5 melhores ferramentas de busca de palavra-chave

A cada segundo, são realizadas aproximadamente 40 mil buscas em mecanismos de busca como o Google.

Tudo isso gera um tráfego gigantesco para sites de diversos tipos, desde que seu conteúdo corresponda às palavras-chave usadas na pesquisa.

Por isso, é importante se perguntar: você sabe quais keywords dominam o seu conteúdo?

Esse conhecimento é fundamental e pode ser obtido por meio do uso de ferramentas de busca de palavra-chave. É importante utilizá-las de forma correta e eficiente.

Ao longo deste texto vamos abordar a importância da definição das palavras-chave e listar as 8 melhores ferramentas que são usadas para isso.

Ademais, vamos explicar como uma agência especializada pode auxiliar no uso dessas ferramentas e otimizar o seu marketing digital.

A importância de definir corretamente as palavras-chave

Para atrair o nível desejado de acessos em meio ao mar de informações que é a internet, é preciso planejar as suas ações em torno dos termos e expressões mais utilizadas pelo seu público-alvo, o que chamamos de palavras-chave.

Como o nome já sugere, essas palavras são a chave que levam o cliente até o seu conteúdo, e sua utilização correta é essencial para que a estratégia de marketing digital renda frutos.

Afinal, de nada adianta produzir um conteúdo de alta qualidade se ninguém o consome.

Muitas ferramentas podem ser utilizadas para descobrir os termos mais usados nas pesquisas de internet.

Porém, é importante saber exatamente o que está buscando, para não desperdiçar tempo.

De nada adianta, por exemplo, usar palavras-chave da moda que não se relacionem com seu público.

É imperativo ter uma persona bem definida, sabendo exatamente com quem você deve iniciar uma comunicação.

A partir daí, o uso de ferramentas de busca de palavras-chave se torna um dos pilares do marketing de conteúdo. Conheça as dez melhores a seguir.

1. Google Keyword Planner

Google Keyword Planner

Entre as ferramentas de busca de palavra-chave, o Keyword Planner se destaca por se alimentar de dados diretos da fonte. Mantido pelo próprio Google, esse sistema é capaz de entregar informações de qualidade a respeito dos termos e expressões mais relevantes para sua persona.

Além das funcionalidades básicas, essa ferramenta também oferece novas ideais de pesquisa relacionadas ao seu histórico na plataforma. É possível também, criar grupos de anúncios que segmentam os termos por similaridade.

2. Keyword Tool

Keyword Tool

Uma alternativa ao serviço do Google, o Keyword Tool entrega dados completos a respeito das palavras-chave pedidas por você e também oferece sugestões. Com grande alcance, ele vai além e consegue pesquisar termos no Youtube, Bing e até mesmo na Apple Store.

Além de útil e versátil, funciona de forma ágil e simples. A ferramenta gera cerca de 750 sugestões por termo pesquisado e funciona em mais de 83 idiomas. O pacote completo é pago, mas é possível obter novas palavras-chave de maneira gratuita.

3. Übersuggest

Ubersuggest

Uma das ferramentas de busca de palavra-chave mais populares e eficientes, o Übersuggest traz sugestões baseadas no seu pedido e gera listas em ordem alfabética, o que pode facilitar o seu uso e planejamento.

Por meio desse programa, você pode selecionar as palavras-chave que pretende usar e depois baixar um arquivo com todas. Ele também é capaz de sugerir ideias baseando-se no motor de buscas de imagens, compras e notícias do Google, além do YouTube.

4. KGen

Kgen

Esta é a mais diferente das ferramentas de busca de palavra-chave. Trata-se de um plugin para Google Chrome e Mozilla Firefox que detecta todos os termos usados em uma página e mede a densidade de cada um.

Assim, você consegue visualizar quais palavras-chave estão sendo trabalhadas em determinados conteúdos com o KGen, pertencentes a você ou ao seu concorrente — um caminho valioso para fortalecer sua estratégia de SEO.

5. SEMRush

SEMRush

A mais forte das ferramentas de busca de palavra-chave atualmente, o SEMRush consegue oferecer riqueza em dados referentes aos termos escolhidos por você. Um dos seus diferenciais é a apresentação de uma relação dos sites que aparecem em cada resultado do Google.

Com o SEMRush, é possível obter dados sobre as estratégias de seus concorrentes, como quais termos eles adquiriram no Google AdWords. Nele você vai além das sugestões de palavras para obter relatórios completos a respeito de performance, concorrência, picos de buscas, relevância em outros países e mais. Vale lembrar que se trata de uma plataforma paga com múltiplos planos disponíveis.

6. Ahrefs

Ahrefs

Preferido de muitos profissionais experientes em SEO, o Ahrefs funciona de maneira muito parecida com o Keyword Planner, mas se diferencia por oferecer dados bem mais precisos e específicos.

Entre esses dados, a ferramenta mede o volume de pesquisa, a quantidade de resultados exibidos e o custo por clique médio de cada termo escolhido. Para otimizar seu planejamento, o Ahrefs disponibiliza um ranking de dificuldade por palavra-chave.

Sua precisão e detalhes faz com que a plataforma seja muito utilizada para uma estratégia específica: link building. Com ela, você tem mais facilidade em encontrar parceiros para termos bastante competitivos.

7. Keyword Eye

Keyword Eye

Essa é uma ferramenta muito interessante e diferente por causa da sua abordagem para apresentar os dados. Ao completar uma pesquisa, a plataforma exibe os resultados em uma nuvem. Lá, diferentes cores e tamanhos representam o volume de buscas e competitividade de cada termo.

Por ser um programa de natureza lúdica e até intuitiva, o Keyword Eye se mostra uma ótima maneira de apresentar resultados para clientes que não estão acostumados com os conceitos de SEO.

8. Moz Keyword Explorer (KWE)

MOZ Keyword Explorer

Essa ferramenta foi desenvolvida pela Moz, que é uma das maiores empresas especializadas em marketing SEO. A reputação da companhia precede seus produtos e, por isso, é esperado que eles operem de maneira prática, rápida e eficiente.

KWE corresponde com as expectativas. A plataforma conta com uma pontuação de dificuldade para alcance orgânico das palavras-chave e faz o serviço tão bem que é considerada uma das mais confiáveis no mercado.

Funciona da seguinte maneira: um termo é pontuado em uma escala de 0 a 100. Quanto maior a pontuação, maior a dificuldade para conseguir um ranqueamento satisfatório para o termo em questão.

O papel de uma agência especializada em SEO

As ferramentas de busca de palavra-chave facilitam a vida de qualquer profissional de marketing, isso é fato.

Porém, sua utilização nem sempre é fácil de aprender e pode tomar tempo precioso. Por isso, você pode considerar a contratação de uma agência especializada em SEO para auxiliar no seu projeto.

Pensando nisso, separamos alguns benefícios que uma agência qualificada pode trazer para a sua empresa. Confira!

Equipe altamente qualificada

Uma agência focada em SEO conta com times de profissionais qualificados que se especializam nessa área do marketing.

Contar com tais recursos pode ajudar sua empresa a reduzir as responsabilidades de outros funcionários, dando foco total a outras áreas de funcionamento.

Esses profissionais estão em constante aprendizado, o que é crucial para atuar na gestão de estratégias eficazes.

O cenário do marketing digital muda a cada dia, com novos conceitos e mecanismos sendo apresentados. Contar com alguém que domine essas novidades deixa seu negócio um passo à frente da concorrência.

Experiência no uso de ferramentas de busca de palavras-chave

Como dito antes, aprender a utilizar de forma completa as ferramentas citadas neste texto pode levar algum tempo. Você pode designar um colaborador dessa empresa para essa função, mas vai perder tempo valioso.

Agências altamente especializadas no SEO, como é o caso da Flammo, estão acostumadas a lidar com cada uma dessas ferramentas.

Com o emprego correto dos conceitos, a agência amplia a visibilidade do seu site nas buscas e leva a um aumento no volume de vendas.

Ferramentas de busca de palavras-chave são parte da estratégia de quase todos os negócios que investem sério em marketing digital.

Por isso, não basta utilizar a ferramenta de forma básica, é preciso entender todas as suas funcionalidades e tirar o melhor proveito de seus benefícios.

Utilização de versões pagas das ferramentas

Nem todas as plataformas que auxiliam na busca de palavras-chave são grátis.

De fato, até mesmo as que se apresentam como gratuitas geralmente têm funções que apenas podem ser desbloqueadas por meio da aquisição de planos pagos.

Naturalmente, agências especializadas em SEO trabalham com as versões completas das ferramentas, o que dá acesso a todas as suas funções sem precisar adquirir um plano.

Na era do marketing digital, é evidente que o uso das keywords corretas é um dos fatores mais importantes para que seu conteúdo alcance o público desejado. Isso é primordial para colocar o seu site em evidência e aumentar o volume de buscas e, consequentemente, de vendas.

Por isso, ter as ferramentas de busca de palavras-chave certas ao seu alcance é o primeiro passo para montar uma estratégia eficiente. Saber utilizá-las evita erros comuns de SEO em seu site, colocando a sua empresa no caminho certo para obter o sucesso desejado.

Uma estratégia sólida de SEO pode fazer muito pela sua empresa, por isso, pense nisso como um investimento. Você pode começar agora mesmo a navegar pelas plataformas e identificar a que melhor se encaixa com suas necessidades.

Depois disso, considere se a contratação de uma empresa especializada seria uma boa ideia para que você possa aproveitar todos os benefícios oferecidos por essas ferramentas.

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