3 razões para você aumentar seu investimento em marketing

Vivemos um momento de incertezas que têm tirado o sono de muitos empresários por aí, não é mesmo?

E não é por menos, já que, desde o início deste ano, é possível observar uma séria desaceleração econômica.

Mas antes de se desesperar e sair cortando investimentos sem pensar duas vezes em sua empresa, respire fundo e mantenha a calma, especialmente se o primeiro setor que vem à sua cabeça é o de marketing!

Já pensou que é justamente nesse momento que o investimento em marketing digital pode garantir o sucesso de sua organização?

Pois no artigo de hoje você vai conhecer 3 ótimos motivos para, pelo contrário, aumentar os investimentos em marketing digital, uma vez que conhecerá como essa estratégia pode garantir a saúde e o sucesso da sua empresa. Duvida? Então veja só:

1 – Marketing digital não é gasto, é investimento

Infelizmente, muitos empresários ainda têm uma visão ultrapassada de que o marketing é uma área de apoio e, consequentemente, suas iniciativas representam um gasto para a empresa.

Quando falamos de marketing digital, essa visão fica ainda mais complicada, já que muitas empresas estão acostumadas a trabalhar intensivamente com o marketing tradicional.

O marketing digital é um investimento de longo prazo para a sua empresa. Um site bem otimizado, um marketing de conteúdo bem trabalhado e os relacionamentos criados com seus clientes nas redes sociais trarão um retorno muito mais significativo e contínuo do que aqueles gerados por ações tradicionais.

2 – Esteja justamente onde seu cliente espera

Atualmente a grande maioria dos consumidores brasileiros realiza buscas na internet antes de comprar qualquer produto.

Pois pare por um segundinho e pense bem: se seu cliente não encontrar sua empresa quando fizer uma busca on-line, ele certamente encontrará seu concorrente.

Com isso em mente, você já tem uma importantíssima resposta na ponta da língua! Para não perder mais vendas, investir em marketing digital é a chave!

Dessa forma, você garantirá que sua empresa esteja presente no local certo e na hora certa, exatamente onde e quando seu cliente procura por seu produto. Bem providencial, não concorda?

3 – Direcione suas ações ao público certo

Os investimentos de marketing tradicionais, como os anúncios em comerciais de rádio e TV, realmente atingem um número grande de pessoas e produzem bons resultados, mas são super caros e impactam até mesmo quem não tem nenhum interesse por seu produto ou seu serviço.

E uma das grandes vantagens do marketing digital é o foco dos esforços de divulgação apenas nas pessoas que realmente estão interessadas no que você tem a oferecer.

Assim, você pode segmentar suas ações por região, data, horário e, caso identifique alguma falha, pode mudar tudo em questão de minutos!

Por conta disso, suas campanhas serão ainda mais eficientes, aumentando significativamente o retorno do investimento de suas ações de marketing. Vale a pena conferir!

4 – Os meios digitais têm memória

Lembre-se de todo o trabalho e investimento realizados pela sua empresa em campanhas no Google, marketing de conteúdo, disparo de e-mail marketing, entre outros até então.

Provavelmente, você vem construindo uma relevância para a sua marca nos meios digitais há algum tempo e chegou ou está próximo de conseguir uma posição de destaque em seu mercado.

Isso não significa que está na hora de parar e cortar seu investimento em marketing digital. Muito pelo contrário!

Os canais e ferramentas digitais determinam a relevância de um site ou de uma marca de acordo com o seu histórico, o que exige manutenção e investimentos contínuos.

Se você parar agora, todo o trabalho feito até então será perdido e, quanto retomar as ações, será como começar do zero novamente

5 – Mensure cada um de seus resultados

Todas as ações de marketing, sejam elas quais forem, devem ser planejadas tendo um objetivo claro em vista, de modo a focar os esforços para o alcance de resultados positivos para a empresa.

Sendo assim, conhecer o número de pessoas impactadas por cada ação, o número de leads gerados e o número de vendas concretizadas é simplesmente imprescindível para determinar quais esforços produzem os resultados esperados e realizar mudanças no que vem funcionando como o planejado.

Nas ações em marketing digital, absolutamente tudo pode ser mensurado, permitindo que você conheça em tempo real o que está dando certo e o que precisa mudar para aumentar ainda mais seus resultados.

Como se não bastasse, com esses dados em mãos é possível calcular o retorno do investimento de cada uma de suas ações de forma precisa. E então, pronto para saber exatamente quais ações dão mais lucros para sua empresa?

Como você pode ver, investindo em marketing você poderá segmentar suas ações para atingir seu cliente ideal, estando presente no momento em que ele busca seu produto, mesmo em tempos difíceis.

E contando um uma empresa especializada no assunto, seus resultados podem aumentar ainda mais! Melhor contar com uma equipe experiente, que o direcionará de forma eficaz, colocando você e sua empresa bem posicionados no meio digital, não concorda?

6 – Seu investimento em marketing digital está dando prejuízos

Infelizmente, não é raro encontrar empresas que estão obtendo pouco (ou nenhum) resultado com estratégias de marketing digital.

O investimento em marketing digital é fundamental para o crescimento do negócio, mas precisamos ter cuidado: é necessário ficar de olho para ter certeza de que todo o processo de estratégia e ação esteja realmente voltado para o sucesso do negócio e que os resultados caminhem da melhor forma possível.

Por isso, você precisa aprender a identificar os maiores erros no seu investimento em marketing digital para descobrir onde estão os gargalos e como melhorar seu dia a dia, otimizar seus resultados e aumentar suas vendas.

Se você estiver passando por essa realidade, não se preocupe. No artigo de hoje, vamos ajudá-lo!

7 – Cálculo do ROI de seu investimento em marketing digital

Não realizar o cálculo do ROI é um erro que pode trazer prejuízos para o seu negócio.

O Retorno sobre Investimento é uma forma de entender se tudo o que você fez até agora (todos os seus esforços de marketing, considerando não só os gastos com ações, mas também com salário da equipe, pagamento da agência, etc) estão dando resultados positivos se comparados com o valor que foi lucrado nos últimos meses.

Portanto, a primeira atitude para saber como andam os resultados do seu investimento é descobrir qual é o seu ROI. O interessante é fazer esse cálculo mensalmente para identificar uma melhora ou declínio dos resultados, poder entender o que está acontecendo no mercado e, claro, como reverter a situação.

Para calcular o ROI, é simples. Basta fazer o seguinte cálculo:

  • ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.

8 – Monitoramento dos processos internos

Um outro ponto crítico para entender os resultados do investimento em marketing digital é fazer um bom monitoramento dos processos internos.

Entender como andam os resultados em todos os setores (marketing, vendas e atendimento, por exemplo) é fundamental para encontrar os pontos de acerto e erro da empresa e poder tomar uma atitude a respeito.

Verifique como está a entrega do seu time de marketing: você está conseguindo alcançar os objetivos de marketing? Como está a captação de leads?

Confira também os resultados do seu time de vendas: eles estão aproveitando corretamente os leads que estão recebendo do time de marketing? Como anda o aumento das vendas?

Caso sua empresa tenha um setor de atendimento ao cliente, confira como anda o processo de fidelização dos clientes, de aprovação da empresa e faça uma pesquisa de opinião para entender o que pode ser melhorado.

9 – Definição de KPIs bem estratégicos

Mesmo que a empresa tenha uma meta global, é preciso identificar os melhores KPIs para acompanhar mensalmente a qualidade do trabalho realizado — e o caminho até o objetivo final.

Por isso, defina os KPIs (indicadores-chave de performance) para conseguir visualizar, de forma mais simples, o alcance da meta geral a sua empresa.

Por exemplo, se o seu objetivo é vender mais através do site, é interessante acompanhar o aumento do número de visitas, carrinhos abandonados, páginas de saída, etc.

10 – Use o marketing digital para reduzir os custos

Não cortar o investimento em marketing digital e ainda reduzir custos? Isso é possível? Com o marketing de conteúdo é!

Além de não requisitar altos investimentos, ele permite você eduque o seu público — mostrando a importância de seus produtos e serviços — e crie novos hábitos e demandas de consumo.

Além disso, produzir conteúdo relevante e de qualidade fará com que a sua empresa ganhe visibilidade nos resultados de busca, o que significa um alcance qualificado e a longo prazo e, consequentemente, maior visibilidade para seus produtos e serviços de forma orgânica.

Essas 4 razões são mais do que suficientes para você jamais cortar seu investimento em marketing digital e, quem sabe, até considerar aumentá-lo um pouco neste ano.

Lembre-se: durante as crises, muitas empresas costumam recuar e essa pode ser a sua oportunidade para conquistar uma posição de destaque e consolidada na internet.

11 – Contratação de uma agência para alcançar os resultados desejados

Por último, mas não menos importante, é fundamental procurar uma agência que compartilhe do mesmo objetivo que você.

Uma agência com foco em resultados que tenha um perfil flexível de estratégias ajudará a encontrar as melhores opções para a sua empresa, e conseguirá transformar os investimentos em um verdadeiro sucesso.

Gostou do nosso conteúdo e quer aprender mais sobre investimento em marketing digital, aumento das vendas e gestão?

Que tal agora descobrir como melhorar seu site para vender mais?

Um comentário em “1”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *