8 métricas de marketing mais importantes para empreendedores

8 métricas de marketing mais importantes para empreendedores

Como a sua empresa atualmente faz para saber se as ações de marketing estão dando os resultados esperados? As métricas de marketing ajudam a visualizar essa informação de forma concreta, através de números e informações reais.

Para entender quais são as métricas de marketing mais importantes para o seu negócio, preparamos este conteúdo.

As métricas de marketing digital são números que indicam o sucesso ou prejuízo de ações de comunicação que estão sendo realizadas.

Porém, é preciso ter alguns cuidados nessa mensuração, pois existem métricas de vaidade que acabam confundindo os empresários e que, na prática, não significam lucro ou prejuízos para a sua empresa.

Um exemplo de métricas de vaidade é o número de seguidores em redes sociais. No caso das empresas, é preciso entender que um grande número de seguidores não significa um grande número de novos clientes, mas apenas pessoas que acompanham a sua empresa.

Para que você não caia nas métricas de marketing de vaidade, separamos uma listinha com as 8 mais importantes.

1. ROI (Retorno sobre Investimento)

Essa é uma das principais métricas de marketing, e sua empresa precisa começar a mensurá-la agora mesmo.

Ela mede o lucro real da sua empresa com base nos investimentos de marketing que foram feitos.

O marketing permite a mensuração de resultados para entender quanto determinada ação conseguiu gerar para a sua empresa, e é aqui que entra a métrica de ROI.

O ROI mostrará qual foi o lucro da sua empresa com base em tudo que você investiu durante o período de análise e, com esses números, você poderá planejar o próximo mês com mais cautela.

Quando o resultado de ROI for positivo, é hora de manter as ações e, se possível, aumentar os investimentos em marketing.

Para calcular o ROI, basta fazer a conta:

ROI = Receita obtida – valor investido / valor investido

2. Ticket médio

O ticket médio é uma forma de entender quanto cada cliente gasta, em média, com a sua empresa.

Essa métrica é importante porque, ao calcular o custo de aquisição de clientes (veremos logo mais), você consegue descobrir se a sua empresa está realmente tendo lucros ou prejuízos com ou sem a entrada de novos consumidores.

Se ao observar o valor do ticket médio, você identificar um número abaixo do esperado, é hora de agir e otimizar as vendas, oferecendo pacotes e planos mais elaborados para os clientes, ou vendendo produtos e serviços complementares ao que eles já possuem.

Para descobrir o ticket médio mensal você precisa fazer o seguinte raciocínio:

Ticket médio mensal = receita do mês / número de clientes do mês

3. CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

O custo de aquisição de clientes mede quanto cada novo consumidor custou para a sua empresa.

Essa métrica é fundamental para você realmente identificar se os esforços de marketing estão valendo a pena, ou se é necessário reestruturar a comunicação da empresa.

Vamos supor que você fez os cálculos e cada novo cliente custa R$ 300,00 para a sua empresa, mas o ticket médio deles é de R$ 230,00. Na primeira compra, o seu cliente ainda não deu lucros reais e você está com prejuízo de R$ 70,00 por consumidor.

Se ele se mantém na sua empresa, comprando com frequência, cada novo cliente se paga mais rápido, mas se o tempo de vida dos clientes no seu negócio não é longo, o lucro aparentemente encontrado não é real.

Entende o raciocínio?

Para calcular o CAC, você precisa utilizar a seguinte fórmula:

CAC = Despesas + investimentos em marketing e vendas / número de novos clientes no período analisado

4. Tempo de vida do cliente (LTV — LifeTime Value)

Nessa métrica você precisa entender qual é o tempo de vida do seu cliente na sua empresa. Normalmente ele faz apenas uma compra ou mantém uma frequência de retornos?

Empresas de varejo, com produtos ou serviços pontuais, tendem a ter um retorno de clientes menor do que empresas de serviços recorrentes. Por isso, é fundamental que a sua empresa trabalhe um ticket médio maior, para aumentar as chances de lucratividade com os clientes.

No caso de empresas de serviços recorrentes, como assinaturas e contratos, a recorrência de pagamentos vindos do mesmo cliente é maior, facilitando o cálculo do tempo de vida de cada cliente da empresa.

Para que a sua empresa realmente tenha números positivos, é fundamental que o LTV seja pelo menos três vezes maior do que o valor do CAC.

O LTV vai ajudar a entender o potencial de lucro da sua empresa em cima de cada consumidor. Para calculá-lo, basta fazer a seguinte conta:

LTV = Ticket médio mensal x tempo médio de retenção de cada cliente

5. CPC (Custo por Clique)

No caso de uma estratégia de links patrocinados, o custo por clique se torna uma métrica fundamental para o sucesso das ações. Através dele você saberá quanto custa o clique de cada novo possível cliente e seus anúncios.

Com essa métrica você pode identificar quais são os anúncios que estão performando melhor e quais estão saindo muito caros e com poucos resultados expressivos para a sua empresa, podendo assim priorizar ações e descartar outras.

Para calcular o custo por clique é simples:

CPC = Custo da campanha / número de cliques obtidos

6. Taxa de conversão

A conversão é uma ação realizada pelo cliente que o insere no caminho para se tornar cliente. Pode ser a assinatura da newsletter, o download de um material rico, o cadastro em alguma promoção e muito mais.

Quem define o que é conversão para aquela ação de marketing é a sua empresa.

Independente do que será mensurado como conversão na sua estratégia, é preciso entender qual é a taxa de conversão para descobrir se a sua ação tem potencial ou se a comunicação precisa ser reestruturada para melhorar os números.

Se as suas conversões estão altas, significa que a sua empresa pode ter acertado na linguagem e no formato da comunicação para divulgar as landing pages.

No entanto, se a sua taxa está baixa, é hora de analisar as possíveis causas para otimizar os números no próximo mês.

7. Taxa de abertura de e-mails

Quando você trabalha uma boa lista de e-mails, é preciso mensurar alguns números relacionados aos disparos feitos para a sua base.

A taxa de abertura de e-mails mostra quantas pessoas da sua lista clicaram para ler o conteúdo que foi disparado. Esse número pode variar, principalmente, pelo assunto do e-mail, que é o primeiro contato dos seus leitores com a mensagem que você gostaria de enviar.

Em alguns casos, é interessante realizar um bom teste A/B para descobrir que tipo de chamada performa melhor para o seu público.

8. Taxa de cliques em e-mails

Depois de mensurar a sua taxa de abertura de e-mails, é interessante entender quantas pessoas estão clicando nos links internos ao conteúdo que você disparou.

Essa métrica é interessante pois, no caso de e-mails de conversão em materiais ricos, promoções e outras formas de contato, você precisa saber como anda a performance para fazer reenvios e novos testes.

Uma dica é fazer testes com cores, quantidades de links e formatações diferentes e ver qual dessas opções surte mais efeitos no seu mercado de atuação.

A mensuração de métricas de marketing é fundamental para que você entenda como o seu negócio está hoje e quais são as possibilidades de investimento para que os resultados melhorem. Uma das maiores vantagens do marketing digital é realmente a possibilidade de mensuração, e por isso sua empresa não pode deixar essa tarefa de lado.

Gostou do nosso conteúdo e quer aprender mais? Então leia o nosso artigo 8 estatísticas de inbound marketing que todo empreendedor deve conhecer.

Um comentário para “1”

  1. […] Você deverá definir quem serão os responsáveis para cada ações definidas no planejamento estratégico. Cada responsável por uma ação irá garantir que o que está nas estratégias aconteça. Além disso, é importante tem um cronograma para seguir corretamente o planejamento estratégico e definir quais serão as prioridades desse caminho percorrido. Você precisa saber se o que está fazendo de acordo com as estratégias estão dando certo, não é mesmo? Por isso, defina alguns indicadores para medir se o que está sendo realizado está dando algum resultado. Crie métricas de avaliação ou utilize algumas que já existem, conforme apresentado no post “8 métricas de marketing mais importantes para empreendedores” no site do Flammo. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem compromissos para você.
Enviaremos um email em até 2 horas úteis.

Faça uma busca