Por que você deve criar um blog para sua empresa?

Com tantos recursos para potencializar as vendas na internet, é comum que muitas empresas se perguntem se é mesmo preciso ter um blog. Sendo, de longe, uma das ferramentas mais importantes para o relacionamento entre a marca e seus clientes, o blog só é subestimado por pura falta de conhecimento sobre suas poderosas potencialidades.

Como é gratuito e pode ser usado para vários fins, o blog é um recurso extremamente versátil, que, se bem utilizado, traz resultados bem positivos para a empresa. Quer conhecer alguns desses resultados? Então confira já nosso post:

Aumento de visibilidade

Quando se tem um blog com conteúdo relevante e atrativo, muitas pessoas acabam se interessando e o consultando periodicamente, criando, assim, um vínculo com a marca. A partir daí suas postagens poderão ser compartilhadas com outros internautas, criando uma visibilidade difícil de ser alcançada por outros meios.

Transformação em referência

O blog é a melhor oportunidade para que uma marca se torne referência on-line a respeito de determinado assunto. Por meio dele é possível demonstrar todo o know-how da empresa em sua área de atuação, criando uma aura de competência e expertise na rede. Se os conteúdos publicados forem realmente focados na solução dos problemas do público-alvo, os consumidores tendem a contratar seus serviços.

Posicionamento da marca

Uma marca que pretende ser forte na internet deve se posicionar de diversas maneiras, utilizando todas as ferramentas necessárias para manter sua reputação em alta perante o público. Nesse sentido, o blog faz muito bem o papel de dizer a que a empresa veio, o que pretende na rede e quais são seus valores, sendo a expressão máxima da fala da marca. Exatamente por esse motivo, é preciso atualizá-lo periodicamente.

Ranking nos mecanismos de busca

Um blog com conteúdo relevante e postagens periódicas mantém a empresa em evidência na internet, deixando-a em melhores posições nos resultados de buscas orgânicas. E essa relevância pode ser ainda mais alavancada por meio da indicação de outros sites e blogs, linkando suas postagens a seu próprio conteúdo, o que determina uma recomendação positiva sobre o seu trabalho.

Direcionamento de tráfego

Assim como toda ferramenta de marketing digital, o blog deve estar integrado a outras soluções, contribuindo, assim, para os resultados da empresa. E uma boa maneira de conseguir esse resultado é integrando seu blog ao site da empresa, apresentando algum conteúdo novo, apontando links e criando um vínculo entre as estratégias.

Fortalecimento nas redes sociais

Ao compartilhar conteúdo relevante do seu blog nas redes sociais, você fortalece sua imagem e reforça seu status de referência em sua área de atuação. Com isso, estabelece-se um relacionamento único com seu público, baseado na geração de valor, criando um engajamento difícil de se quebrar.

Relacionamento fiel

Um dos pontos mais importantes a ser mencionado a respeito dos blogs é seu alto poder de criação de relacionamentos duradouros entre o público e a marca. Por meio de um blog corporativo, conquista-se uma audiência qualificada para o negócio e, portanto, mais provável de se fidelizar.

Itens fundamentais para ter um blog de sucesso

Construir um blog de sucesso, capaz de gerar leads e novas oportunidades de negócio, não é uma tarefa simples.

Além de exigir investimento na produção de conteúdo e em sua promoção, é preciso cuidar de uma série de aspectos técnicos que são essenciais para a conquista dos objetivos de sua empresa.

É por isso que muitos profissionais de marketing se sentem inseguros durante a criação do blog de sua empresa.

Se você precisa de um empurrãozinho para alavancar o seu blog, confira agora 6 dicas simples que vão ajudar você a criar um blog de sucesso!

1. Crie títulos atraentes para os seus posts

Os títulos são elementos muito importantes para um blog de sucesso. Afinal, é por meio deles que você vai despertar o interesse do leitor pelo seu conteúdo, fazendo com que ele deseje ler seus posts.

Para criar um título atraente, o ideal é que você demonstre, em poucas palavras e de maneira chamativa, qual é o benefício que seu leitor vai receber ao ler aquele conteúdo.

2. Otimize seu blog de acordo com as melhores práticas de SEO

Garantir que seu blog seja encontrado por seus clientes através das buscas do Google é muito importante para o sucesso de sua estratégia.

Por isso, é indispensável que você siga as melhores práticas de SEO durante a criação de seu blog, cuidando ainda para que a página carregue bem em qualquer aparelho — seja ele um computador, tablet ou smartphone.

Você também não pode se esquecer de utilizar as palavras-chave mais usadas por seus leitores durante suas buscas, além de conquistar links de outras páginas indicando o seu blog.

3. Crie conteúdos extensos e de qualidade

Outra prática que irá te ajudar a construir um blog de sucesso é a criação de conteúdos de qualidade, repleto de informações que serão úteis para o seu leitor solucionar as dúvidas e problemas que enfrenta no dia a dia.

Vá além do básico e invista na produção de textos completos, que contenham todas as informações necessárias para garantir a compreensão e o sucesso de seu cliente, mesmo que o texto seja extenso.

Dessa forma, você garante que seu leitor não se sinta frustrado por não solucionar sua dúvida mesmo depois de ler o seu artigo, prejudicando sua empresa.

4. Invista na produção de materiais ricos

Além dos tradicionais posts do blog, é muito importante que você invista na produção de materiais ricos, como e-books, infográficos e webinars.

Esses materiais possuem maior valor para os leitores de um blog, fazendo com que se sintam dispostos a oferecer seus dados de contato como e-mail ou telefone para acessá-los.

Por isso, se você deseja gerar leads através de seu blog, a produção de materiais ricos é indispensável.

5. Use imagens autênticas e de qualidade

Muitos blogs não se preocupam com a escolha das imagens que serão usadas para ilustrar seus posts. Com isso, acabam escolhendo imagens genéricas, que pouco acrescentam ao conteúdo publicado.

O ideal é que você utilize bancos de imagens para encontrar a melhor opção para o seu post, ajudando a construir a imagem de seu blog.

Lembre-se que um blog de sucesso se preocupa não apenas com o conteúdo publicado, mas também com o design e os recursos visuais utilizados para atrair a atenção do cliente.

6. Incentive o compartilhamento

Além de conquistar boas posições nas buscas do Google, um blog de sucesso também tem seu conteúdo compartilhado nas redes sociais, o que ajuda a atrair novos leitores e, assim, novos negócios para sua empresa.

Não deixe de incentivar o seu leitor a compartilhar o seu conteúdo, seja através de botões de compartilhamento ou mesmo através de um call to action no final de seus artigos.

Com isso, você poderá aumentar o alcance de seu blog, fortalecendo sua marca e conquistando todos os objetivos propostos em sua estratégia de conteúdo.

Agora que você já sabe o que deve fazer para construir um blog de sucesso, assine a nossa newsletter e receba mais dicas para otimizar toda a sua estratégia!

E então, pronto para começar o blog da sua empresa? Qual das vantagens proporcionadas por essa ferramenta chamou mais sua atenção? Comente aqui e compartilhe suas impressões conosco!

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3 Comentários em “Por que você deve criar um blog para sua empresa?

  1. Excelente post! Eu ainda acrescentaria: criação de uma barreira competitiva para sua empresa ou uma ferramenta para adentrar mercados que já possuem players estabelecidos!

    Abraços,

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