A concorrência na internet tem sido cada vez mais acirrada.
Se uma empresa não entra na web com os recursos certos para fazer com que seu empreendimento tenha destaque, além de perder ótimas oportunidades em vendas, ela passará a ser apenas um “cartão de visitas” institucional ou um e-commerce sem sucesso.
Para que nenhuma dessas situações aconteça em sua empresa, fique atento ao nosso post de hoje.
Vamos te dar 4 dicas para aumentar a taxa de conversão do seu site!
1- Aposte na otimização do site — SEO
Search Engine Optimization (SEO) ou otimização de sites, como comumente é conhecida no Brasil, é uma estratégia que visa posicionar páginas da web entre as primeiras nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.
Algumas das ações praticadas nesta técnica são:
- produção de conteúdo relevante e de qualidade para os potenciais clientes de uma marca;
- utilização de palavras-chave específicas de um segmento de negócio e de interesse das personas;
- organização e estruturação de tags e códigos fonte para que os buscadores encontrem a página de forma rápida e inteligente.
2- Propicie uma boa experiência ao usuário
Um dos importantes fatores que favorecem a taxa de conversão em um site é a experiência do usuário.
Quanto mais positiva ela for, maior será a interação de um internauta com a página e, consequentemente, maiores serão as oportunidades em vendas.
A arquitetura das informações, o desenvolvimento responsivo, isto é, com um formato de tela que se adapte a vários tamanhos e tipos de aparelhos, o design da página, entre outras questões, são alguns dos pontos que devem ser observados para melhorar as métricas e os números do caixa no final do mês.
3- Crie estratégias de marketing de conteúdo para aumentar a taxa de conversão
O desenvolvimento de materiais relevantes já foi mencionado aqui como uma ótima estratégia para ampliar a taxa de conversão de um site.
Uma ação de marketing de conteúdo não contribui apenas para melhorar o posicionamento orgânico da página em um buscador.
Ela permite também a captação de leads, a construção de uma imagem referência (que seja autoridade no segmento em que atua) e maior conhecimento por parte dos clientes sobre produtos e serviços comercializados.
Isso permitirá que eles cheguem ao time de vendas muito mais preparados para a compra.
4- Faça testes A/B
Para verificar se as estratégias desenvolvidas para melhorar a taxa de conversão têm sido um sucesso ou um fracasso, realize testes A/B.
Tal ação consiste na divisão de tráfego de um site entre duas versões: a atual e a modificada (e otimizada).
A eficiência desse processo está na leitura real sobre a experiência dos usuários e os resultados obtidos com tais interações.
Podem ser testadas imagens, vídeos, call to actions (botões para conversão), formulários, layout, tamanho dos títulos, etc.
Mas para um teste como esse dar certo é importante que o profissional e a agência tenham bastante conhecimento sobre a área e marketing digital, para que a análise dos resultados seja sistêmica e possa ser desdobrada em ações efetivas para o negócio.
6 erros que prejudicam a sua taxa de conversão
Gerar e converter leads é um processo contínuo no universo do marketing digital. No decorrer da estratégia você aprende o que funciona bem e também o que não dá certo.
Mas existem algumas falhas básicas que sempre são cometidas em uma campanha de geração de leads.
1. Landing pages sem um objetivo claro
É muito tentador criar uma landing page com muito texto, imagem e várias informações.
Quando o visitante chega a sua página, ele deseja entender com clareza qual é a oferta ou o benefício que ele ganhará ao preencher o seu formulário.
O objetivo principal da sua landing page é a conversão, oferecendo um material em troca de informações. Isso precisa ficar claro para a lead!
2. Formulários grandes demais
Formulários de informação são indispensáveis.
Você precisa conhecer melhor a sua lead e eles são excelentes ferramentas para isso. Mas cada estágio do funil de vendas tem uma necessidade de informação e você deve estar atento a isso.
O tamanho do formulário pode desencorajar a lead a preenchê-lo, simplesmente porque ela não está em um estágio onde está disposta a fornecer tantas informações para o seu negócio.
Peça apenas o que é realmente importante!
3. Escolher palavras-chave muito concorridas
A disputa por palavras-chave é grande em muitos mercados.
Usar keywords comuns é um desafio e tanto, principalmente porque você vai competir com empresas de grande porte com muito dinheiro para investir nessa disputa.
Por isso, opte por termos mais específicos que vão trazer tráfego qualificado para suas landing pages.
Em vez de trabalhar com “carros”, expanda para “carros esportivos”, “carros para passeio” e assim por diante. Quanto mais específica sua palavra-chave, mais qualificado será o tráfego.
4. Não ter conteúdo relevante no seu site
Se você atraiu o visitante ou a lead até o seu site, seu conteúdo precisa ser igualmente relevante nas suas páginas!
É preciso manter o usuário entretido e informado, e um conteúdo de qualidade que ajude a tirar dúvidas vai prender o visitante por mais tempo no site, aumentando o tempo de navegação e, consequentemente, as conversões.
5. Usar a linguagem inadequada
Cada público tem uma linguagem que é adequada para iniciar uma conversa. Se o seu público não domina termos técnicos, um texto cheio deles não será atrativo e não vai gerar conversões.
O mesmo vale para a situação oposta: se o seu público espera termos técnicos e você não os utiliza, certamente vai perder credibilidade!
6. Seus CTA’s não são atrativos
O CTA é o caminho da conversão, e por meio dele você vai gerar leads e converter clientes.
Em função disso, ele precisa ser atrativo! Incentive uma ação, desperte o interesse do seu visitante e ganhe esse clique!
Esses 6 erros comuns podem ser a lápide da sua taxa de conversão.
Garanta que as suas landing pages e as suas campanhas estejam afinadas, e a conversão vai vir naturalmente!
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