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Black Friday: como o SEO pode ser o diferencial para seu e-commerce vender mais

Black Friday: como o SEO pode ser o diferencial para seu e-commerce vender mais

O segredo para vender mais na internet está em exibir os seus produtos para as pessoas certas.

Se você quer aproveitar os benefícios da Black Friday para impulsionar o seu e-commerce, é preciso se concentrar na otimização das suas páginas para que elas sejam encontradas pelo Google.

Pensar em SEO é algo essencial para a sua visibilidade. O Google tem tudo para ser o principal direcionador de vendas para o seu e-commerce, já que é o maior site de buscas usado no mundo e não é nada complicado aprimorar a sua posição entre os resultados de pesquisa.

A sigla SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um trabalho que envolve preparar as suas páginas para que sejam encontradas pelo algoritmo do Google e recebam a devida atenção.

O sucesso da Black Friday no Brasil

A Black Friday já se tornou uma tradição no Brasil, especialmente no e-commerce. Trata-se de uma ótima oportunidade para aumentar a sua visibilidade e conquistar mais clientes com promoções verdadeiramente atrativas e um sucesso que pode durar até além desse período.

Só que, para alcançar bons resultados na sua própria Black Friday, você precisa da força de uma estratégia de marketing competente. Otimizar o conteúdo do seu e-commerce é o caminho para potencializar isso, já que permitirá que cada vez mais público chegue até a sua loja.

Os números da Black Friday no Brasil

A Black Friday de 2017 teve um volume de vendas 16% maior do que no ano anterior.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro movimentou R$ 2,48 bilhões na última edição da Black Friday.

Além disso, a Black Friday é capaz de trazer 21% mais vendas do que um período normal, baseando-se nos dados de 2017. Ou seja, é uma oportunidade valiosa para aprimorar os seus resultados. Os dados são de um relatório da Neoatlas sobre a Black Friday 2017.

O comportamento do consumidor brasileiro

O público feminino é maioria em compras na Black Friday brasileira, representando 54,5% das vendas em 2017, de acordo com o relatório da Neoatlas. A Região Sudeste concentrou a maioria dos pedidos, representando 61,7% deles.

É possível observar aumento na efetividade das campanhas de marketing veiculadas com o intuito de gerar vendas.

Segundo o estudo da Neoatlas, a taxa de conversão média aumentou de 2,4% para 2,7% em relação ao ano anterior. Fora do período de promoção, esse número é 1,6%.

No entanto, mais de 81,3% dos carrinhos gerados no e-commerce brasileiro foram abandonados. Fica claro o quanto é necessário implementar ações eficazes para convencer o cliente a finalizar a compra.

A importância do SEO para o e-commerce

Implementar uma estratégia SEO não deve ser visto como algo opcional.

Em um terreno altamente competitivo como a internet, você precisa de todos os recursos possíveis para se destacar em meio a tantas alternativas e alcançar o perfil certo de cliente para os seus objetivos.

Veja a seguir os cinco principais motivos para implementar uma estratégia de SEO em seu e-commerce:

1. Ajuda o cliente a encontrar a sua loja

Você já deve ter percebido que há cada vez mais concorrência no mercado de e-commerce atualmente. Tornou-se muito fácil montar a própria loja virtual, o que aumenta o número de ofertas disponíveis para os seus clientes.

Contar com uma boa otimização pensando em SEO se torna essencial para se destacar em meio a tantas alternativas. Se a sua loja aparece como sugestão para o público certo, você consegue vencer toda essa concorrência.

2. Tem excelente custo-benefício

Trabalhar com SEO não custa caro. Aliás, é gratuito. Você apenas precisará dedicar parte do tempo da criação e manutenção das suas páginas para garantir que as regras de otimização estejam sendo seguidas.

Isso contribui para que essa iniciativa tenha um ótimo custo-benefício. Afinal, é capaz de trazer um bom volume de vendas para a sua loja sem a necessidade de investimentos pesados. Trata-se de um ROI bem desejável para qualquer segmento.

3. Gera bons resultados ao longo de bastante tempo

Os esforços dedicados ao SEO no seu e-commerce conseguirão gerar bons resultados para você por um bom tempo. Afinal, permanecerão relevantes para buscas relacionadas sempre que forem feitas.

É algo bem diferente do que ocorre com campanhas de mídia, como as de links patrocinados. Estas valem apenas para o tempo de duração da campanha, enquanto trabalhar com foco em SEO permitirá relevância por muito mais tempo.

4. Ajuda a se equiparar aos seus concorrentes

Não enxergue o SEO como algo extra, que poucos players estão fazendo no mercado.

Na verdade, há grandes chances de todos os seus concorrentes já estarem se dedicando a estratégias robustas de otimização, aumentando as chances de ultrapassarem a sua loja.

Portanto, é preciso correr atrás do prejuízo. Preocupar-se com uma estratégia de SEO consiste em equilibrar essa disputa, fazendo com que o seu e-commerce não perca mais espaço para outras lojas.

5. Melhora a credibilidade da sua loja

Uma bom posicionamento orgânico é essencial para o seu e-commerce porque aumenta a sua credibilidade.

Como é algo que envolve transações financeiras, você não pode arriscar perder uma venda porque o seu potencial cliente não confia na sua marca.

Um nome que aparece mais vezes no Google se fortalece na mente do público, aumentando o conhecimento da marca.

O SEO como diferencial na Black Friday

Ter o Google como aliado na busca de clientes é vantajoso em qualquer contexto, mas se torna particularmente valioso quando o assunto é Black Friday. É uma estratégia capaz de gerar resultados de qualidade a curto, médio e longo prazo.

Veja a seguir os maiores pontos que reforçam a importância do SEO para a sua campanha de Black Friday:

O Google é parte do processo de compra

Segundo a pesquisa da Neoatlas, 48% das transações on-line da Black Friday de 2017 aconteceram a partir de uma busca feita no Google.

Normalmente, trata-se de um canal bastante estratégico para as vendas, mas ele se torna ainda mais eficaz no período da promoção.

Isso mostra o quanto a busca no Google faz parte do processo de compra do público médio.

Provavelmente, muitos dos seus clientes chegam até a sua loja a partir do buscador. Em um período estratégico como a Black Friday, esse canal precisa ser otimizado.

Investimento inteligente para alavancar o seu ROI

Toda iniciativa que traga bom custo-benefício é louvável, especialmente quando cada investimento é decisivo para o seu sucesso.

Ficar de olho no ROI é importante, inclusive em uma campanha de Black Friday, o que ajuda a comprovar o sucesso de uma iniciativa como o SEO.

Além de não custar caro implementar essa iniciativa, é possível obter retornos substanciais com os benefícios dela. Isso faz com que seja um investimento muito inteligente para a sua estratégia.

Aumento de engajamento nas suas avaliações

As avaliações deixadas em seus produtos são recursos inestimáveis para aumentar a credibilidade da sua loja e melhorar as chances de vender. Muita gente se baseia nesses depoimentos para tomar uma decisão, e isso precisa estar no seu radar.

Implementar uma estratégia SEO para a Black Friday faz com que mais gente chegue até a sua loja e compre de você.

Só que outra consequência disso é que você poderá ter mais avaliações nos seus produtos, o que aumenta ainda mais o potencial de sucesso.

Recurso eficaz no aumento súbito de concorrência

Normalmente, o mercado já é concorrido.

Em tempos de Black Friday então, a disputa pela atenção de potenciais clientes aumenta consideravelmente e você, com certeza, já sabe disso. Portanto, é mais necessário do que nunca usar os recursos certos para alavancar os seus resultados.

Trabalhar com foco em SEO para o seu e-commerce em uma campanha de Black Friday oferecerá o impulso necessário para melhorar os seus resultados nesse período.

Fortalecimento da sua loja para o resto do ano

Pensar em SEO é importante para alavancar as suas vendas na Black Friday, mas também serve como um benefício para o resto do ano. Você precisa sempre contar com iniciativas que contribuam para o sucesso a longo prazo da sua loja.

Além disso, os clientes conquistados durante a Black Friday podem se fidelizar e fazer compras com você em outros períodos. Isso dependerá de terem uma boa experiência com a sua loja.

A implementação de uma boa estratégia para a Black Friday

Agora, que você já entendeu a importância de implementar uma estratégia de SEO no seu e-commerce para alavancar os resultados na Black Friday, está na hora de estruturar os seus planos. Todo o seu conteúdo precisa estar otimizado se você deseja atrair um bom volume de cliques e conversões.

Conheça a seguir os cinco principais passos para implementar a sua estratégia de SEO para a Black Friday:

1. Defina palavras-chave estratégicas

As buscas no Google e demais sites de pesquisa são feitas a partir de palavras.

Deve ser seu objetivo fazer com que os seus produtos em promoção na Black Friday apareçam em buscas realizadas por termos relacionados a eles.

Para isso, é importante que você utilize essas palavras adequadamente nas suas páginas. Faça uma pesquisa em uma ferramenta como o Ubersuggest para descobrir termos relacionados que tenham alta demanda e planeje a sua abordagem.

2. Defina preços e boas descrições

O algoritmo do Google usa as informações contidas nas suas páginas para dar a devida importância a elas quando seleciona quais links exibir em seus resultados.

Portanto, se você quer chances maiores de aparecer em destaque, precisa se preocupar em incluir um bom volume de informações relevantes nas suas páginas. Preencha preços e demais dados importantes nas suas páginas de produtos.

3. Configure corretamente suas metatags

O código-fonte das suas páginas tem tags especiais que controlam o que aparece nas páginas de resultados do Google, em especial o título e a descrição. Para aumentar suas chances de sucesso, o texto contido nelas precisa ser o mais estratégico possível.

Portanto, consulte a documentação do seu sistema de gerenciamento de e-commerce ou a sua equipe de desenvolvimento para padronizar as suas metatags. Lembre-se de incluir a palavra-chave mais importante da página nelas.

4. Otimize os elementos do seu site

Falar de otimização também envolve pensar na compressão dos recursos das suas páginas, como o código-fonte e as imagens. Um e-commerce “pesado” demais demorará para carregar e isso pode prejudicar as suas vendas.

Faça uma varredura pelo seu site em busca de gargalos que estejam comprometendo a sua velocidade de carregamento. Você pode usar o PageSpeed Insights, do próprio Google, para fazer essa checagem.

5. Implemente landing pages de conversão

A melhor forma de potencializar seus resultados é otimizando o caminho do seu visitante até a sua oferta.

A Black Friday serve como um ótimo pretexto para diminuir os preços e atrair clientes, mas você precisa dos mecanismos certos para aproximar esse público dos seus produtos.

A criação de landing pages é um ótimo método para isso, já que elas têm o único propósito de incluir o visitante na sua base de leads e apontá-lo para a oferta que está buscando. Isso permite que você aumente sua taxa de conversão e construa uma audiência para ser impactada depois.

Comece já a implementar a sua estratégia de SEO para a Black Friday

A Black Friday tem potencial para movimentar consideravelmente o caixa do seu e-commerce, bastando que o público certo seja impactado pelas suas campanhas de marketing. Agora você sabe o quanto é importante considerar a otimização das páginas da sua loja para alcançar mais gente.

Priorizar o SEO significa levar o seu conteúdo para mais público relevante.

São pessoas que estão procurando no Google os termos relacionados ao seu produto. Portanto, é a sua chance de atingir gente disposta a fechar negócio naquele exato momento.

Esse é um trabalho que precisa ser constante. Os seus esforços com SEO devem estar sempre em aprimoramento, levando em conta atualizações do algoritmo e mudanças nas tendências de comportamento do seu público. Boas vendas!

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