubra quais ações estão gerando mais lucro e quais estão tendo um desempenho não tão bom.
Com essas informações em mãos você conseguirá colocar mais esforços onde realmente está conseguindo melhores números e aumentar os lucros da sua empresa.
Ter estratégias de marketing de sucesso significa uma análise minuciosa sobre o seu mercado, produtos, serviços, clientes e concorrentes!
Erros que você está cometendo na sua estratégia de marketing
Alguns erros de marketing podem ser tão prejudiciais que conseguem comprometer toda a imagem e os resultados da sua empresa. Para passar longe dessa possibilidade, você precisa ter vários cuidados ao elaborar as suas estratégias.
Quanto mais opções temos, mais difíceis ficam as decisões. Essa é uma maneira de resumir por que é tão fácil cometer erros no marketing. Existem diversas tendências que podem ser exploradas, mas nem todas são o que a sua marca precisa.
Ficar por dentro de quais são os problemas mais comuns é a melhor forma de se prevenir contra eles. Quando foi a última vez que você fez uma boa análise sobre a estratégia da sua marca? Pode ser que você esteja cometendo vários desses erros e não saiba!
1. Não conhecer o seu público
Você está direcionando suas campanhas para o público que você acha que tem interesse na sua marca ou para as pessoas que realmente têm interesse? Essa questão deve ser debatida constantemente dentro da sua empresa, já que nem sempre estamos atingindo quem pensamos.
Faça pesquisas constantes junto aos seus clientes para criar um perfil fiel dessas pessoas. A partir desses dados você conseguirá informações reais sobre as características e os interesses delas para elaborar campanhas de marketing cada vez melhores.
2. Não alinhar orçamento e objetivos
Se você quiser atingir patamares mais altos, precisa investir nisso. Não deposite toda a sua confiança em milagres porque esse é um dos principais erros de marketing que você pode cometer.
Leve em consideração o seu orçamento e a partir dele faça uma projeção adequada das metas mais apropriadas para a sua realidade. Seja realista e leve em consideração os objetivos da sua marca e as características do mercado.
3. Não segmentar as campanhas
Uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de exibir os seus anúncios para grupos altamente específicos de pessoas. Isso permite impactar somente quem realmente tem interesse nos seus produtos, aumentando substancialmente seu potencial de sucesso.
Portanto, um dos principais erros de marketing é não aproveitar essa tendência tão vantajosa. Analise os seus canais de comunicação e implemente estratégias de segmentação onde for possível.
4. Escolher os canais errados
Tanto o marketing tradicional quanto o digital possuem diversos canais de comunicação possíveis que precisam ser selecionados adequadamente na sua etapa de planejamento. Uma confusão nessa etapa é um dos erros de marketing mais graves, pois pode impactar negativamente todo o resto da sua estratégia.
Para garantir que isso não ocorra, analise cuidadosamente cada uma das possibilidades e entenda de que maneira elas podem contribuir para o seu sucesso. Não tente abraçar o mundo sozinho: apenas trabalhe com os canais que fazem sentido para seus objetivos e para o seu público-alvo.
Cada um desses erros de marketing pode danificar seriamente a imagem de uma empresa e tornar muito mais difícil de recuperá-la no mercado. Não corra esse risco: contrate uma agência de marketing que seja capaz de implementar a estratégia adequada para as suas necessidades e ajudar a sua marca a atingir os objetivos que deseja!
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