Nosso site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência de navegação. Política de Privacidade

O que é mobile marketing e por que usá-lo em sua empresa?

O que é mobile marketing e por que usá-lo em sua empresa?

Se você já ouviu falar em mobile marketing, mas não sabe exatamente o que significa, saiba que a sua empresa pode se beneficiar muito das estratégias que ele tem a oferecer.

No post de hoje vamos entender o que é mobile marketing e como ele pode ajudar o seu negócio. Veremos também algumas estratégias que já vêm sendo utilizadas, principalmente pelas no varejo. Confira!

O que é mobile marketing

Com o uso cada vez mais frequente de smartphones e tablets em todo o mundo, as empresas enxergaram uma ótima oportunidade de interagir com seus clientes e potenciais clientes (ou leads). Nesse contexto, os profissionais de marketing começaram a pensar em estratégias voltadas para os dispositivos móveis, dando início à prática do mobile marketing.

Só para você ter uma ideia, de acordo com dados de 2015, o número de brasileiros com Internet no smartphone ultrapassou os 76 milhões. São usuários que pesquisam, comparam preços e até fecham compras pelo celular. E mais, eles esperam que a experiência para efetuar essas operações seja tão boa quanto nos computadores desktop ou notebooks.

O crescimento do mobile marketing no Brasil

No início de 2016, um estudo da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) revelou que, em 2015, 32% dos acessos às lojas virtuais no Brasil foram por meio de dispositivos móveis. Em 2014, a taxa foi de 21%. A expectativa é que até 2018 esse número ultrapasse os 50%.

Um outro estudo, promovido pela eMarketer, afirma que a receita com publicidade móvel em 2016 crescerá 110% no país, totalizando 887,7 milhões de dólares.

Os números não deixam dúvidas. No Brasil, o mobile marketing cresce cada vez mais depressa.

Estratégias de mobile marketing

Se comparado a outras estratégias de marketing digital, o mobile marketing não é caro. Em especial porque suas campanhas costumam ser mais certeiras e por terem, em geral, uma alta taxa deretorno sobre o investimento. Confira agora 4 dessas estratégias:

SMS marketing

O envio das mensagens de texto é uma forma simples e objetiva de relacionamento com os clientes. Por não exigir que os usuários tenham acesso móvel à Internet, é uma estratégia capaz de atingir uma enorme quantidade de pessoas.

Os clientes cadastrados podem receber novidades como promoções e lançamentos de produtos, além de lembretes sobre cobranças e atualizações de status de pedido.

WhatsApp marketing

O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros. Como estratégia de mobile marketing, pode ser usado com a mesma finalidade do SMS. A vantagem é que ele oferece mais recursos para interagir com os clientes, como envio de imagens, vídeos e áudios.

A agilidade do WhatsApp também faz dele um ótimo canal de atendimento ao cliente. Responder dúvidas e receber críticas e sugestões por um aplicativo tão popular é uma forma de estreitar ainda mais os laços com o seu público.

Lembre-se de que os canais de mensagens privadas são um meio extremamente pessoal. Envie coisas úteis e informativas com uma frequência aceitável, de forma a não incomodar o usuário.

QR codes

Os Quick Response codes, ou códigos de resposta rápida, são uma espécie de código de barras que usuários podem ler com facilidade usando um smartphone com câmera. A leitura do código pode direcionar o usuário imediatamente ao site da empresa.

Os QR codes são muito práticos, porque eliminam a necessidade de digitar longos endereços para acessar páginas web. Podem ser usados para promover uma campanha de divulgação ou promoção para o público presente em uma loja física. Também são bastante utilizados em cartazes para eventos, panfletos de divulgação de um negócio e até em cartões de visita.

Páginas responsivas

Ter um site adaptado para os diversos tamanhos de tela garante que, independente do aparelho utilizado, o site proporcionará uma boa experiência para o usuário. Se um usuário visita uma página com problemas de visualização e navegação, suas chances de retornar são mínimas. Por isso, é essencial investir em um site responsivo.

Agora que você sabe o que é mobile marketing e conhece algumas de suas melhores práticas, já se sente confiante para implementá-las na sua empresa? Compartilhe com a gente as suas impressões deixando um comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conte um pouco sobre seu contexto para ajudarmos você a gerar mais resultados online:

Responderemos em até 2 horas úteis.

Faça uma busca