Toda estratégia eficiente de marketing digital precisa entregar resultados de qualidade. Você deve constantemente avaliar a capacidade da sua agência fazer isso, senão arrisca se tornar irrelevante no mercado.
De que forma a sua agência de marketing digital entrega os resultados para sua empresa? Eles são bons? Você consegue visualizar novos rumos para a sua estratégia a partir desses números? Se houve hesitação em pelo menos uma resposta, pode estar na hora de reavaliar essa parceria.
Um dos principais benefícios de ter uma agência de marketing digital é contar com campanhas altamente estratégicas e um compromisso implacável com resultados de qualidade. Mas você precisa ter certeza de que isso acontece.
Conheça a seguir os 5 pontos que você deve considerar ao avaliar a eficiência da sua agência de marketing digital:
Como é o compromisso com resultados?
Agências diferentes possuem posturas distintas em relação aos resultados que buscam atingir. De que maneira a sua parceira desenvolve suas estratégias para obter os retornos que espera? Existe lógica nesses caminhos?
Além disso, ela deve ser capaz de entregar esses resultados a você de forma objetiva e condizente com o seu grau de familiaridade com o assunto.
Ela é acessível?
Às vezes, tudo o que precisamos é de alguém para conversar. A sua agência consegue trazer resultados para sua empresa e se mostra acessível para tirar dúvidas e defender ideias?
Em caso de resposta negativa, vale a pena rever essa dinâmica, já que esse tipo de interação é essencial para você conquistar cada vez mais sucesso nessa área. Sempre que tiver dúvidas, você tem de poder contar com uma parceira que escuta.
De que forma os feedbacks são recebidos?
A sua agência de marketing digital se mostra difícil de lidar ao tratar de feedbacks? Ao apresentar resultados para sua empresa, ela deve ser flexível para modificar a estratégia e adaptar as características dela às suas orientações.
Uma equipe irredutível, por mais experiente que seja, não irá conseguir dar continuidade a uma parceria eficiente.
Como são seus processos de cooperação?
Seja ao trazer resultados bons ou ruins, a agência deve se ver como uma parceira sua e, assim, tomar decisões em conjunto com você.
Só que, para que isso seja possível, é necessário que existam processos de cooperação. Não deixe que tudo seja unilateral: você deve atuar junto da agência para atingir os resultados para sua empresa.
De que maneira os resultados são entregues?
Você recebe relatórios periódicos? Eles são bem estruturados e conseguem responder às suas perguntas relacionadas à performance das suas campanhas? De que outras formas você consegue acompanhar seus retornos em tempo real?
Uma agência de marketing digital deve ser capaz de proporcionar tudo isso, que é essencial para uma atuação estratégica nesse meio.
Esse é o momento para você se fazer cada uma dessas perguntas e avaliar de maneira objetiva de que forma a sua agência de marketing digital está entregando resultados para sua empresa.
Lembre-se de como o mercado está cada vez mais competitivo em todas as áreas: ninguém pode se dar ao luxo de não atuar de forma estratégia em um momento com constantes transformações no meio digital.
Porque os resultados não acontecem
Se você quer ter sucesso com o seu negócio, é fato que o investimento em uma agência de comunicação é fundamental.
No entanto, o que temos observado ao longo do tempo é que muitas empresas acabam trocando de agências uma vez ao ano, porque, infelizmente, não conseguem alcançar os resultados que realmente esperam — e acabam se frustrando com o serviço.
Por isso, é preciso entender onde estão os problemas e como encontrar uma agência diferenciada, que será capaz de realmente entregar o que você procura.
Quer saber mais? Continue nos acompanhando!
Ausência de serviços personalizados
Um dos problemas mais comuns do mercado é a padronização de serviços prestados. Algumas agências vendem um pacote fechado, pouquíssimo personalizável, em que tentam encaixar as demandas de todos os clientes.
O erro é que, na verdade, cada empresa é singular e tem suas especificidades. Assim, é fundamental que você encontre uma agência mais flexível, que esteja comprometida em entregar resultados — em vez de uma que quer te inserir em um esquema pré-montado.
Distanciamento da persona
Entender a persona do cliente também é fundamental. Procure uma agência que está comprometida em analisar diariamente a sua persona, seus concorrentes, e que está disposta também a entender cada vez mais o seu mercado.
Uma forma de auxiliar na pesquisa e análises das suas personas é deixar a agência em contato com os profissionais da área de vendas, por exemplo. Com essa comunicação direta, a outra empresa conseguirá entender mais sobre quem está diariamente em contato com o cliente, quais são suas maiores dificuldades e demandas.
Falta de mensuração de resultados mensais
Uma agência que mensura os resultados mensalmente é capaz de levar números mais concretos ao fim do contrato. E é possível, com isso, reformular as ações para os resultados melhorem gradativamente ao longo dos meses.
Se a sua agência de comunicação não tem feito um acompanhamento mensal dos resultados das ações adotadas, é bem capaz que ela não esteja identificando, por exemplo, quais investimentos estão fazendo mais sentido para o seu negócio e quais estão dando prejuízo.
Sem essa análise, fica impossível redirecionar os esforços para o que realmente tem feito sentido — e a oportunidade de melhorar os resultados mensalmente vai por água abaixo.
Inexistência de planejamento e comprometimento
Sua agência de comunicação pode não estar entregando os resultados esperados por não estar realmente alinhada com os seus objetivos de empresa. É preciso ter certeza de que esses pontos estão realmente claros — e é fundamental também encontrar uma agência parceira que se comprometa a ajudar a alcançá-los.
No caso de resultados em vendas efetivas, um dos maiores pontos de gargalo é do não envolvimento da agência em todos os momentos do funil de vendas.
Para que a agência de comunicação realmente te ajude a encontrar os resultados que você espera, ela precisa estar envolvida em todos os momentos do processo — seja por meio de ações efetivas ou consultorias de melhor atendimento ao cliente, para aumentar a conversão.
Formas de saber se sua agência está dando resultado
Com o aumento da concorrência e clientes cada vez mais exigentes, nenhuma empresa pode desperdiçar recursos investindo em uma parceria improdutiva. Por mais que seja possível aproveitar diversas vantagens ao trabalhar com uma agência de marketing, esse trabalho deve ser eficiente.
Você precisa ser capaz de avaliar os resultados da agência de marketing escolhida. Afinal, se essa parceria não estiver trazendo bons frutos, precisa ser corrigida o quanto antes.
Para facilitar essa análise, existem alguns critérios bem importantes que precisam ser levados em conta. Antes de tudo, é importante considerar o que foi contratado e o escopo que está sendo entregue pela agência. Além disso, leve em conta o cronograma determinado.
Veja a seguir 4 formas de saber se a sua agência está dando resultado:
1. Mensure os seus KPIs mais relevantes
Ao início do seu planejamento, os objetivos da sua campanha devem ter sido definidos. Atrelados a eles estão KPIs, as métricas que determinam o quão perto deles você conseguiu chegar. As ações da sua parceira serão criadas e executadas levando em conta esse foco.
Portanto, se você deseja analisar os resultados da agência de marketing, é essencial que você acompanhe esses indicadores de sucesso. Se os seus números estiverem muito abaixo do esperado, pode estar na hora de rever essa parceria.
2. Calcule o ROI da sua campanha
Além de monitorar se o desempenho das suas estratégias está próximo dos objetivos, você também precisa ficar de olho no ROI das suas ações. Afinal, não faz sentido gastar mais com os seus esforços de marketing do que você está conseguindo obter de retorno.
Esse indicador é especialmente estratégico quando falamos de resultados da agência de marketing. Afinal, se você está investindo em uma parceria como essa, precisa contar com retornos adequados em relação a todo esse trabalho. Senão, vale a pena rever essa dinâmica.
3. Analise as conversões alcançadas
Para sempre trazer sucesso ao cliente, uma agência de marketing precisa implementar os esforços adequados para gerar conversões em um ritmo produtivo. Todas as iniciativas e peças publicadas precisam ter como objetivo direcionar o máximo possível de gente para os seus produtos e serviços.
Portanto, para avaliar os resultados da agência de marketing, você precisa ter um olhar voltado para as conversões conquistadas pelas suas campanhas. Avalie não só o número bruto como também a evolução dele ao longo do tempo. A parceria fez alguma diferença positiva nesse índice?
4. Avalie a satisfação dos seus clientes
Os resultados da agência de marketing também influenciam em muito na percepção que o público tem sobre aquela empresa e na satisfação deles em relação a ela. Se você não está percebendo uma melhora nessa área, então pode ser necessário realizar alguma mudança.
É o papel da agência de marketing elaborar e executar estratégias que consigam oferecer ao público o que ele está procurando e surpreendê-lo com soluções eficientes. Isso vai além de simplesmente responder menções nas redes sociais — significa antecipar o que o cliente quer e transformar isso em um produto.
Levando em conta cada um desses critérios, comece a analisar a qualidade dos resultados da agência de marketing. Considere o seu mercado, seus concorrentes, os objetivos determinados no início da campanha — e quais foram as entregas até esse ponto.
Se você perceber que os retornos estão abaixo do esperado, é necessário tomar uma decisão o quanto antes. Somente assim será possível reverter esse quadro e voltar a caminhar em direção ao sucesso.
Devo contratar uma agência de marketing?
Como dito anteriormente, o marketing digital é uma excelente opção de investimento em comunicação.
Com o novo mercado de consumo, os consumidores mudaram seus hábitos, e as pesquisas online para comparar, conhecer e conferir preços de produtos se tornou mais comum — é assim que as decisões de compra são tomadas.
Se o usuário que busca pelas soluções que a sua empresa oferece está pesquisando na internet quais são as melhores opções de produtos e serviços, quantas oportunidades você perderia se não estivesse disponível no meio digital?
O marketing digital acompanha as tendências de mercado e se atualiza de acordo com as novas necessidades dos consumidores, mas será que você realmente deve contratar uma agência de marketing?
Uma das vantagens mais marcantes da contratação de uma agência de marketing digital especializada é o acesso a todos os recursos, estratégias, tecnologias e ferramentas disponíveis no mercado e utilizados pela agência.
Uma equipe bem preparada também é um ponto positivo: a experiência dos funcionários vai ajudar na análise de mercado e na identificação de possibilidades e novos diferenciais competitivos. Com isso, vem também a possibilidade de criar e executar uma estratégia de marketing de sucesso, com os focos corretos e ações bem planejadas, com todos os recursos necessários: produtores de conteúdo, designers, programadores, especialistas em mídia paga, profissionais de social media e muito mais.
Todas as ações realizadas pela agência de marketing digital especializada são feitas em cima de uma estratégia que tem como foco o aumento das vendas e a entrega do sucesso para a sua empresa.
Como escolher a agência de marketing ideal?
São muitas as opções de agência disponíveis no mercado, então como realmente encontrar aquela que vai mudar o negócio e se tornar uma parceria de sucesso para a empresa?
Alguns itens precisam ser analisados para que você escolha a melhor opção possível:
1. Defina seus objetivos
O primeiro passo para escolher a agência de marketing é definir seus objetivos. Afinal, são eles que vão guiar as necessidades da sua empresa. Com os objetivos de marketing definidos você poderá encontrar a agência especializada que vai auxiliar a sua empresa com as ações necessárias para alcançá-los.
Hoje existem diversos tipos de agências especializadas em vertentes do marketing digital. Por isso, entender o que a sua empresa precisa é o primeiro passo para fazer a escolha correta.
2. Analise os cases de sucesso das agências de interesse
Para conhecer bem uma agência você precisa entender o trabalho que ela desenvolve, correto? Por isso, busque sempre propostas que acompanhem cases de sucesso.
Esses cases vão mostrar como a agência tem trabalhado para conquistar o sucesso junto a cada um de seus clientes, e você perceberá se ela tem potencial para cumprir com as demandas do seu negócio.
3. Pesquise sobre a reputação da agência
Conhecer a reputação da agência também é necessário para que você faça uma boa escolha. Por isso, pesquise sobre a opinião do mercado a respeito da sua agência. Dê uma olhada nas redes sociais, em comentários no blog e muito mais.
Converse com pessoas do mercado e descubra como as agências que você está analisando são vistas pelas outras agências e empresas.
4. Conheça os profissionais
Conhecer os profissionais também é um passo importante para entender como a agência pode ajudar a sua empresa. Converse com a equipe e descubra quais são suas especializações, como elas têm trabalhado junto aos outros clientes, com que tipo de serviços e estratégias cada profissional trabalha, etc.
Quais serviços são oferecidos e do que realmente preciso?
Para entender que tipo de agência vai atender às suas necessidades, é preciso entender quais são os serviços oferecidos e quais são os serviços básicos de uma agência de marketing digital.
O sucesso da sua estratégia depende de algumas ações básicas que precisam ser encontradas nas especialidades da sua agência. São elas:
1. Estudo de personas
O estudo de personas é um dos primeiros documentos a serem entregues pela agência. Nele, serão analisados os perfis de público potencial da sua empresa, entendendo sempre quais são seus objetivos, suas objeções de compra, as maiores necessidades, onde buscam por informações, que tipo de conteúdo normalmente consomem, quais são suas maiores dificuldades e muito mais.
Tudo isso vai ajudar a estruturar a linguagem adequada para uma comunicação mais efetiva.
2. Análise de mercado e da concorrência
Também é necessário que a agência faça uma boa análise de mercado e da concorrência para entender como as outras empresas estão se comportando, que tipo de estratégia estão executando e como o público reage.
Analisar a concorrência também é uma forma de identificar ações que funcionam ou não.
3. Criação de um plano de ação
Um bom plano de ação precisa ser entregue antes do início das ações de marketing. Ele vai englobar as percepções com base no estudo de persona, na análise de mercado e na análise da concorrência.
Com essas informações em mãos juntamente ao seu objetivo de marketing, é hora de estruturar o plano de ação para que os resultados sejam alcançados nos próximos meses.
4. Gerenciamento das redes sociais
Cuidar das redes sociais é fundamental. Elas são um dos principais pontos de contato entre a sua empresa e os clientes. Nessas plataformas, os clientes e potenciais clientes têm abertura para dar opiniões sinceras sobre sua empresa, seus produtos e serviços. Eles também aproveitam para fazer reclamações, sugestões e, é claro, falar sobre suas experiências.
As redes sociais, se bem trabalhadas, podem ser uma fonte riquíssima de insights relevantes para o seu negócio.
5. Gerenciamento de site e blog
A agência também é responsável pela gestão de conteúdos do site e do blog da sua empresa.
Esse conteúdo precisa ser otimizado para SEO, permitindo que a sua empresa consiga um bom ranqueamento nos mecanismos de busca e melhore os resultados orgânicos.
Quanto mais bem posicionada for a sua empresa em páginas como o Google, maiores são as chances de você ser considerado como solução por estar nas primeiras posições de resultado para palavras-chave do seu interesse.
A agência também vai criar um bom planejamento de palavras-chave, identificando as melhores opções a serem trabalhadas para garantir o bom posicionamento e a melhoria significativa dos resultados orgânicos.
6. Criação de ações de mídia paga
Para resultados em venda ainda mais expressivos, sua agência precisa criar ações de mídia paga. Nessa parte, um bom planejamento de palavras-chave também é necessário.
A agência vai gerir anúncios dos seus produtos e serviços, buscando sempre a otimização de resultados e o encontro de oportunidades a serem trabalhadas.
Uma forma de otimizar os resultados e encontrar novas possibilidades em mídia paga é a realização de testes A/B para entender que tipo de anúncio funciona melhor para o seu negócio.
7. Criação de boas estratégias de e-mail marketing
O e-mail marketing bem trabalhado também é uma forma de otimizar os resultados e melhorar o seu relacionamento com os clientes.
Ele pode ser utilizado no relacionamento pós-venda, no envio de novidades como newsletter e, é claro, no envio de promoções e novos produtos interessantes.
Uma forma de tornar essa estratégia ainda mais positiva é a utilização de um bom CRM e de uma ferramenta de automação de marketing. Assim você conseguirá criar conteúdos específicos para os interesses de cada cliente, aumentando as chances de conversão e tornando a comunicação cada vez mais personalizada e eficaz.
8. Otimização de conversão
A otimização de conversão também precisa ser considerada pela sua agência. Ela trabalha uma série de otimizações ao longo da sua estratégia para encontrar as melhores oportunidades de investimento e ações de marketing.
Por meio de testes A/B nas páginas de conversão, em anúncios e e-mails, por exemplo, será possível encontrar um padrão de comunicação que funciona melhor com o seu público-alvo, aumentando as chances de conversão e tornando a sua comunicação mais eficiente.
Tudo isso precisa ser pensado para que você alcance os objetivos de marketing de forma mais rápida e com melhor qualidade.
9. Mensuração de resultados
Por último, mas não menos importante, vem a mensuração de resultados. Sua agência precisa mensurar os resultados periodicamente para que sejam feitas alterações necessárias nas ações de marketing. Essas alterações serão realizadas para otimizar os números e melhorar os resultados. Essa é a sua oportunidade de entender quais ações funcionaram e quais foram pouco aproveitadas — e poder reestruturar o seu planejamento dentro do que realmente funciona para a sua empresa.
A mensuração de resultados também permite que você entenda se a sua empresa está tendo lucros reais com as ações que estão sendo realizadas (ROI), descobrir quanto cada cliente custa para o seu negócio (CAC) e analisar o crescimento ou o declínio dos resultados mês a mês, identificando picos positivos, sazonalidades e baixas nos números.
Está na hora de mudar de agência?
Se você já possui uma agência de marketing digital, é hora de se perguntar se realmente é preciso mudar de agência.
Infelizmente é um padrão muito comum em empresas a necessidade de mudar de agência de comunicação todo ano. Essa medida gera transtornos para o processo de comunicação, uma vez que ele será recomeçado e repensado anualmente por pessoas diferentes, sem seguir o mesmo raciocínio estratégico anterior.
Você deve mudar de agência de marketing se:
1. Seus resultados não forem bons
Se você não consegue identificar bons resultados ou um crescimento lógico nos números do seu negócio, talvez seja a hora de trocar de agência.
Sabemos que alguns resultados serão conquistados no longo prazo. No entanto, é preciso que a agência apresente o desenvolvimento e a melhoria contínua, mês a mês, para que o objetivo de marketing seja alcançado.
Se as ações parecem não trazer o mínimo de resultados e melhorias para a sua empresa, alguma coisa no planejamento e/ou na execução está errada.
2. O atendimento é ineficiente
O atendimento da sua agência precisa ser eficiente e proativo. Mesmo se algo der errado, é responsabilidade da sua agência aprender a comunicar e estar à disposição para entender as demandas, as necessidades e os problemas do seu negócio — e fazer o que for preciso para encontrar a melhor solução para a questão.
Sem um atendimento que apresente relatórios consistentes e dê suporte para as ações de comunicação, não há como ver resultados positivos.
3. Não há cumprimento de prazos
Outro ponto que precisa ser analisado é o cumprimento de prazos. A sua agência entrega as ações no prazo ou tudo sempre atrasa?
A falta de comprometimento com as entregas também interfere diretamente nos resultados da sua empresa, fazendo com que as ações não tenham o resultado esperado, retardando o processo de alcance dos objetivos de marketing.
Conclusão
O marketing digital é a sua oportunidade de fazer a diferença no mercado e conquistar novos clientes.
Um bom relacionamento e ações de marketing adequadas para o seu público vão ajudar a sua empresa a aumentar as vendas e a lucratividade.
Uma agência de marketing digital é a sua melhor oportunidade para alcançar os resultados esperados com agilidade e qualidade, pois conta com profissionais capacitados e preparados para ajudar a sua empresa em todo o processo, com as ferramentas necessárias e a expertise que faz a diferença.
Olá, eu estava olhando seu Blog,gostei de mais, obrigado
por escrever conteudos tão importantes.
Que tipos de ferramentas vc tem utilizado para realmente ter
resultados? Obrigado
Oi Marcos!
Existem ferramentas para todo tipo de estratégia.
O mais importante, porém, é primeiro definir seu objetivo: gerar leads, gerar visibilidade, etc.
Depois é que vamos atrás das ferramentas.
Um abraço!
Parabéns gostei do conteúdo.
Realmente hoje no marketing digital temos que ficar
sempre antenados as novidades do mercado,
acompanhando tudo que aparece para somar em nossas
estratégias.
Vou ficar acompanhando o site para mais notícias como
essa.
Abraços.
Parabéns gostei do conteúdo.
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Realmente hoje no marketing digital temos que ficar
sempre antenados as novidades do mercado,
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Vou ficar acompanhando o site para mais notícias como
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Muito bom quando se encontra algo bom mesmo que sem
querer conteudos como deste blog e o artigo aqui, gostei
muito do que lí aqui… Obrigado por compartilhar