Muitos profissionais de marketing já estão familiarizados e trabalham suas estratégias utilizando como base os conceitos dos 4 Ps do marketing, também conhecidos como “marketing mix”: Produto, Preço, Praça e Promoção. Na era digital, porém, nada mais justo do que adaptarmos os conceitos para as novas mídias, e foi isso que Conrado Adolpho fez em sua teoria dos 8 Ps do marketing digital.
Seguindo estas etapas como um checklist, você terá uma estratégia de marketing digital consolidada e eficiente:
Pesquisa
Conhecer o mercado, o comportamento de seu público e as particularidades de cada mídia é fundamental para dar início à sua estratégia de marketing digital. Existem diversas formas de pesquisar e compilar seus resultados, e diversas ferramentas gratuitas que podem te ajudar com isso. Um bom caminho pode ser começar pela definição Personas e pesquisa de palavras-chave.
Planejamento
Em seguida, você deve fazer todo o planejamento de conteúdo. Decida em que mídias você vai atuar e que tipo de conteúdo você irá abordar em cada uma delas. Nesta etapa, você deve utilizar a sua pesquisa como guia para o seu cronograma de ações.
Produção
Durante a fase de produção você vai colocar em ação todo o planejamento da segunda etapa, se atentando às particularidades de cada mídia. É importante estar de olho nas técnicas de redação e produção de conteúdo, sempre visando os resultados pretendidos, como, por exemplo, ranqueamento no Google e chamadas para ação.
Publicação
Para publicar os conteúdos em suas respectivas mídias é importante otimizá-los para atender aos critérios de qualidade do público. É possível, por exemplo, aproveitar as funcionalidades do blog para fazer conexões entre diferentes artigos e incrementar os artigos com imagens relevantes.
Promoção
De nada adianta criar conteúdos relevantes e bem otimizados para as mídias adequadas se você não tiver boas estratégias de promoção para alcançar o público alvo. Apesar de mais barata do que a mídia tradicional, a mídia na internet não é 100% gratuita. Para atingir as pessoas pode ser interessante investir em anúncios no Google Ads, Facebook Ads e outras formas de anúncios em plataformas online populares.
Propagação
Além do planejamento de mídia, também é interessante executar uma série de ações de divulgação orgânica que envolvam compartilhamento em seus canais próprios e redes sociais. Também é uma boa estratégia criar táticas de incentivo para que seu público se envolva, agindo como propagadores de seu conteúdo. Para isso, você deve ter, além de conteúdos relevantes, boas chamadas para a ação.
Personalização
É sempre importante se lembrar de que a internet é um espaço voltado para o diálogo entre pessoas. Por isso, a sua marca não deve, jamais, agir como agiria em um meio tradicional, atuando de forma unilateral em suas estratégias de comunicação. Ela deve ser sempre personalizada e você deve sempre interagir e responder seu público.
Precisão
Uma das grandes vantagens de se adotar o digital em suas estratégias de marketing é a grande possibilidade de coleta de dados e análise de informações. As métricas são extremamente precisas e elas servem para orientar e diminuir o “achismo” para seus próximos planejamentos. Coletar e interpretar os dados que ferramentas gratuitas, como o Google Analytics e o Facebook Insights, pode ser a diferença entre o um investimento de sucesso e um desperdício de dinheiro!
Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão. Seguindo estas etapas será fácil consolidar suas estratégias na internet. E você? Já começou a aplicar algum dos 8 Ps do marketing digital? A qual das etapas você acha que está precisando direcionar mais os seus esforços? Comente abaixo e participe da conversa!
Sensacional artigo. Show!!!